Biodiversidade

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguém sabe identificar esta espécie?
21686462_5vB1f.jpeg

21686463_tTkvO.jpeg
Um pardal, como é óbvio! E dos que vejo muito por cá! :D
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Orquídeas silvestres na minha casa hoje:

- Salepeira grande (Himantoglossum robertianum).

EROGNFtXYAM2sT0


EROGO_bW4AcvOmA


EROGRf7XUAEwHg3



- Neotinea conica.

EROGUPKXsAEXs04

Estão aí uma belas, e são estes pedaços de terrenos, que devem de ser preservados ao máximo, sem mobilização de solo, e sem aplicações de herbicidas, tenho aqui um terreno próximo e são cerca de uns 50 m2 que estão também já em floração.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Existem «luciérnagas de las Baleares» na vossa casa (Nyctophila heydeni)?

Infelizmente não, até agora só foi encontrada na ilha de Maiorca.

Estão aí uma belas, e são estes pedaços de terrenos, que devem de ser preservados ao máximo, sem mobilização de solo, e sem aplicações de herbicidas, tenho aqui um terreno próximo e são cerca de uns 50 m2 que estão também já em floração.

Assim é. Na minha quinta já existem 5 grupos de salepeiras grandes e estão-se expandindo pouco a pouco. Não há nada como deixar a natureza ao seu próprio ritmo.

P.S.: Foto de telemóvel desta tarde de um desses grupos. 30 rosetas de folhas, das quais 24 com inflorescência.

ERUTbZKWkAAUDnE


Nessa área específica há bastantes coelhos.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boa tarde pessoal. Hoje vi aqui à porta de casa um pássaro que nunca tinha visto, ainda não consegui encontrar correspondência na net, por isso peço-vos ajuda:
- o pássaro tem as cores da pega (preto e branco), mas a dimensão de um corvo, alguém sabe o que poderá ser?

EDIT: Por aqui existem 4 exemplares de pega-rabuda que vejo todas as semanas, mas a minha dúvida após consultar variadíssimos sites era a sua dimensão pois era praticamente o dobro, parecido com a pega-rabuda nas cores, mas sem a cauda comprida.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Será algo parecido com isto?
Corvus_corone_cornix_0379.jpg

Obrigado Dan, tenho andado à ver mais uns sites e realmente parece-me ser a única alternativa, a gralha cinzenta!

No site http://www.avesdeportugal.info/ existe um avistamento confirmado no cabo Espichel no verão do ano passado, tenho de estar mais atento a ver se a consigo ver outra vez.
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde pessoal. Hoje vi aqui à porta de casa um pássaro que nunca tinha visto, ainda não consegui encontrar correspondência na net, por isso peço-vos ajuda:
- o pássaro tem as cores da pega (preto e branco), mas a dimensão de um corvo, alguém sabe o que poderá ser?

EDIT: Por aqui existem 4 exemplares de pega-rabuda que vejo todas as semanas, mas a minha dúvida após consultar variadíssimos sites era a sua dimensão pois era praticamente o dobro, parecido com a pega-rabuda nas cores, mas sem a cauda comprida.

O palpite do Dan é plausível, no entanto a gralha cinzenta (a da foto do Dan) é uma espécie bastante incomum. Não se tratando dessa espécie iria para uma gralha preta leucística