Seguimento Meteorológico Livre - 2020

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
como já disse anteriormente já tinha visto, lembro-me perfeitamente de andar com tshirt no inverno quando era pequenito, pode não ser usual mas não é fora do normal. nevar a cotas baixas é raro mas já aconteceu só que fica mais na memória. existem ditados sobre o tempo que não comprovados como os da lua travejada. Pensamos que nos lembramos da nossa vida toda mas tal não é verdade
 


joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
como já disse anteriormente já tinha visto, lembro-me perfeitamente de andar com tshirt no inverno quando era pequenito, pode não ser usual mas não é fora do normal. nevar a cotas baixas é raro mas já aconteceu só que fica mais na memória. existem ditados sobre o tempo que não comprovados como os da lua travejada. Pensamos que nos lembramos da nossa vida toda mas tal não é verdade

É verdade tens razao, tambem me lembro de um ou outro inverno nos anos 80 andar de tshirt, mas nao me lembro de periodos tao longos de persistencia desta situaçao.
Nos anos 80 e 90 estas situaçoes ocorriam mas eram muito mais espaçadas no tempo e quando ocorriam duravam muito menos tempo.Recordo-me de um celebre inverno em meados dos anos 80 em que fui passar uma semana à serra da estrela e nao havia neve nenhuma em pleno fevereiro e as temperaturas rondavam os 20 graus, so que uma semana depois para azar meu, esteve quase 15 dias a nevar consecutivamente.
Estou realmente triste e deprimido porque na primeira semana de Março vou à serra e levo a minha mae, que ja nao vai lá ha mais de 30 anos; e gostava de a brindar com neve, mas infelizmente nessa semana nao vislumbro nem uma hipotese de ver alguma neve.
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Amigos, estamos numa situação típica de verão, com os ciclones a passar bem a Norte e um anticiclone praticamente estável em grande parte da Europa. Se isto ocorresse no verão, geraria um verão do género de 2016, um dos mais quentes de sempre. E esta sinopse climática em fevereiro! :uau:

Tenho neste momento o pressentimento de que teremos praticamente nada de chuva até final de maio. Depois teremos três meses em que se baterão recordes de precipitação, com quase 300 a 400 mm no verão. E entretanto teremos uma tempestade bem forte a atingir Portugal Continental em outubro. :shocking:

Os meus pressentimentos muitas vezes até costumam acertar. Por exemplo, no ano passado, tinha o pressentimento que não iria chover nada de jeito de janeiro até setembro, e acertei. Em 2018 tinha o pressentimento de que iria haver uma espécie de "compensação" na primavera, e se houve! Já nem digo nada... :unsure:
________________
Outra coisa também curiosa é esta: nos outros países à nossa volta, já se fala no "ano sem inverno". Na televisão galega, por exemplo, até já falaram em enormes prejuízos de várias empresas relacionadas com o aquecimento, ou os velhos das aldeias das serras a dizerem na televisão que nunca viram nada assim. Em Portugal não se passa nada...:rolleyes: Dá-me a impressão que as pessoas estão-se a habituar a este novo clima e já nem querem saber da chuva (estou a falar das gentes citadinas, como é óbvio). Qualquer dia a chuva torna-se "anormal" para o povo, e não falta muito para acontecer isso. :disgust:

Exactamente, analisando esta realidade que temos actualmente pode-se dizer que este mais parece um padrão de verão: anticiclone posicionado mais a norte, sobre a nossa latitude, a bloquear todas as possíveis frentes!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Tenho neste momento o pressentimento de que teremos praticamente nada de chuva até final de maio. Depois teremos três meses em que se baterão recordes de precipitação, com quase 300 a 400 mm no verão. E entretanto teremos uma tempestade bem forte a atingir Portugal Continental em outubro. :shocking:

Os meus pressentimentos muitas vezes até costumam acertar. Por exemplo, no ano passado, tinha o pressentimento que não iria chover nada de jeito de janeiro até setembro, e acertei. Em 2018 tinha o pressentimento de que iria haver uma espécie de "compensação" na primavera, e se houve! Já nem digo nada...

É este ano que passa um cat. 4 nos Açores?

:D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
fmi_swe_tracker.jpg


Tanta neve... o globo está mesmo frio.

bdID00M.gif


GFS_anomaly_timeseries_global.png


A vantagem de uma OA muito elevada é que não obstante certos locais estarem muito mais quentes do que o habitual, as temperaturas ainda são suficientes para criar neve. O degelo no Ártico até é menor.

Claro que nas latitudes inferiores há muitas queixas de falta de frio mas isso é tudo malta piegas.
 
Última edição:

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
fmi_swe_tracker.jpg


Tanta neve... o globo está mesmo frio.

bdID00M.gif


GFS_anomaly_timeseries_global.png


A vantagem de uma OA muito elevada é que não obstante certos locais estarem muito mais quentes do que o habitual, as temperaturas ainda são suficientes para criar neve. O degelo no Ártico até é menor.

Claro que nas latitudes inferiores há muitas queixas de falta de frio mas isso é tudo malta piegas.

Esses gráficos sao interessantes e dá-nos uma perpectiva diferente da realidade que temos aqui neste cantinho á beira mar plantando.
De todas as formas tem havido relatos de varias pessoas de varias regioes do globo a dizer que nessas mesmas regioes este ano nao tem havido neve ou entao tem havido muito menos, pelo que nao somos apenas nos aqui no forum que falamos disso!
Ou a percepção das pessoas esta a mudar ou entao nao sei o que realmente se passa.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
É este ano que passa um cat. 4 nos Açores?

:D

Não sejas sarcástico que ainda calha-te um, nos Algarves uma pessoa bem pede mas nada, tenho que mudar de religião. :D

Existe um "velho" ditado: "Fevereiro na praia, Abril na lama" :D

Em termos de precipitação, o mês segue idêntico a Fevereiro de 2012 que acabou com 0 mm, mas não muito diferente do Fevereiro de 2018, só que nesse mês salvou-se principalmente o último dia do mês, senão teria sido um Fevereiro perto dos 5 mm.