Seguimento Sul - Março 2020

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Só para termos a noção de como as coisas estão más no Sul: nos últimos anos, o Pego do Inferno teve sempre alguma corrente de água. Inclusive em 2018 houve cascata no verão. No entanto, nada corre por lá desde maio de 2019. Nem mesmo com o dilúvio de dezembro houve a formação da cascata. :(

Então porque é que me lembrei disto só agora? Pois bem, um grupo de amigos meus esteve por lá há poucos dias e disse-me que o Pego do Inferno está seco. Tem apenas um laguinho com algas verdes, totalmente morto, e metade da bacia está seca. :sad:
Em julho de 2018 estava assim: :uau:
photo0jpg.jpg


Se não chover mais nestes meses, até diria que o Pego do Inferno irá secar. Isso, que eu saiba, não sei se alguma vez aconteceu... :surprise:
Mas sim, a seca é gravíssima no Algarve e está pior que a de 2017!!!

Já secou várias vezes (a cascata) a TVI e a SIC deveriam ir lá falar com os locais sobre a água que é desviada para umas laranjeiras. Pena que os jornalistas não prestem, os dos jornais locais têm medo porque vivem da publicidade das câmaras e empresas municipais.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, manhã nublada e tarde de sol.

Máxima: 20.6ºC
mínima: 11.2ºC

Ontem, registei uma mínima de 7.8ºC e foi mais baixa que a mínima em Fevereiro (8.3ºC). :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Hoje choveu por grande parte da Região Sul.

Estes foram alguns dos acumulados registados no Sul (rede NETATMO): :rain:
- Arraiolos: 1,5 mm
- Estremoz: 1,2 mm
- Santa Eulália: 0,8 mm
- Canha: 2 mm
- Ribeira do Salto: 0,7 mm
- Ferreira do Alentejo: 0,1 mm
- Marmelete: 2,7 mm
- Monchique: 2,2 mm
- Bensafrim: 0,6 mm
- Praia da Luz: 0,3 mm
- Guia: 0,3 mm
- Almancil: 0,1 mm
- Santa Catarina da Fonte do Bispo: 0,1 mm
- Sotavento Algarvio e Interior do Baixo Alentejo: 0 mm :angry:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Hoje choveu por grande parte da Região Sul.

Estes foram alguns dos acumulados registados no Sul (rede NETATMO): :rain:
- Arraiolos: 1,5 mm
- Estremoz: 1,2 mm
- Santa Eulália: 0,8 mm
- Canha: 2 mm
- Ribeira do Salto: 0,7 mm
- Ferreira do Alentejo: 0,1 mm
- Marmelete: 2,7 mm
- Monchique: 2,2 mm
- Bensafrim: 0,6 mm
- Praia da Luz: 0,3 mm
- Guia: 0,3 mm
- Almancil: 0,1 mm
- Santa Catarina da Fonte do Bispo: 0,1 mm
- Sotavento Algarvio e Interior do Baixo Alentejo: 0 mm :angry:
Que fartura de acumulados! :D Enfim, a tristeza do costume. Pode ser que Abril ainda traga alguma coisa boa para o extremo sul do país, mas já não será a mesma coisa. No entanto, como isto anda, já nunca se sabe o que esperar ao longo dos próximos meses até ao verão.
A estação cuja localidade colocaste "Santa Eulália" é a netatmo que tenho como referência e fica numa herdade perto da aldeia de São Vicente. Na mesma entre Arronches e Elvas, mas mais perto desta última.

7.2mm mensais nessa estação. Já passou fevereiro, pelo menos. :huhlmao:Leva-se um pouco na brincadeira, mas é muito grave estes valores serem cada vez mais recorrentes nestes meses.

3.4mm em Portalegre hoje e 25.8mm mensais. Muito sinceramente não sei o que seria da minha zona se não tivéssemos tido aquele evento em dezembro. Apesar de alguns estragos que causou, foi a salvação.
Antes disso, a barragem do Caia estava a 14% e a do Abrilongo nem aos 5% chegava. No entanto, tenho a certeza que continua sem se aprender alguma coisa com isso e vai-se gastar água com fartura como se tivéssemos garantido que o próximo inverno vá ser chuvoso. :rolleyes:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Pelo Alentejo, noite desagradável devido ao vento. Estão 6,6ºC.
Alguma chuva fraca de madrugada, 1.1mm acumulados em Portalegre e 0.2mm na netatmo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Madrugada ventosa devido à intensificação do vento após a rotação do mesmo para Norte/Nordeste. No entanto, dia agradável praticamente sem vento.
w62KjBL.jpg

66KJ0Pk.jpg

5bMn630.jpg

kFjxPPT.jpg

___________
Máx: 17,7ºC
Min: 5,6ºC

Neste momento estão 7,9ºC com vento nulo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Finalmente alguma inversão, sigo com 3,3ºC.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
O dia de ontem (8) começou com geada e a tarde foi de céu nublado devido à passagem da frente dissipada.
YQDZoTK.jpg

Ao final do dia, o céu já estava praticamente limpo:
dP6pRHj.jpg

___________
Máx: 17,1ºC
Min: 0,3ºC

Entretanto hoje, nevoeiro pela manhã e tarde amena. Bonito Poente:
sIZqtxu.jpg

____________
Máx: 20,6ºC
Min: 6,7ºC

Neste momento, 9,3ºC.

Valentes 27ºC previstos para Quarta. Nesse dia já devo estar em Leiria com nortada e cerca de 21ºC, tenho de me ir habituando à diferença. :p
O GFS bem que podia ganhar uma vez na vida. :D Infelizmente os restantes modelos colocam a cut-off no mediterrâneo, típico!
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Temperaturas completamente absurdas no Alentejo para a 1ª quinzena de Março. Aqui em Beja máxima de 26ºC, mas o meu carro chegou a marcar 27ºC em andamento. Alguns municípios já ultrapassaram os 27ºC hoje. Amanhã estão previstos mais de 30ºC para a zona.
Hoje às 20h andava-se bem de calções e t-shirt na rua...
É fundamental que haja alguns dias seguidos de chuva e humidade elevada, pois a erva já está bastante amarelada.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Amanhã deverá ser um dia de inverno giro, com temperaturas superiores a 30°C em bastantes pontos do Alentejo e 27°C até mesmo no Litoral! :calor:

Pelo menos já sabemos que o GFS falhou, pois apontava que quarta teria temperaturas em volta dos 27 no Interior e seria o dia mais quente... Pois bem, essas temperaturas já foram atingidas. :scared:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa