Seguimento Meteorológico Livre - 2020

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Se tivesse em seca, arranjavas outra coisa para negar tudo aquilo que vai sendo mais evidente.
Teres dito que não é normal os solos estarem encharcados no Noroeste em pleno inverno, deu para rir. Então e quanto aos menos 20% de água no solo no Baixo Alentejo e Algarve, não tens nada a dizer??
ainda dizes que não falas mal, não me viste a negar a seca do sul pois não
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
ainda dizes que não falas mal, não me viste a negar a seca do sul pois não
E não falo, ou disse que tinhas negado a seca a sul? No entanto, já que falaste na chuva moderada e severa a norte do Tejo, também gostava de saber o que tinhas a dizer sobre a seca severa e extrema que começa a assolar o sul do continente. Segundo o que dizes, o inverno tem sido normal...
Tudo menos isso, peço desculpa.
não é ou todos os Fevereiros são iguais
Nunca nada é igual, mas os invernos já acabam por o ser, sempre com o anticiclone cá colado.
No entanto, a tendência é que surjam mais meses com temperaturas acima da média e isso tem sido bastante evidente.

Fico-me por aqui porque isto vai dar sempre ao mesmo. Cumprimentos!
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
É inegável que Fevereiro foi muito quente.

Posto isto vejo alguns users a falar da chuva no litoral norte ser normal.

Normal em 30 dias de Novembro ter 29 dias de chuva??? Vocês vivem onde mesmo? Se por um lado foi extremamente quente o Fevereiro, não custa nada admitir que não é normal ter um Novembro que nem vi sol, acumulou 400 mm e Dezembro o mesmo. Nos relatórios diz mesmo que foi EXTREMAMENTE CHUVOSO no litoral norte. Não vejam só o lado que vos convém por favor.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É inegável que Fevereiro foi muito quente.

Posto isto vejo alguns users a falar da chuva no litoral norte ser normal.

Normal em 30 dias de Novembro ter 29 dias de chuva??? Vocês vivem onde mesmo? Se por um lado foi extremamente quente o Fevereiro, não custa nada admitir que não é normal ter um Novembro que nem vi sol, acumulou 400 mm e Dezembro o mesmo. Nos relatórios diz mesmo que foi EXTREMAMENTE CHUVOSO no litoral norte. Não vejam só o lado que vos convém por favor.
É inegável que Fevereiro foi muito quente.

Posto isto vejo alguns users a falar da chuva no litoral norte ser normal.

Normal em 30 dias de Novembro ter 29 dias de chuva??? Vocês vivem onde mesmo? Se por um lado foi extremamente quente o Fevereiro, não custa nada admitir que não é normal ter um Novembro que nem vi sol, acumulou 400 mm e Dezembro o mesmo. Nos relatórios diz mesmo que foi EXTREMAMENTE CHUVOSO no litoral norte. Não vejam só o lado que vos convém por favor.
Lol, eu referi alguma vez a precipitação? Sim, Novembro e Dezembro foram chuvosos, isto no geral, Janeiro seco, e Fevereiro extremamente seco, em termos de frio, foi algo que não se viu no inverno.
 
Registo
1 Fev 2019
Mensagens
274
Local
Bairro da Areia- Coruche
Boas, o litoral Norte sim já precisava de um mês assim mais seco, choveu bem e bem, mas por favor vejam também como estão as coisas a sul do tejo e principalmente o alentejo e algarve, não olhem só para uma região do pais mas sim para um todo em geral e no geral a coisa já começa a ficar mais preocupante, se não chover em Abril, o sul está condenado.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
então mostra mapas com os solos em capacidade de campo de dezembro a março
Naturalmente não estão em CC continuamente de dezembro a março, nem neste ano hidrológico estiveram senão a partir do final do ano. Mas é ridiculo dizer que é anormal os terrenos estarem em CC a norte do Mondego em fevereiro. Todos os anos há semanas seguidas com os terrenos em redor da minha casa com poças de água, pequenas lagoas e o solo saturado. E estou longe de viver no meio duma cidade.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto parece que amanhã o Litoral Norte terá uns chuviscos. Já na próxima semana vem o calor para todo o país, com máximas acima dos 20°C e localmente superando os 30°C. :calor:
Que ano este... :scared:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Não sei onde viste tal coisa mas quanto muito chegarão aos 27c e mesmo assim não sei.
Os diversos modelos mostram 31ºC na zona de Sevilha e próximas dos 30ºC em alguns locais do interior sul na quarta-feira.
ECM:
RCtdY9V.png

GEM:
CHGQrtt.png

ICON:
Z88AXJT.png


Entretanto, o GFS não prevê tais valores. Tenho notado que é um modelo que prevê temperaturas sempre mais baixas do que os restantes e acaba por falhar.
wFOhafr.png


Previsão automática do IPMA para Alcoutim (por exemplo):
MtaTakl.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Como já tinha dito até dia 15 nada de precipitação e já se começa a ter uma ideia mais para a frente com hipóteses de continuação de tempo seco.
Pior que a seca que já é um dado adquirido é a falta de chuva nesta altura. Há-de chover um dia mas será mais um proforma.
Tenho muita curiosidade para saber como se comportará o tempo nos próximos meses... Neste momento mais parece que estamos em Maio... Nos próximos meses teremos Verão, Primavera ou Inverno...?