Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O artigo esta no Washington Post e nao se consegue ler, com muita pena minha
O vortex polar e a oscilação do artico estao no seu máximo, mas isto em concreto que consequencias tem?

De uma forma simplista, um vortex polar forte resulta num jacto polar potente e com poucas oscilações em latitude (meandros). Esta forte corrente de jacto a latitudes elevadas tende a "aprisionar" as massas de ar frio mais junto ao pólo ou latitudes elevadas. Em sentido contrário, uma corrente de jacto fraca tende a criar meandros ou oscilações que permite as massas de ar frio descerem até latitudes mais baixas.

Uma corrente de jacto forte tende a favorecer ciclogéneses potentes, pelo que as tempestades deslocam-se a latitudes elevadas, afectando a zona da Grã Bretanha e Escandinávia (o que chamamos de "circulação zonal"). Por isso, as consequências para a Peninsula Ibérica são de tempo seco e "quente". Para a Europa em geral, resulta em temperaturas acima da média, mas tempo chuvoso e tempestuoso a norte. Explica muito do que se tem passado neste Inverno, particularmente este mês.
 


fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
De uma forma simplista, um vortex polar forte resulta num jacto polar potente e com poucas oscilações em latitude (meandros). Esta forte corrente de jacto a latitudes elevadas tende a "aprisionar" as massas de ar frio mais junto ao pólo ou latitudes elevadas. Em sentido contrário, uma corrente de jacto fraca tende a criar meandros ou oscilações que permite as massas de ar frio descerem até latitudes mais baixas.

Uma corrente de jacto forte tende a favorecer ciclogéneses potentes, pelo que as tempestades deslocam-se a latitudes elevadas, afectando a zona da Grã Bretanha e Escandinávia (o que chamamos de "circulação zonal"). Por isso, as consequências para a Peninsula Ibérica são de tempo seco e "quente". Para a Europa em geral, resulta em temperaturas acima da média, mas tempo chuvoso e tempestuoso a norte. Explica muito do que se tem passado neste Inverno, particularmente este mês.
Isso vale o q vale o ano passado esta bem fraquinho tanto q até se dividiu e foi o q todos nos lembramos seca e seca e seca....
Em contrapartida foi tambem um enfraquecimento do VP e consequente divisão q deu Março de 2018....
Por isso td pode acontecer, até pq a sinóptica n esta nada má era só AA sair um cadinho do sitio e tinhamos festa....
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
o vortex é bem conhecido um vortex "normal" é bem circular e definido e o tempo tende a ser o que temos como normal, ultimamente tem andado marado e começa a serpentear este fenomeno leva a condições de tempo mais estremas, como o que já tivemos de verões frescos e chuvosos, se este padrão se manter o verão será quente, a minha previsão é que o inverno meteorológico já acabou
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
De uma forma simplista, um vortex polar forte resulta num jacto polar potente e com poucas oscilações em latitude (meandros). Esta forte corrente de jacto a latitudes elevadas tende a "aprisionar" as massas de ar frio mais junto ao pólo ou latitudes elevadas. Em sentido contrário, uma corrente de jacto fraca tende a criar meandros ou oscilações que permite as massas de ar frio descerem até latitudes mais baixas.

Uma corrente de jacto forte tende a favorecer ciclogéneses potentes, pelo que as tempestades deslocam-se a latitudes elevadas, afectando a zona da Grã Bretanha e Escandinávia (o que chamamos de "circulação zonal"). Por isso, as consequências para a Peninsula Ibérica são de tempo seco e "quente". Para a Europa em geral, resulta em temperaturas acima da média, mas tempo chuvoso e tempestuoso a norte. Explica muito do que se tem passado neste Inverno, particularmente este mês.
Excelente explicação!
Foi perfeitamente entendivel
Estando o vortex mais forte os meandros não descaiem para latitudes mais baixas e logo há muito menos entradas frias na nossa localização geográfica
Sobram-me então, duas perguntas :
A presença do vortex polar mais forte tem alguma relação com as alterações climáticas?
E se sim, pergunto eu se a presença de um vortex polar forte tem vindo a aumentar?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Excelente explicação!
Foi perfeitamente entendivel
Estando o vortex mais forte os meandros não descaiem para latitudes mais baixas e logo há muito menos entradas frias na nossa localização geográfica
Sobram-me então, duas perguntas :
A presença do vortex polar mais forte tem alguma relação com as alterações climáticas?
E se sim, pergunto eu se a presença de um vortex polar forte tem vindo a aumentar?
o vortex existe porque existe uma grande diferença de temperatura entre os polos e o ar a latitudes mais baixas e cria-se uma circulação, com o aquecimento dos polos a diferença de temperatura é menor e o vortex começa a perder definição e começa a serpentear
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
DyKyV0rW0AU20fn.jpg
acho que a imagem é mais ilustrativa, pois sou uma nódoa a descrever por texto
 

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
Excelente explicação!
Foi perfeitamente entendivel
Estando o vortex mais forte os meandros não descaiem para latitudes mais baixas e logo há muito menos entradas frias na nossa localização geográfica
Sobram-me então, duas perguntas :
A presença do vortex polar mais forte tem alguma relação com as alterações climáticas?
E se sim, pergunto eu se a presença de um vortex polar forte tem vindo a aumentar?
N sei q relação pode haver com as alterações climaticas, mas tal como referi antes os dois ultimos anos foram de VP fracos e o tempo por ca foi o q todos sabemos.
Este inverno ja houve episodios de enfraquecimento e esteve bastante movimentado, agora é q se fortaleceu e esta mais estacionario no polo, mas o assunto VP é algo mto complexo para se poder tirar conclusões tão simples....
A titulo de curiosidade a divisão do VP ocorre 6 em cada 10 anos umas vezes da chuva outras n, março 2013 e 2018, maio 2008, creio q 2010 tb foi
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Clica ... Browse Now -> Quadrado ao lado do I Agree -> Continue to Site.

Bloqueadores de anúncios desligados.
Li o artigo com toda atenção e está excelente!
Recomendo que todos percam 10 minutos a ler o mesmo!
Impressionante saber que o vortex é dos mais fortes dos últimos anos tendo superado o máximo que ocorreu em 1975/76 e o de 1990!
Não admira pois que este Inverno esteja a ser assim, agora entendo!
Uma curiosidade do artigo: um Boeing da British Airways que sobrevoou latitudes mais elevadas recentement, bateu o recorde da travessia transatlântica mais rápida graças à força do próprio vortex
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
Li o artigo com toda atenção e está excelente!
Recomendo que todos percam 10 minutos a ler o mesmo!
Impressionante saber que o vortex é dos mais fortes dos últimos anos tendo superado o máximo que ocorreu em 1975/76 e o de 1990!
Não admira pois que este Inverno esteja a ser assim, agora entendo!
Uma curiosidade do artigo: um Boeing da British Airways que sobrevoou latitudes mais elevadas recentement, bateu o recorde da travessia transatlântica mais rápida graças à força do próprio vortex
Então ve la quão forte estava o ano passado nesta altura e o tempo q fez o ano passado, estava tão forte q até havia 2....