Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O GFS nesta saída da 00h a mostrar neve na minha região a 350 metros. Penso que ainda poderá haver surpresas quanto á pouca precipitação que possa cair. Regiões como Serra d Aire, Alto Alentejo, zona de Marvão pode vir a ter alguma surpresa.

Na run das 06h desaparece o frio...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A temperatura, neste caso na Torre, cai duns "agradáveis" 8ºC para uma máxima de 3ºC no dia seguinte. Uma queda de 5ºC da temperatura!!! :surprise: :cold:
Até não é muito significativo, há descidas de temperatura bem piores de um dia para o outro, e até mesmo numa questão de horas ou minutos como por vezes acontece com as trovoadas.
Noutro sentido, este ano por exemplo, com o facto de termos tido temperaturas primaveris no mês de fevereiro, cheguei a ter quase 15ºC de diferença em relação a Portalegre durante a noite. A cidade tinha quase 20ºC e eu registava uma temperatura abaixo dos 5ºC devido à inversão térmica. :D Isso sim é caso para ":surprise:", porque numa questão de km's presenciamos um valente contraste térmico.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Estou preocupado com a possibilidade de temperaturas noturnas a rondar os 0ºC para a minha zona [GFS] e a consequente formação de geada, o que seria péssimo para o meu batatal (que está tão bonito) e originaria possivelmente muitos estragos em explorações agrícolas nesta altura do ano :/ Por outro lado, há outros modelos, como o ICON, que prevê alguma chuva e tempo nebulado. Vamos ver... só espero que resistam se se confirmar uma entrada seca.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A previsão do IPMA fala em neve durante a noite em povoações como Marvão, Guarda, Pampilhosa da Serra, Sabugal ou Fornos de Algodres. :surprise:
Para além disso, as temperaturas irão estar bem próximas dos 0°C nos vales do Maciço Central, Serra de São Mamede ou a Norte de Lisboa. Algo me diz que irá nevar em serras como Montejunto ou Aire e Candeeiros. :cold:
No Algarve não deverá nevar. A vaga de frio não afetará o Algarve e o Baixo Alentejo, de todo. A chuva no Algarve poderá render até 30 mm nos próximos 2 dias. :rain:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Esta fica emoldurada... Neve para Portalegre cidade na horária :lmao:

Bg1cQVE.png
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas ja nevou varias vezes em Portalegre, claro que é sempre um evento muito incomum...
Neve a sério na cidade, já lá vão uns anitos... eu que vivo a 600m de altitude, a última vez que nevou aqui foi em 2013, depois disso já ocorreram alguns episódios de neve a cotas mais altas, mas também não acredito muito que seja este evento a trazer neve à cidade, pelo menos a acumular, quando muito pode acumular em cotas mais altas, mas veremos, se há precipitação.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Mas ja nevou varias vezes em Portalegre, claro que é sempre um evento muito incomum...

Pouco comum nas últimas duas décadas, porque até então era raro o ano em que não caiam alguns flocos. Estudei cá no secundário e no superior e recordo-me de várias situações de neve na cidade.
Atenção que Portalegre também conhecida como a Cidade Branca. Segundo um dos meus professores do secundário, a alcunha não se devia somente ao casario branco típico da cidade, mas também ao facto de ser raro (em meados do século passado) o ano em que não nevava copiosamente.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pouco comum nas últimas duas décadas, porque até então era raro o ano em que não caiam alguns flocos. Estudei cá no secundário e no superior e recordo-me de várias situações de neve na cidade.
Atenção que Portalegre também conhecida como a Cidade Branca. Segundo um dos meus professores do secundário, a alcunha não se devia somente ao casario branco típico da cidade, mas também ao facto de ser raro (em meados do século passado) o ano em que não nevava copiosamente.
Verdade, outros tempos, hoje em dia caem meia dúzia de flocos e é uma festa.:rolleyes:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)


:cold: esperemos para ver essas famosas simulações as antigas previram mas estas que usam não sei o quê é que são fantásticas, até o dia de hoje estou a espera de simulações do passado que tenham acertado
:D
esperemos para ver essas famosas simulações as antigas previram mas estas que usam não sei o quê é que são fantásticas, até o dia de hoje estou a espera de simulações do passado que tenham acertado
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm