Árvores e Florestas de Portugal



Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Em Portugal continental, não existem só 3 climas, segundo Koppen-Geiger (o mapa do IPMA está claramente incompleto). Temos pelo menos mais dois, o BSh e o Cfb...

O sistema de classificação de Koppen-Geiger não é mau, mas é demasiado generalista não indo de encontro às particularidades climáticas dos lugares.Na minha opinião o sistema de classificação elaborado por Suzanne Daveau para o clima de Portugal é o que mais se aproxima da realidade.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
1-574-poda.jpg


A Geração assassina de árvores.


Apesar da sua completa ruina e um exemplar centenário de porte notável, situado à entrada da Vila de Gonçalo, conhecido por "Carvalho Santo", que é alvo de grande carinho e devoção pela população local. É um carvalho de grande valor histórico e cultural

http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresFicha?Processo=KNJ1/574&Concelho=&Freguesia=&Distrito=


Frederico, mesmo para quem já viu centenas de atrocidades, ainda me consigo chocar com algumas alarvidades. Podes dar-me mais pormenores, nomeadamente a origem (autor) da foto? Obrigado.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Frederico, mesmo para quem já viu centenas de atrocidades, ainda me consigo chocar com algumas alarvidades. Podes dar-me mais pormenores, nomeadamente a origem (autor) da foto? Obrigado.

Lamento mas não sei mais do que aquilo que está no site do ICNF.

Ainda há uns tempos ouvi uma gente no Algarve a lamentar-se que uns jacarandás faziam sombra à varanda e a roupa não secava... no Algarve... e queriam que a câmara os cortasse! O que dizer disto? Em Inglaterra é proibido tocar nas árvores em espaços públicos! Mas em Portugal toda a desculpa fútil serve para cortar as árvores. Um povo que não respeita o ambiente desta forma é um povo num estadio civilizacional inferior.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Lamento mas não sei mais do que aquilo que está no site do ICNF.

Ainda há uns tempos ouvi uma gente no Algarve a lamentar-se que uns jacarandás faziam sombra à varanda e a roupa não secava... no Algarve... e queriam que a câmara os cortasse! O que dizer disto? Em Inglaterra é proibido tocar nas árvores em espaços públicos! Mas em Portugal toda a desculpa fútil serve para cortar as árvores. Um povo que não respeita o ambiente desta forma é um povo num estadio civilizacional inferior.


Só após deixar o comentário me apercebi que a foto é da página do ICNF!!
Entretanto fiz uma pesquisa e descobri que há cerca de 2 anos houve uma pressão sobre o ICNF para desclassificar a árvore, uma vez que teria caído um ramo (e aparentemente haveria outros secos,presumivelmente em risco de queda). Num país civilizado chamava-se um arboricultor certificado, avaliava-se o estado da árvore e, eventualmente, cortava-se os ramos em risco. Isto, claro, num país civilizado...Em Portugal, a árvore é desclassificada e podada da forma que se vê na imagem!!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Só após deixar o comentário me apercebi que a foto é da página do ICNF!!
Entretanto fiz uma pesquisa e descobri que há cerca de 2 anos houve uma pressão sobre o ICNF para desclassificar a árvore, uma vez que teria caído um ramo (e aparentemente haveria outros secos,presumivelmente em risco de queda). Num país civilizado chamava-se um arboricultor certificado, avaliava-se o estado da árvore e, eventualmente, cortava-se os ramos em risco. Isto, claro, num país civilizado...Em Portugal, a árvore é desclassificada e podada da forma que se vê na imagem!!

Um carvalho sem copa não tem qualquer valor, ponto. Mataram a árvore. Fazendo um paralelismo, seria como demolir um monumento nacional porque havia uma parede rachada.

A nível local estas pressões são comuns. Uma parte dos portugueses embirra com as árvores de uma forma estúpida. Parece até que têm inveja das árvores... terem dimensões superiores... face à sua pequenez de espírito. Um país que castra, e nem as árvores se salvam.