Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
78.29.145.254.50.2.56.28.gif

78.29.145.254.50.2.57.5.gif

78.29.145.254.50.2.57.46.gif


Quando a atmosfera fica num estado mais ou menos estável durante algum tempo, por vezes os modelos têm muita dificuldade na previsão das alterações.

Para a Europa continental, Janeiro é o mês em que tendencialmente a oscilação ártica tem mais impacto nas condições meteorológicas. Já eu posso manter alguma esperança para Março :D

Enquanto nada muda, a Eurásia vai continuar a (metaforicamente) torrar.

8q7jZHy.png
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
fmi_swe_tracker.jpg


Tanta neve... o globo está mesmo frio.

bdID00M.gif


GFS_anomaly_timeseries_global.png


A vantagem de uma OA muito elevada é que não obstante certos locais estarem muito mais quentes do que o habitual, as temperaturas ainda são suficientes para criar neve. O degelo no Ártico até é menor.

Claro que nas latitudes inferiores há muitas queixas de falta de frio mas isso é tudo malta piegas.

Ainda relativamente aos graficos, há mais gelo globalmente mas esse gelo esta mais concentrado nos polos e nas latitudes mais elevadas.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Faz hoje 10 anos que uma superfície frontal de forte actividade , associada a uma depressão que se encontrava a N dos Açores, e onde o choque de uma massa ar polar com outra tropical deu origem a imensa quantidade de pluviosidade num curto espaço de tempo na ilha da Madeira, valores mais altos alguma vez registados em Portugal , fica um quadro dos mesmos, uma carta sinóptica da altura , e um dos muitos vídeos que entraram na nossa casa , na manhã do dia 21 através da comunicação social :shocking: A forte instabilidade provocou lamentavelmente a morte de 47 pessoas, 4 desaparecidos, 600 desalojados, e 250 feridos :sad: A juntar a isso criou prejuízos num valor calculado de 217 milhões de euros!

v6OpLqB.png


-> Fonte : IPMA


tVw3X5B.png


 
Última edição:

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
Podes ilustrar esse tipo vortex separado em 2?
É que tenho ideia que existe um outro tipo de vortex ou um género de sub tipo de vortex
Tipo um vortex que se desloca numa ondulação maior à frente e mais pequena atrás mas não consigo explicar sem ilustracao
Tenho o tlm partido e do tablet n consigo enviar,a imagem q tenho é uma carta do wxcharts gfs hemisferio norte , pressao e geopotencial a 10ha de dia 5 fev 2018
Se conseguires essa carta vais ver os dois Vortices.
O ano passado tb havia 2 a diferença é a posição em q divisão se da, mas aqui no forum tens o topico aquecimento estratosferico repentino e la esta bem descrito
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nas últimas saídas, tem-se vindo a verificar que parece que irá haver uma mudança no estado do tempo a partir de terça de Carnaval, mas não será em toda a Península. :angry:

Na próxima semana, no Norte, teremos a aproximação de uma frente que deverá trazer apenas uns chuviscos, mas praticamente restritos apenas ao Litoral Norte e à Galiza. Entretanto, a partir de quarta, parece que o tempo irá mudar na Costa Cantábrica, com neve a cotas algo baixas, frio e chuva. :w00t: Como é óbvio, a chuva será sobretudo orográfica e, por isso, a sul das montanhas nada irá cair dos céus. :(

No Norte e em parte da região Centro, a descida das temperaturas será notável. Contudo, a sul do conjunto montanhoso Montejunto-Estrela, a sensação térmica até irá aumentar: as mínimas irão aumentar bruscamente, as máximas manter-se-ão e a humidade/nebulosidade aumentará bastante, voltando a corrente de oeste. :calor:

Estas obviamente são más notícias para a seca que já se torna grave no Sul. Até aqui na Charneca já se nota um certo "amarelo" nas ervas... :sad:
 
  • Gosto
Reactions: belem

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Boas
De acordo com as últimas previsões parece que Março poderá trazer boas notícias e isso já se nota quer nas previsões do gfs como do ecm!!

É verdade já se vê uma luz ao fundo do túnel, mas ainda é cedo para saber se vamos mesmo ter essa mudança do estado do tempo, teremos de aguardar e acompanhar as próximas saídas dos modelos.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Os modelos do gfs já estiveram bons e agora, como seria de esperar, foram retirando retirado até sobrar pouco ou nada, o habitual!
O modelo gfs é responsável pelas nossas maiores desilusões mas isso tem uma razão de ser: é que habitualmente eles tanto prevêem as X horas uma entrada fria com cotas de neve baixas como na run seguinte já prevêem para as mesmas horas um potente anticiclone ou seja como modelo vale zero ou próximo disso!
O gfs é um género de exercício de astrologia onde agora se prevê "isto" para logo a seguir prever "aquilo" e é nesse sentido que vai aos extremos para de certa forma acertar alguma coisinha e isto tanto pode ser válido para previsões a 100 horas como a 300 e tal horas!
É como dizer que seguramente Lisboa vai ter um grande sismo que tanto pode ser amanhã como daqui a 200 anos
Bem sei que isto das previsões meteorológicas não são uma ciência exata como nos gostariamos mas pelo menos pedia-se um pouco mais de cientificidade e sobriedade na forma como se interpreta os dados probabilisticos de forma a credibilizar o próprio modelo em si.
De uma certa forma o gfs é um género de cmtv dos modelos meteorológicos.
Bem sei que isto para todos vós não é novidade nenhuma e que em última análise a culpa é de quem ainda consulta estes modelos na esperança que eles alguma vez acertem, como é o meu caso, pelo que na verdade pode-se dizer que eu sou um masoquista!
Relativamente ao que o gfs prevê ou previu para esta semana a partir deste fim semana não vai ser difícil acertar porque se mantém o padrão do AA mas a partir do próximo fim semana e na semana imediata, o gfs já previu 2 entradas frias com neve a cotas baixas depois retirou uma dessas das entradas mas mantendo alguma precipitação e agora também parece estar a retirar a outra entrada fria mas ainda mantendo alguma precipitação, vamos ver se não vai ainda retirar mais!
Entretanto até lá, se calhar, ainda vai voltar a colocar qualquer coisinha de novo!
Em conclusão há-de acertar em alguma coisa!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial