Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A prova que o AA ama as nossas latitudes, um "bonito" coração de isóbaras ali +/- a Leste do Açores na última saída do ensemble ( GFS 12z ) :D

jTF4lCY.jpg


Um amor um bocado "doentio" :D
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
A prova que o AA ama as nossas latitudes, um "bonito" coração de isóbaras ali +/- a Leste do Açores na última saída do ensemble ( GFS 12z ) :D

jTF4lCY.jpg


Um amor um bocado "doentio" :D

Tens que olhar a imagem completa, só mostras o coração, mas antes vem uma baleia que está apaixonada daí aparecer o coração, resumindo o AA ama Portugal e as baleias dos Açores. :huhlmao:

21688477_5NFzP.jpeg
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Impressionante este bloqueio do anticiclone, não sai das nossas latitudes, espero que esta situação se altere rapidamente e tenhamos chuva, para já não vejo nada de animador nas previsões dos modelos!!!!!

Este mês de Fevereiro parece que ficamos a zero no Baixo Alentejo, aqui o que tem contribuído para ir mantendo alguma humidade são os nevoeiros e orvalhos. Sim, porque se os ventos rodarem para Norte ou Leste, em 2 ou 3 dias a erva seca rapidamente, nem termina o ciclo. Mas também se o anticiclone sai de vez destas Latitudes aí poderemos ter tempestades umas atrás das outras, resta a esperança para o Baixo Alentejo e Algarve, porque caso contrário, passamos para deserto e já não falta muito com os milhares de sobreiros e azinheiras secas que já existem. Estas secas parecem ser a realidade futura. Era bom que me enganasse e no final de Abril viesse aqui comentar que já chegava de chuva, que já estava bom....Enfim, o tempo está cada vez mais imprevisível, de repente tudo pode mudar e acredito nem que seja no Verão, como as tempestades em Espanha no Verão passado.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Este mês de Fevereiro parece que ficamos a zero no Baixo Alentejo, aqui o que tem contribuído para ir mantendo alguma humidade são os nevoeiros e orvalhos. Sim, porque se os ventos rodarem para Norte ou Leste, em 2 ou 3 dias a erva seca rapidamente, nem termina o ciclo. Mas também se o anticiclone sai de vez destas Latitudes aí poderemos ter tempestades umas atrás das outras, resta a esperança para o Baixo Alentejo e Algarve, porque caso contrário, passamos para deserto e já não falta muito com os milhares de sobreiros e azinheiras secas que já existem. Estas secas parecem ser a realidade futura. Era bom que me enganasse e no final de Abril viesse aqui comentar que já chegava de chuva, que já estava bom....Enfim, o tempo está cada vez mais imprevisível, de repente tudo pode mudar e acredito nem que seja no Verão, como as tempestades em Espanha no Verão passado.


Ja ha danos irreversiveis. Pinheiros-mansos secos, expansao brutal do cancro do montado, oliveiras murchas, alfarrobeiras em stress hidrico, mato na Serra cada vez mais rarefeito...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tens que olhar a imagem completa, só mostras o coração, mas antes vem uma baleia que está apaixonada daí aparecer o coração, resumindo o AA ama Portugal e as baleias dos Açores. :huhlmao:

21688477_5NFzP.jpeg

Sou da area da Saude, alguns cancros parecem ter uma especie de consciencia propria, pelo seu comportamento parecem inteligentes ao tentar sobreviver a terapia, assim e este anticiclone, parece que decididamente quer sobreviver, esta mais forte e resistente, eu diria que e um demonio!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Corroios tem imensas andorinhas durante a primavera e início do verão. Todavia, aqui na Charneca nunca as vi. Podia ser algo relacionado com o mar, mas não me parece, já que também há imensas andorinhas em Cabanas de Tavira, e Cabanas de Tavira até está mais próximo do mar que a minha zona. Em Marvão também havia muitas quando estive por lá há 2 anos. :eek:

Portanto, não sei... :(

Disseram me por telefone que nos ultimos dias de Janeiro ja estavam em VRSA. No ano 2000 recordo me de as ver chegar no final de Janeiro na mesma regiao. Mas em anos recentes em que tivemos Primaveras mais frias e chuvosas vieram so em Marco. Eu acompanho as ha mais de vinte anos pois tem ninhos na casa dos meus Pais. Andorinhas-das-chamines, diga-se.
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Boas.
Não sou muito de choradeiras devido à falta de chuva....mas há limites para tudo.
Que pasmaceira de tempo sem fim à vista...sem nenhuma luz ao fundo do túnel.
É o tédio e aborrecimento meteorológico instalado....e os modelos não ajudam nadinha.
Bem sei que numa perspectiva optimista ainda muita coisa pode acontecer...mas o avançar do calendário faz temer o pior.
Difícil pensar positivo em relação a uma mudança de padrão mas vou tentar...;)!
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
No Algarve depois do incremento durante a 1 semana do nível das barragens, nesta 2 semana já perderam o que ganharam e apresenta valores ao nível do final do mês passado. Associando isso ao facto de não chover desde o dia 24 Janeiro, a diminuição da água no sol, e as temperaturas que estão acima da média eu diria que será expectável que a diminuição no nível das barragens se acentue na 2a metade do mês.
Se Marco mantiver o mesmo padrão climático então esses valores apenas se irão acentuar.
Mas ainda temos Março e Abril para melhorar a situação.

OBS: A Anomalia na temperatura até ao momento até dia 12 Fevereiro, é qualquer coisa de brutal.
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Isto anda tão mau que eu sonhei que estava a ler o fórum a ver previsões e mapas de um evento de temperaturas baixas nos próximos dias, com comentários de "Finalmente vamos ter frio a sério neste inverno!", apesar de eu mesmo no sonho estar aparvalhado porque não me lembrava de ter visto essas previsões...

Resumidamente, já nem a sonhar acreditas! :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial