Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
De facto, com estas previsões é de estranhar não estarem ainda emitidos avisos de precipitação ( pelo menos até Domingo) mas devem actualizar nas próximas horas ou amanhã:


Previsão para domingo, 1.março.2020

Céu muito nublado ou encoberto, com abertas na costa sul do Algarve.

Períodos de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de

trovoadas e rajadas fortes nas regiões Norte e Centro, em especial

a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela
,
sendo em geral

fraca na região Sul.

Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da serra da

Estrela até início da manhã.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de su-sudoeste, rodando para

oes-sudoeste a partir da manhã, e soprando temporariamente moderado

a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste, por vezes com rajadas até

até 60/70 km/h.

Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h)

de sudoeste, com rajadas até 90 km/h a partir da manhã.

Neblina ou nevoeiro temporário nas regiões Norte e Centro.

Atualizado a 28 de fevereiro de 2020 às 11:33 UTC



Previsão para 2ª feira, 2.março.2020

Céu muito nublado, com boas abertas a partir do início da manhã,

gradualmente de norte para sul, tornando-se geralmente pouco nublado

na região Sul a partir da tarde.

Períodos de chuva, persistente nas regiões Norte e Centro, onde será

por vezes forte e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes até

início da manhã,
passando a regime de aguaceiros nas referidas

regiões.

Queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a

cota para 1000/1200 metros de altitude durante a manhã.

Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante oeste de

sudoeste, com rajadas ate 70 km/h em especial nas regiões Norte e

Centro, soprando forte a muito forte (50 a 60 km/h) nas terras altas,

com rajadas até 100/110 km/h,
diminuindo de intensidade para o final

do dia.

Pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em

especial no interior.

Atualizado a 28 de fevereiro de 2020 às 11:33 UTC


Compreendo que, para quem não gosta de chuva e prefere o frio e neve, estas previsões não são propriamente o "ideal" , mas é o que temos e infelizmente, quanto mais a Sul, menos chuva prevista.
Como sempre uma leitura inteligente da tua parte.
Refiro-me que os alertas são sempre lançados em cima do evento.
Este inverno no litoral norte tivemos à volta de 8 episódios de chuva forte e persistente.

Continuo a dizer quem me dera que chovesse 3 meses seguidos de forma forte e persistente todos ficavam contentes,agora para estas bandas dispenso.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


anamar

Cirrus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Moscavide
Já perdi a conta dos avisos amarelos lançados este inverno devido precipitação....

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
gfs.php
os modelos ou este modelo deve estar marado os anteriores davam neve a 500m para dia 2 agora dão algo mais realista mas agora é dia 6/7 veremos
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Para quem vai à serra da estrela como eu vou na próxima quarta feira e ficar lá uns dias, tenho andado a ver os modelos silenciosamente sem opinar, tenho-o feito porque até ontem os modelos estavam muito bons mas como sei que nestas coisas há grandes desilusões fiquei em silencio
Estava entusiasmado porque estamos a falar de modelos a apenas 6/7 dias e pelo que já li em vários estudos e opiniões gerais, os modelos até 7 dias têm grande capacidade de acerto, além disso tanto gfs como o ecm estavam também em consonância e estes factores todos juntos confesso que me deixavam esperançoso de ter sorte para a minha ida à serra.
Os modelos apontavam neste fim semana para alguma neve na serra da estrela e para segunda a neve chegaria a cotas mais baixas mas na terça e quarta previam apenas chuva e sendo assim pelo menos daria para alguma acumulação de neve quando chegasse
Para melhorar os modelos, repito em concordância, apontavam a partir de quinta feira para uma forte entrada fria com neve a cotas baixas e isso seria ainda melhor porque já seria durante a minha estada lá.
Pois bem hoje os modelos retiraram praticamente tudo, se a 7 dias ainda posso considerar que existe uma maior probabilidade de erro, o que me espanta é que até as 24 horas falharam, a apenas 24 horas retiraram muito do frio previsto, aliás o ipma previa para domingo queda neve nos pontos mais altos da serra da Estrela descendo a cota até aos 1200 metros mas até essa previsão retiraram ficando agora apenas nos pontos mais altos da serrada estrela!
Ainda mantém a queda de neve para segunda e quinta mas se nem acertam a apenas 24 horas como vão acertar a 3 e 5 dias?
Estou seriamente frustrado, porque aquilo que parecia 4/5 dias de neve agora resume-se a apenas 2, posso começar a acreditar que se calhar no fim desses 2 previstos se calhar nem um vai sobrar!
Falamos tanto aqui da falha dos modelos a médio e longo prazo mas eles até a curto prazo falham, uma verdadeira tristeza!
Desculpem o longo texto até porque há aqui coisas bem mais sérias como a seca no Algarve e Alentejo.
 
Última edição:

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
E depois, além dos modelos, há os sites de previsão metereologica e esses eu vejo todos, os que eu sei que são mais fiáveis e fidedignos e os outros que são mais sensacionalistas que vejo apenas por piada
E se os mais sensacionalistas davam acumulação de 1 metro de neve nos próximos 5 dias para a serra da estrela, outros mais sérios davam apenas 2 cms de neve mas eu sei que nem será no meio desses valores que será a real acumulação de neve, mas pelo andar andar disto ficará entre os 0 cms e os 0 cms
Fica realmente difícil acreditar no que quer que seja, não sei em que realmente acreditar, nenhuma das ferramentas metereologicas ao me dispor me esclarecem!
Em última análise, a minha derradeira questão é se ainda posso acreditar que ao menos mesmo vou conseguir ver alguma neve nos próximos 5 dias
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Como já disse aqui até dia 15 as hipóteses de precipitação significativa no Sul são mínimas. Aliás com o avançar dos dias isso vai sendo mais vincado. O padrão é sempre o mesmo e até já existe possibilidade de nova depressão a cair no Mediterrâneo. Enquanto se mantiver este padrão os sinais são de alarme no sudoeste da península.
A tal Cut-off a sudoeste da península também está difícil de surgir...
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
E prontos nesta saída das 6h lá se foi o frio todo previsto pelas últimas saídas do GFS. Penso que para este inverno está feito. Para o ano á mais sonhos.
Que nunca faltem os sonhos. Haja mais sonhos este ano, nos próximos e sempre.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A Karine já está no Mediterrâneo, mas já perdi a noção das vezes em que vi esta notícia publicada hoje :lol:
Chuva e vento de regresso com a passagem da tempestade Karine
Público
______________
Entretanto, uma notícia mais interessante, mas que pouco são faladas...
Serpa reage às alterações climáticas
A Câmara Municipal de Serpa vai adotar medidas de reação às alterações climáticas, como a criação de uma estrutura de sombreamento e o uso de águas subterrâneas para regar um campo de futebol.

O investimento é 319 mil euros, com financiamento comunitário de 75 por cento, assegurado através de uma candidatura já aprovada.

Na cidade, o projeto prevê a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal e de planos de água e fontes na Praça da República e de corredores de ventilação e nebulização em quatro arruamentos centrais, para baixar a temperatura ambiente no tempo quente.

Na localidade de Vila Nova de São Bento, a 16 quilómetros da sede do concelho, o abastecimento do sistema de rega do campo de futebol do Parque Desportivo Municipal vai ser alterado: deixa de ser feito à custa de água da rede pública e passa a ser assegurado por águas subterrâneas.

O projeto inclui também ações de informação e sensibilização sobre a problemática das alterações climáticas, além da divulgação das medidas. O município espera ainda que este projeto sirva como modelo de boas práticas, gerando futuras intervenções, replicadas noutras escalas.

Rádio Elvas
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
o abastecimento do sistema de rega do campo de futebol do Parque Desportivo Municipal vai ser alterado: deixa de ser feito à custa de água da rede pública e passa a ser assegurado por águas subterrâneas.

Águas subterrâneas acumuladas quando? Além disso, se tiram de um lado desaparece noutro. É o uso da água é que está errado, se nem há para culturas, vão usá-la para campos de futebol?