Árvores e Florestas de Portugal



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na última vez que estive no Porto vi uma atrocidade que nunca vira. Uma moradia antiga foi comprada por novos proprietários e tinha um jardim enorme e belíssimo. Os novos proprietários podaram tudo! Um cipreste-do-Buçaco já centenário ficou sem copa, e parece agora um monstro. Uma magnólia enorme foi toda rapada e ficou sem copa... só tinha meia dúzia de botões para florir agora no final do Inverno. Enfim, tiraram as copas a tudo e deixaram uns paus espetados no solo! Esta gente será normal?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu sei, aqui na serra de S.Mamede também os há.

Os mapas que fiz são apenas para a região a Sul do Tejo. O castanheiro quase desapareceu de locais onde era muito comum, isso sucedeu ao longo do século XIX e do século XX. Exemplos desses locais? Serras do litoral alentejano, serra de Monchique, região do Pinhal Interior e serra da Lousã.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Lamento mas não sei mais do que aquilo que está no site do ICNF.

Ainda há uns tempos ouvi uma gente no Algarve a lamentar-se que uns jacarandás faziam sombra à varanda e a roupa não secava... no Algarve... e queriam que a câmara os cortasse! O que dizer disto? Em Inglaterra é proibido tocar nas árvores em espaços públicos! Mas em Portugal toda a desculpa fútil serve para cortar as árvores. Um povo que não respeita o ambiente desta forma é um povo num estadio civilizacional inferior.

Inglaterra: https://www.independent.co.uk/news/...elling-street-council-yorkshire-a8286581.html

Não é bonito o que se faz por cá, mas não me parece que lá o comportamento seja melhor.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Um Bom exemplo! :thumbsup: Aconselho a leitura completa do artigo aqui.


Há 20 anos Samuel quis proteger animais dos fogos, mas acabou por criar um bosque de mãos dadas com a natureza
MadreMedia / Lusa
2 mar 2020 07:47
Atualidade

A Quinta da Moenda, em Vila Nova de Poiares, não era mais do que um espaço tomado pelo mato nos anos 1990. Samuel decidiu transformar o terreno num bosque nativo, num processo sempre de mãos dadas com a natureza.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Um Bom exemplo! :thumbsup: Aconselho a leitura completa do artigo aqui.


Há 20 anos Samuel quis proteger animais dos fogos, mas acabou por criar um bosque de mãos dadas com a natureza
MadreMedia / Lusa
2 mar 2020 07:47
Atualidade

A Quinta da Moenda, em Vila Nova de Poiares, não era mais do que um espaço tomado pelo mato nos anos 1990. Samuel decidiu transformar o terreno num bosque nativo, num processo sempre de mãos dadas com a natureza.

Esse professor percebe mais disto que muitos engenheiros, como ele próprio diz. Eu já tinha dito aqui neste fórum o mesmo, que para reflorestar em muitas situações basta apenas limpar as invasoras e ajudar as nativas a crescer, por exemplo, espalhando bolotas. Sai muito, muito mais barato. Grande homem e grande exemplo que merecia muito mais divulgação.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esse professor percebe mais disto que muitos engenheiros, como ele próprio diz. Eu já tinha dito aqui neste fórum o mesmo, que para reflorestar em muitas situações basta apenas limpar as invasoras e ajudar as nativas a crescer, por exemplo, espalhando bolotas. Sai muito, muito mais barato. Grande homem e grande exemplo que merecia muito mais divulgação.

Acabei agora mesmo de ler essa artigo, é é verdade não é preciso ser engenheiro florestal, quando muitos deles nem sequer nunca entraram dentro de uma floresta nativa, a melhor "professora", é mesmo a natureza, porque ela sabe o que faz, sem a intervenção humana, umas boas horas, a observar vários locais, de prefencia que tenham pouco ou quase nehuma intervenção humana, são essenciais, para adquirir uns bons conhecimentos, claro que depois basta complementar com a leitura de alguns bons livros sobre o assunto.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
e onde existe floresta nativa, onde vivo mais parece a australia com tanto eucalipto

Pois, esse é o grave problema da monocultura do eucalipto, eu quando falo em floresta nativa, se for um pequeno bosque de carvalhos centenários, que estejam rodeados de outros arbustos autóctones, já é local, para admirar um pouco.
 
Registo
29 Dez 2014
Mensagens
47
Local
Évora
Afinal ainda há castanheiros na Serra d'Ossa. Na margem de um riacho e ainda não recuperados completamente do incêndio de há 14 anos.
@frederico terão sido plantados ou será um reduto?
5cewMrI.jpg

rCXC2IH.jpg

l0VT2X2.jpg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Afinal ainda há castanheiros na Serra d'Ossa. Na margem de um riacho e ainda não recuperados completamente do incêndio de há 14 anos.
@frederico terão sido plantados ou será um reduto?
5cewMrI.jpg

rCXC2IH.jpg

l0VT2X2.jpg

Grande descoberta, seria possível o envio das coordenadas GPS por Mensagem privada? Obrigado pela partilha.

O castanheiro teve uma redução brutal da área em Portugal a partir do século XIX. Havia soutos na serra do Caldeirão e hoje em dia não há um único castanheiro, pelo menos que eu saiba.