Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Se alguém me explicar porque é que os amola-tesouras só trabalham quando há sueste, eu gostaria e de saber.
Ou será que passam fome o resto dos dias só para provar um provérbio antigo.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Boa noite a todos
Estou registado neste fórum há muitos anos mas já há alguns anos deixei de ser participativo no mesmo por algumas razões nomeadamente menos tempo disponível, no entanto nunca o deixei de frequentar nem que fosse como visitante.
Recentemente realizei um sonho que tinha há muitos anos e comprei uma pequena casinha próxima da serra da estrela para aproveitar alguns fins semana grandes e férias mas sobretudo puder desfrutar de alguns momentos na neve, que fundo é aquilo que mais adoro.
O que esta a acontecer este ano é verdadeiramente inacreditável, tenho quase 50 anos e sinceramente nunca me lembro de um inverno assim e já vivi invernos maus, pouco frios, secos e com poucas entradas frias mas como este nunca vi!
Nesses invernos menos bons caracterizados pela persistência do anticiclone, a natureza sempre se encarregava de compensar ou aparecia mais cedo ou aparecia mais tarde ou sempre intercalava com algumas entradas frias ou temporais mais duradouros.
Este inverno, no entanto, à acrescentar à persistência do anticiclone e pouca precipitação, temos também temperaturas muito mais elevadas de tal forma que quando surge alguma situação de precipitação não há hipótese de nevar dado as cotas de neve estarem altíssimas como nunca as vi, coisa que não acontecia noutros invernos onde sempre aparecia alguma alternância e as cotas baixavam permitindo que nevasse alguma coisa entre os episódios de AA.
Em tom desabafo e de forma mais profunda pessoal devo dizer que não consigo deixar de sentir que isto parece um género de maldição e uma grande ironia já que sonhei tanto ter uma casa perto da serra da estrela e agora que a tenho nem um dia de neve ainda consegui aproveitar e isto em pleno inverno!
Perdoem me o longo texto e o desabafo, se isto estiver no tópico errado as minhas desculpas e por favor movam para o local correcto.
Abraços a todos
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
mesmo que mês... problema é se depois "chove quando não deve" no verão se cai 2 pingos é logo o fim do mundo para as pessoas, mas agora estar tempo seco com temperatura acima da média é normalíssimo....
É, não é? Parece que as pessoas se habituaram facilmente a este clima de "inverno". :(
Qualquer dia chover no Inverno terá a mesma reação pela população que fazer 25°C em Lisboa no verão. Aliás, não falta muito para isso acontecer... :angry:

Ter 15 dias de sol e anticiclone no Inverno até nem diria que é anormal, mas ter 85 dias de anticiclone e apenas 5 ou 6 de chuva é claramente anormal no Inverno. :facepalm:
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
@Nickname
Sim tens razão este inverno nevou 2 ou 3 vezes na serra da estrela e das vezes que isso aconteceu a neve caiu praticamente sempre acima dos 1600 metros e no solo derreteu logo ao fim de 2 ou 3 dias.
Este é mesmo o inverno do século ou o ano sem Inverno, e mesmo faltando ainda 1 mês para o fim do inverno quase todos os modelos parecem mostrar a continuação do mesmo padrão.
Certo é que quase nos meus quase 50 anos de vida nunca me lembro de ter vivido algo assim e seguramente mostra claramente que tudo o que cientistas dizem sobre as alterações climáticas é realmente um facto e já nem precisamos de dados empíricos, isto está à vista de todos!
Resta agora saber se este padrão se vai manter ano após ano ou se ainda vai ser intercalado com invernos mais generosos.
Neste caso em particular tenho receio mesmo real que a neve acabe por deixar definitivamente de cair na serra da estrela ou que aconteça apenas 1 ou 2 vezes por ano!
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Até eu que sou um bocado alérgica a queixar-me de coisas que não podemos mudar, tenho achado difícil resistir à tentação do queixume tão tradicionalmente nosso. Como diria a minha miudagem, 'secante'. Figurativa e literalmente.