Seguimento Litoral Centro - Março 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas que ventania! Há algum tempo que não via uma nortada assim tão forte!!!
Até agora, a rajada máxima foi de 50 km/h. Há coisas a voar na rua, desde pinhas a sacos do lixo. :surprise:

Devido ao vento, a temperatura não tem subido muito, estando agora nos 14,5ºC. :cold:
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O dia de ontem foi maioritariamente soalheiro e primaveril, mas a partir do final da tarde houve uma mudança radical de tempo com céu nublado e rajadas de vento forte, fruto da passagem da "frente". Por aqui, que eu me tivesse apercebido, não choveu mas relataram-me que na zona leste do concelho (Pegões) caiu uma morrinha durante algum tempo.

Hoje sigo com boas abertas de sol e uma nortada agreste com rajadas intensas. Esta manhã era possível avistar algumas células no quadrante NW mas não conseguiram chegar cá. No entanto devem ter caído alguns pingos durante a madrugada, pois os carros estavam sujos de lama :dry:

Para os próximos dias, tudo muito incerto ainda. Os modelos deram um valente corte na precipitação para esta zona, mas no entanto não descarto que possamos vir a ter alguma chuva na quarta-feira. Uma coisa (acho que) é certa: vai chover por terras algarvias, o que já é bom :viva:

No entanto há-que ter cautela com as variações bruscas de tempo que aí se avizinham e as gripalhadas, tendo em conta a situação que o país devido ao covid-19 :unsure:

Ontem: 11,0ºC / 18,1ºC
Hoje: 8,4ºC / 15,6ºC

T. Atual: 14,2ºC
HR: 41%
Vento: NW / 26,8 Km/h

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites

Cá vai a lista top 10 rajada máxima no distrito de Lisboa/Leiria

  1. 96 km/h Pai do Vento, Alcabideche (Cascais)
  2. 90 km/h Mucifal (Sintra)
  3. 85 km/h Santa Iria da Azoia (Vila Franca de Xira)
  4. 84 km/h Cresmina,Guincho (Cascais)
  5. 83 km/h São Bernardino (Peniche)
  6. 80 km/h Sobral de Monte Agraço
  7. 77 km/h Silveira (Torres Vedras)
  8. 77 km/h Portela (Loures)
  9. 74 km/h Moinho do Pinheiro Manso (Torres Vedras)
  10. 74 km/h Arruda dos Vinhos

Como referi hoje foi um evento de nortada generalizado, e a localização dessas mesmas rajadas assim o demonstram.
De toda essa lista o valor que mais me surpreende é de longe o Mucifal, pois o clima junto à vertente norte da serra( e ainda para mais próximo da vale de Colares) é
de vento raramente intenso, portanto estamos a falar de uma rajada brutal.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje foi um dia algo fresco, com céu limpo de manhã e algo nublado ao fim da tarde/noite. :cold:
O vento soprou forte de norte durante todo o dia, e assim tem continuado, apesar de agora não ser tão forte. A rajada máxima foi de 50 km/h. :surprise:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 15,6°C
Mín: 9,9°C
Rajada máxima: 50 km/h

Corroios
Máx: 15,4°C
Mín: 10,3°C

Agora estão 12,1°C e céu nublado. :)
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas

De passagem por aqui apenas para dizer que está um vendaval do caneco em Peniche! Vento forte com rajadas... Anda tudo no ar lá fora.
Está frio, não tenho ideia da temperatura lá fora, mas qd fui levar o lixo voltei gelada com a sensação de frio e do vento que até custa respirar!

Este vento forte e frio, em Peniche, com as filas na rua à porta das lojas vai dar molho a muita maltinha. Ainda mais porque o inteligente que projectou a loja do continente de Peniche fê-lo com porta virada a norte, mesmo na marginal norte da península.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
11,8ºC e 70% às 00h30.

Vento NE médio entre os 20 e os 40 Km/h, rajadas superiores mas curtas.

As bandas de precipitação (deve ser em geral fraca embora haja acumulados de vários milímetros, até 7 mm, em estações do interior junto à fronteira) dissipam-se ao aproximarem-se do litoral Oeste.

Fe9BNI1.jpg


0dnJfz9.jpg


Durante a tarde, no pico do vento aqui na Póvoa, o céu estava assim:

 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia

Manhã solarenga, ainda com algum vento, em Peniche.
O vento acalmou muito! Em nada faz lembrar como esteve esta noite.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O dia começou soalheiro e com céu limpo, aumentando de nebulosidade a partir do final da manhã e dando origem a uma bela tarde convectiva... só é pena é não ter dado em nada :buh:
O vento tem soprado com alguma intensidade do quadrante NE, apresentando-se temporariamente fraco durante a tarde. Resultado: humidade em declínio :facepalm:

Extremos de hoje: 8,6ºC / 18,2ºC

T. Atual: 17,9ºC
HR: 36%
Vento: NE / 13,0 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa Tarde

O dia começou soalheiro e com céu limpo, aumentando de nebulosidade a partir do final da manhã e dando origem a uma bela tarde convectiva... só é pena é não ter dado em nada :buh:
O vento tem soprado com alguma intensidade do quadrante NE, apresentando-se temporariamente fraco durante a tarde. Resultado: humidade em declínio :facepalm:

Extremos de hoje: 8,6ºC / 18,2ºC

T. Atual: 17,9ºC
HR: 36%
Vento: NE / 13,0 Km/h
A chuva ficou muito restrita ao Algarve, o que é bastante comum neste tipo de eventos. :angry:

Por aqui ainda se vai vendo o sol, mas rapidamente volta a ficar nublado. Neste momento está céu nublado e estão 17,5°C. :)