Seguimento Meteorológico Livre - 2020

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
https://www.publico.pt/2020/02/14/c...ssado-janeiro-quente-desde-ha-registo-1904113


Em Portugal já é o 9º Janeiro consecutivo com temperaturas superiores ao normal. E acredito que Fevereiro vai ter uma anomalia positiva muito superior !

É engraçado que eu gosto é de inverno puro, e desde que me comecei a interessar, penso que só 2012 e 2014 foram minimamente decentes. Parece que a invernia tem vindo a ser sempre inversamente proporcional ao meu interesse. :hehe::p
 
Última edição:


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
https://www.publico.pt/2020/02/14/c...ssado-janeiro-quente-desde-ha-registo-1904113


Em Portugal já é o 9º Janeiro consecutivo com temperaturas superiores ao normal. E acredito que Fevereiro vai ter uma anomalia positiva muito superior !

É engraçado que eu gosto é de inverno puro, e desde que me comecei a interessar, penso que só 2012 e 2014 foram minimamente decentes. Parece que a invernia tem sido sempre inversamente proporcional ao meu interesse. :hehe::p

Janeiro de 2019 foi considerado normal: O mês de janeiro de 2019 em Portugal Continental classificou-se como normal em relação à temperatura do ar

http://www.ipma.pt/resources.www/do...QdTruF/cli_20190101_20190131_pcl_mm_co_pt.pdf

:intrigante:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
https://www.publico.pt/2020/02/14/c...ssado-janeiro-quente-desde-ha-registo-1904113


Em Portugal já é o 9º Janeiro consecutivo com temperaturas superiores ao normal. E acredito que Fevereiro vai ter uma anomalia positiva muito superior !

É engraçado que eu gosto é de inverno puro, e desde que me comecei a interessar, penso que só 2012 e 2014 foram minimamente decentes. Parece que a invernia tem vindo a ser sempre inversamente proporcional ao meu interesse. :hehe::p
Não, é o 9º janeiro com temperatura MÁXIMA acima do normal, o que é completamente diferente. Alguns desses janeiros até foram relativamente frescos devido a anomalias negativas significativas da temperatura mínima como os de 2015 e de 2017
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Nao é completamente diferente, pois acaba por concorrer para a sensação de Janeiros mais quentes que o normal...
Não, é o 9º janeiro com temperatura MÁXIMA acima do normal, o que é completamente diferente. Alguns desses janeiros até foram relativamente frescos devido a anomalias negativas significativas da temperatura mínima como os de 2015 e de 2017
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Nao é completamente diferente, pois acaba por concorrer para a sensação de Janeiros mais quentes que o normal...
Apesar de os janeiros terem sido mais quentes do que frios, não é dos meses onde o aquecimento tem sido mais notório. Aliás, o inverno tem sido a estação do ano onde a temperatura tem andado mais perto do normal, até com um ou outro inverno bem frio. Muito pior têm sido os meses de abril a junho e outubro
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Este início do mês foi um desastre ao nível da água nos solos... :angry:

A minha zona estava na Capacidade de Campo desde novembro, e agora os solos estão húmidos, mas não se vê nenhum vestígio de água. :(
Com a diminuição da quantidade de água e com o pouco que choveu, mais cedo ou mais tarde o Sul ficará com cor pálida e amarelada, como no Verão. :sad:

Entretanto o GFS prevê qualquer coisa lá para o fim do mês, mas deve ser só para o inglês ver. Qualquer dia ainda teremos chuva de inverno no verão. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: frederico

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Este início do mês foi um desastre ao nível da água nos solos... :angry:

A minha zona estava na Capacidade de Campo desde novembro, e agora os solos estão húmidos, mas não se vê nenhum vestígio de água. :(
Com a diminuição da quantidade de água e com o pouco que choveu, mais cedo ou mais tarde o Sul ficará com cor pálida e amarelada, como no Verão. :sad:

Entretanto o GFS prevê qualquer coisa lá para o fim do mês, mas deve ser só para o inglês ver. Qualquer dia ainda teremos chuva de inverno no verão. :lol:

Segundo dados do IPMA Nesta altura na maior parte do Baixo Alentejo e Algarve é inferior a 40%.
Estranho não teres referido que teremos temperaturas acima dos 20c daqui a uns dias.. Que apenas estarão uns bons 6c acima da média para este mês.
Março parece querer entrar num padrão mais diferente deste mas veremos se será realmente assim!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Segundo dados do IPMA Nesta altura na maior parte do Baixo Alentejo e Algarve é inferior a 40%.
Estranho não teres referido que teremos temperaturas acima dos 20c daqui a uns dias.. Que apenas estarão uns bons 6c acima da média para este mês.
Março parece querer entrar num padrão mais diferente deste mas veremos se será realmente assim!

Se a Lua Nova, dia 23 for "limpa" com este padrão de céu limpo ou pouco nublado, então Março é igual a Fevereiro, sem chuva, mas mais quente por causa do aumento dos dias. Veremos, tudo pode mudar ou não....
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Apesar de os janeiros terem sido mais quentes do que frios, não é dos meses onde o aquecimento tem sido mais notório. Aliás, o inverno tem sido a estação do ano onde a temperatura tem andado mais perto do normal, até com um ou outro inverno bem frio. Muito pior têm sido os meses de abril a junho e outubro

Pois, segundo a minha sensação apenas, Outubro é mesmo dos que mais aqueceu...é actualmente um mês de pleno Verão.

No entanto o mes de Janeiro poderá estar a sofrer um certo efeito tampão ao estar flanqueado por meses ja frescos, acabando por não se notar tanto o aquecimento ou ou dando até um ou outro ano abaixo da media em temperaturas...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
Se a Lua Nova, dia 23 for "limpa" com este padrão de céu limpo ou pouco nublado, então Março é igual a Fevereiro, sem chuva, mas mais quente por causa do aumento dos dias. Veremos, tudo pode mudar ou não....
Comentador esse ditado do “Lua nova trovejada 30 dias é molhada” , é um daqueles q nunca vi bater certo...

Bem como o da Sra das Candeias...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Comentador esse ditado do “Lua nova trovejada 30 dias é molhada” , é um daqueles q nunca vi bater certo...

Bem como o da Sra das Candeias...

Esse é um provérbio antigo, os 30 dias penso que nunca se registou, mas o que observava quando a Lua Nova era trovejada ou chuvosa, nas mudanças das Luas seguintes chovia quase sempre. Enfim resta a esperança.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
IMG-20200216-151957.jpg


Isto faz algum sentido?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores