Seguimento Litoral Norte - Março 2020

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

O acumulado ontem ficou nos 48,7mm e hoje vai nos 6,8mm. Muito vento de madrugada e também agora à passagem deste aguaceiro forte com granizo. Fez subir o acumulado em 2,4mm.
A temperatura desceu bem durante a passagem do aguaceiro, estava nos 11,6ºC e agora está nos 9,0ºC.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Wall cloud a Oeste de Miramar-espinho

Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
No Norte o dia de hoje foi mais um dia de chuva. Os acumulados foram muito mais expressivos no Alto Minho e, do outro lado do Minho, em Pontevedra. :)

A estação NETATMO de Castanheira, em Paredes de Coura, acumulou 38,4 mm. :rain:

Rebordelo, em Pontevedra, acumulou 60,2 mm hoje. Foi a estação mais chuvosa da Península Ibérica hoje. :uau:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Chuva forte agora à 1 minuto em Espinho
0d49c95eeeb650e21bacb630d072ee0d.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por aqui ontem foi um dia de bastante chuva, com um acumulado de 49,5 mm.
Hoje a chuva tem sido fraca em geral, com maior intensidade agora com o cair da noite.
O acumulado está nos 12,7 mm.
O acumulado mensal já é interessante: 138,9 mm.
O vento tem soprado fraco a moderado.
Muita humidade no ar, tudo saturado no que se refere às terras.

Tactual: 13,8ºC
Hr: 97%
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por aqui a noite trouxe de novo bastante chuva e vento forte.
Neste momento temos aguaceiros fracos a moderados.
O acumulado até às 7h estava nos 26,4 mm.


O pluviómetro deixou-me ficar mal...antes das 7h deixou de enviar dados. Irei perder alguns dados.
Há bocado abri-o e deparei-me com um imenso ninho de bichas-cadela. Tudo sujo, muitos "animaizinhos" a viver ali. Em dezembro fiz a manutenção e passado este tempo nunca pensei ter ali uma colónia. Ao menos as conchas estão limpas.
Lavei o mesmo, limpei, um bocado de wd40 (tem propriedades di-eléctricas o que favorece a eliminação da humidade). Espero que volte à vida...senão é mais um que tem de dar lugar a outro - se ainda houver no mercado. :dry:

Tactual: 11,7ºC
Hr: 92%
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As zonas que têm sido mais afetadas por este rio atmosférico têm sido as do Alto Minho e a Galiza, tanto que as frentes de maior intensidade têm entrado todas a norte do Lima. :rain:

Esta estação na Ilha de Arousa registou nestes últimos 5 dias 254 mm, bem acima da média de fevereiro. :surprise:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IAILLA2/graph/2020-03-31/2020-03-31/monthly/

Já esta estação em Braga apenas registou 106 mm. :eek:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVRZEA1/graph/2020-03-5/2020-03-5/monthly/

Suponho que hajam locais no Alto Minho com acumulados superiores a 200 mm. O problema foi o dia 3, já que nesse dia praticamente toda a instabilidade passou do lado de lá da fronteira, e o Alto Minho levou com o rabo da tormenta. :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

por aqui 15.8 mm acumulados hoje, há pouco caiu mais um aguaceiro curto.

Está fresco com 11.8ºc, vento moderado de NW e 84% HR.

Março segue com 71,7 mm, não está mal para apenas 5 dias :rain:
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Vejo aqui diferenças consideráveis.
O litoral mais litoral do Douro Litoral apresenta nos últimos dias valores de precipitação bons mas distantes dos registados aqui na zona intermédia do distrito, onde estações oficiais e amadoras apresentam valores interessantes.
Uma nota para a estação do aeroporto-Pedras Rubras: acho os valores um pouco inflacionados em relação a outras estações por perto. Parece-me que carece de uma limpeza o udómetro. Terá pó acumulado?
Já o Alto Minho, zona intermédia, apresenta valores respeitáveis para um mês de março.

Aqui em casa, depois de recuperado o pluviómetro, tenho um acumulado diário de 30,9 mm.
O mensal está nos 169,8 mm e o acumulado do ano hidrológico passou dos 1800 mm: 1817,8 mm. Nada mau!

Fiz uma comparação entre o udómetro e o pluviómetro de ontem para hoje: 32,0 mm vs 32,6 mm (suponho que quando esvaziei o udómetro o o sensor digital tivesse alguma água na concha). Tudo ok no sensor da Oregon! ;)

Neste momento regressa a chuva, depois de uma pausa de tarde.
O vento sopra fraco de O.

Tactual: 9,8 ºC
Hr: 86%