Seguimento Litoral Centro - Março 2020

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há cerca de três quartos de hora, vista para este - sudeste - sul.


IMG_9635-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

Céu espectacular, passou aqui sobre a Póvoa, mas tenho visibilidade apenas parcial. Esta é uma bela perspectiva. Conseguiste time-lapse?

Hoje não caíu um pingo sequer aqui. Pela tarde estas nuvens evoluíam ameaçadoras, mas nada. Estavam 14,6ºC e à volta dos 46%. Vento NNE até 20 Km/h, mais intenso para o fim da tarde.
 


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa tarde,
A noite foi bem fria, com uma mínima de 6,4°C na Charneca e de 5,3°C em Corroios. :cold:

Agora está o que se chama "sol de trovoada". Um sol forte, mas com nuvens negras ao longe, e um tempo abafado: estão 18,6°C. :calor: :trovao:

Primavera, meu caro! :D

Pensei que a mínima fosse descer mais aqui, mas ficou em linha com a registada na madrugada de Sábado... bem, menos 0.1ºC para ser mais preciso, 9.6ºC. :D

Céu limpo, com gradual aumento da nebulosidade nas horas centrais do dia. Mais uma tarde de céus convidativos aos amantes da fotografia, mas que não renderam o elemento precioso.

Máxima francamente amena, 18.6ºC, a registar uma pequena subida face a ontem.

Final da tarde algo ventoso e com céu a limpar rapidamente.

Sigo agora com céu limpo, 13.3ºC, vento fraco de NNW.


Não se perspectiva nada de relevante para os próximos dias, e já vejo máximas a superar os 20ºC... é a nossa sina. :buh:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,719
Local
Loures
Céu espectacular, passou aqui sobre a Póvoa, mas tenho visibilidade apenas parcial. Esta é uma bela perspectiva. Conseguiste time-lapse?

Sim fiz um time-lapse, mas como estive ocupado com as fotografias nem me lembrei mais disso :hehe: Amanhã coloco aqui.

Em relação à pergunta que colocaste no outro dia sobre aquela possível tromba/tornado, foi por volta das 17h40-17h50, visto de onde gravei estava a Este, sensivelmente a 98º.

Enviei o relato para o IPMA (plataforma Observar), mas agora com a malta de quarentena não sei se vão conseguir dar alguma atenção a isto.

zdXM2ZL.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui foi um dia com céu geralmente limpo e alguma nebulosidade convectiva, mas nada de outro mundo. Enfim, melhores dias virão! :(

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 19,1°C
Mín: 6,5°C

Corroios
Máx: 19,7°C
Mín: 5,4°C

Agora estão 10,9°C e céu limpo. Aproxima-se mais uma noite fresca, embora siga mais quente que as últimas noites. :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sim fiz um time-lapse, mas como estive ocupado com as fotografias nem me lembrei mais disso :hehe: Amanhã coloco aqui.

Em relação à pergunta que colocaste no outro dia sobre aquela possível tromba/tornado, foi por volta das 17h40-17h50, visto de onde gravei estava a Este, sensivelmente a 98º.

Enviei o relato para o IPMA (plataforma Observar), mas agora com a malta de quarentena não sei se vão conseguir dar alguma atenção a isto.

Obrigado pelos dados de localização. A essa hora não fiz observações e realmente nessa direcção não estava sobre a Póvoa.

No entanto reparo que a direcção é exactamente a da Valorsul e quando estão em incineração aquela chaminé é capaz de formar um fluxo quente importante, por vezes com formação de nuvem ascensional. A incineradora tem estado a trabalhar mais frequentemente, pois nem todos os serviços de recolha e separação de recicláveis estão a funcionar devido à presente situação de emergência. Aquele fluxo pode ajudar uma corrente convectiva a fortalecer-se e tornar-se mais visível e dinâmica. Se se conseguir aferir a distância a que o fenómeno estava talvez se encontre uma relação com esta unidade de incineração.

Hoje o dia foi calmo, sem precipitação, mas com formações nebulosas muito interessantes do ponto de vista cénico.
Este time-lapse é o melhor que consegui hoje, turbulência fantástica apesar de nem um pingo ter caído, filmada em 4K, vale a pena ver em écran completo:



Este outro foi pouco antes de chegar aquela turbulência, um Cumulus congestus em fase de desmantelamento:
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Bom dia,
Hoje está um dia muito bonito, está sol e calor .
A temperatura já está nos 17,1ºC e a pressão atmosférica subiu para 1011 .
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,719
Local
Loures

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa tarde pessoal!

O dia acordou lindo, cheio de sol e céu limpo, no entanto já vão crescendo alguns cumulus nos quadrantes N e E.
Espera-se alguma instabilidade durante a tarde, com aguaceiros e até trovoada, vamos ver o que a lotaria reserva para hoje aqui!
O vento tem soprado fraco de E, já vai sendo moderado e está mais calor (19ºC) o que ajuda na convecção...
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Boas células
71bead93c6a5975e71353fbc0e9a745a.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk