Desejos / Previsões para Verão 2008!!



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu finalmente já percebi como chegámos ao Verão mais quente dos 25 últimos anos. É surreal e custa a acreditar, mas é mesmo assim. Mais um tesourinho deprimente dos Media. O Dan manifestava a sua preocupação porque a generalidade dos portugueses iria interpretar mal, mas é bem mais grave do que isso, os próprios jornalistas não perceberam nada.

Reparem nesta notícia:
«Verão mais quente dos últimos 25 anos»
http://dn.sapo.pt/2008/06/04/sociedade/verao_mais_quente_ultimos_anos.html


E o que diz a notícia:

«apontam para menos chuva e temperaturas ligeiramente acima da média, atendendo aos últimos 25 anos»

«Os modelos meteorológicos disponíveis hoje para os três meses de Verão apontam para a possibilidade de temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5 graus Celsius acima da média.»

«refere um aumento ligeiro da temperatura e um Verão mais seco. Esta comparação tem por base os últimos 25 anos.»


Ou seja, para os jornalistas temperatura acima da média dos últimos 25 anos foi interpretado como a temperatura mais elevada dos últimos 25 anos.

A dúvida que fica: pura ignorância sobre o que é uma simples média por parte de quem escreve a notícia ou outra vez a praga dos títulos sensacionalistas ?

A sensação que me fica é que desta vez é mesmo ignorância pois pelos vistos a mesma asneira foi repetida imensas vezes em diferentes orgãos de comunicação social. Estamos bem entregues com Media desta qualidade :rolleyes:

A LUSA difundiu a notícia correctamente:

Verão vai ser mais quente que a média dos últimos 25 anos
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=335416
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Portanto, o verão mais quente dos últimos 25 anos e que seria por consequência o verão mais quente desde que há registos, (uma vez que 2005 foi o ano mais quente e se inclui nesses 25 anos), resume-se a "temperaturas ligeiramente acima da média, atendendo aos últimos 25 anos":disgust::disgust:

Se calhar era uma boa emitirem um desmentido sobre o "alarme" lançado...
Caso contrário não será a imagem do IM que mais uma vez será denegrida.:disgust::disgust:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Eu finalmente já percebi como chegámos ao Verão mais quente dos 25 últimos anos. É surreal e custa a acreditar, mas é mesmo assim. Mais um tesourinho deprimente dos Media...

Ou seja, para os jornalistas temperatura acima da média dos últimos 25 anos foi interpretado como a temperatura mais elevada dos últimos 25 anos.

A sensação que me fica é que desta vez é mesmo ignorância pois pelos vistos a mesma asneira foi repetida imensas vezes em diferentes orgãos de comunicação social. Estamos bem entregues com Media desta qualidade ...

A LUSA difundiu a notícia correctamente:

Verão vai ser mais quente que a média dos últimos 25 anos


Também estou um pouco boquiaberto com este desenlace.
Como tal é possível ?
Mas, a que bicharada estaremos entregues?
Sem menosprezo para muitos bichos que serão menos ignorantes que alguns jornalistas...
A realidade, já muitos (quase todos )de nós sabemos:
Há a necessidade para os gigantes dos media inventar notícias,para segurar/conquistar audiências ,
e fazem-no bem ,pois então.
mas também há a realidade,desta dificuldade na previsão meteorológica para mais de 10 dias ,quanto mais sazonais...
E se a informação nestes gigantes aqui sabemos bem,
que é mentirosa,manipuladora,
então é fazer as contas, como dizia o outro , quanto ao resto da informação que nos invade o nosso doce lar...
Mas isso já será outra conversa e agora não temos tempo para dissecar sobre tal...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Absolutamente lamentável...

No caso específico da SIC, já estou para enviar uma reclamação à algum tempo, mas ainda não o fiz porque acho que não vai servir de muito, mas qualquer dia vai mesmo...

Desta vez uma informação errada pode causar alarmismo ou futuras frustrações desnecessárias, mas definitivamente alguns media e muito especificamente a SIC devem ter um pouco mais cuidado... agora sinceramente não me espanta muito de uma estação televisiva:

- Que divulga curiosas previsões sazonais

- Que mostra um termómetro de um carro a exibir 40ºC e dá isso quase que como uma verdade absoluta

- que continua com boletins meteorológicos com brilhantes frases como "para Santarém parece que há gotinhas, mas em Lisboa ... han... nuvens...", como se ter uma folha resumo da previsão descritiva do IM fosse muito difícil...:disgust:

Enfim...

Valha-nos os espaços meteorológicos do canal 1, pelos meteorologistas do IM que ultimamente tem subido consideravelmente de qualidade :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
- que continua com boletins meteorológicos com brilhantes frases como "para Santarém parece que há gotinhas, mas em Lisboa ... han... nuvens...", como se ter uma folha resumo da previsão descritiva do IM fosse muito difícil...:disgust:

O que ? eles disseram isso :lmao::lmao::lmao::lmao: tão piores que eu, absolutamente espetacular já não sou o unico que não percebo nada disto.

Viva o aquecimento que já está a entrar nas cabeças para sair é que vai ser pior, resume-se tudo ao mesmo.

(eu não me consigo parar de rir com isto) :lmao:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O que ? eles disseram isso :lmao::lmao::lmao::lmao: tão piores que eu, absolutamente espetacular já não sou o unico que não percebo nada disto.


(eu não me consigo parar de rir com isto) :lmao:


Isso não é nada ;) basta ir anotando uma nova todos os dias! O que só é compreensível quando se tem um mapa com desenhos à frente e não temos nada para ler :disgust:
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Absolutamente lamentável...

No caso específico da SIC, já estou para enviar uma reclamação à algum tempo, mas ainda não o fiz porque acho que não vai servir de muito, mas qualquer dia vai mesmo...

Desta vez uma informação errada pode causar alarmismo ou futuras frustrações desnecessárias, mas definitivamente alguns media e muito especificamente a SIC devem ter um pouco mais cuidado... agora sinceramente não me espanta muito de uma estação televisiva:

- Que divulga curiosas previsões sazonais

- Que mostra um termómetro de um carro a exibir 40ºC e dá isso quase que como uma verdade absoluta

- que continua com boletins meteorológicos com brilhantes frases como "para Santarém parece que há gotinhas, mas em Lisboa ... han... nuvens...", como se ter uma folha resumo da previsão descritiva do IM fosse muito difícil...:disgust:

Enfim...

Valha-nos os espaços meteorológicos do canal 1, pelos meteorologistas do IM que ultimamente tem subido consideravelmente de qualidade :thumbsup:


Lol exactamente! Mostraram um carro com 36ºC e depois com 40ºC em Lisboa, e portanto disseram que a temperatura foi de 36ºC graus em Lisboa :lol: Devia ter sido a cidade mais quente do pais entao :rolleyes:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Lol exactamente! Mostraram um carro com 36ºC e depois com 40ºC em Lisboa, e portanto disseram que a temperatura foi de 36ºC graus em Lisboa :lol: Devia ter sido a cidade mais quente do pais entao :rolleyes:

Coitados dos jornalistas, não sejam assim pá.. Fogo! :)

O ano passado peguei no meu carro de serviço, num Domingo à tarde, ora marcava exactamente 47ºC no termómetro do carro, aí é que os jornalistas se passavam! E para grande "alívio" meu, o carro estava com bastante isolamento térmico, coberto quase com 1cm de faxes enviados por pombos, pardais e outros bichos afins.. E eu sem água no limpa-vidros! Há árvores que nem para sombra servem, bolas!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vou responder com um simples post.

Sem comentários, e já escrevi o que penso dos média,e o que faz haver "falta" de noticias
 

covenant

Cirrus
Registo
2 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Castêlo da Maia
Olá boa tarde. Desculpem mas não sabia onde colocar esta questão. Sabgem onde posso ter informação sobre que tempo irá fazer no periodo de 15 a 26 de Julho na zona de Sanxenxo - Espanha.
Obrigado
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá boa tarde. Desculpem mas não sabia onde colocar esta questão. Sabgem onde posso ter informação sobre que tempo irá fazer no periodo de 15 a 26 de Julho na zona de Sanxenxo - Espanha.
Obrigado


Boas ... nem eu nem ninguém aqui te podemos dar essa informação neste momento, pois as previsões oficiais vão até um máximo de 15 dias ...sendo que com algum grau de certeza apenas seja da ordem de 1 semana ..

Mas podes ir consultando o nosso Forum, que cerca do dia 10 Julho já podes ter uma ideia bastante concreta do tempo que fará nessas datas !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Coitados dos jornalistas, não sejam assim pá.. Fogo! :)

O ano passado peguei no meu carro de serviço, num Domingo à tarde, ora marcava exactamente 47ºC no termómetro do carro, aí é que os jornalistas se passavam! E para grande "alívio" meu, o carro estava com bastante isolamento térmico, coberto quase com 1cm de faxes enviados por pombos, pardais e outros bichos afins.. E eu sem água no limpa-vidros! Há árvores que nem para sombra servem, bolas!

Existem carros que registam a temperatura interna do carro, e outros a temperatura exterior do carro .. no caso desse carro era certamente a temperatura interior do carro !!!

O meu regista a temperatura exterior e até agora tem sindo sempre de acordo com os valores de temperatura dados pelo INM!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Afinal quase todos nós marcamos férias para 2ª quinzena de Julho/1ª quinzena de Agosto, a climatologia diz-nos que é nessa altura que temos as melhores hipoteses de ter bom tempo.

E eu pessoalmente com o passar dos anos tenho apostado cada vez mais na 2ª quinzena de Julho pois já tenho tido umas quantas desilusões em Agosto ao longo dos últimos 20 anos no barlavento algarvio.
E para este ano com as previsões sazonais que havia, em especial as do CFS/Wanqiu Wang (apesar de todas as limitações que elas tem e dos erros do costume) este ano também por aí apontava férias para a 2ªquinzena deste mês pois essas previsões indicam há muitos meses um mês de Julho (mês completo) melhor do que o de Agosto. Mas pode perfeitamente acontecer que Agosto seja excelente, pois essas mesmas previsões sazonais falharam bastante o mês de Junho, que foi mais quente que previam para os nossos lados. E Julho até ao momento tem estado bastante fresco.

O mais seguro mesmo é apostar na climatologia ;) E é o que toda a gente faz mesmo sem perceber nada disto.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Eu acho que os Julhos têm sido uma bela porcaria. Esta primeira quinzena mais parecia Março/Abril...e pelos vistos dão uma bela descida da temperatura para a última semana de Julho. Eu marquei férias para a 2a e 3a semana de Agosto, espero que esteja melhor que o ano passado. Nos anos anteriores ainda não tive uma desilusão. Se bem que a 1a semana do mês costuma ser mais quente, mas também há mais gente nas estradas e praias.