Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
De facto em 1988 eu ainda não vivia em Vila Real. De 2010 por acaso não me lembro. Talvez não seja assim tão raro mas achei estranho porque este ano por exemplo no Alvão quase não nevou, Na serra lembro bem de neve em Maio. Também já ouvi (mas não pude confirmar) que chegou a ocorrer neve em Junho no alto do Marão. Mas isso já acho muito dificil.
Em março de 2018 nevou em Vila Real, como se pode ver neste vídeo (acho que foi na Tempestade Félix ou na Gisele, se não estou em erro): ;)
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Cm3p, não é assim tão raro.
Na cidade recordo-me bem que nevou a 9 de abril de 1988 ou 1989 Um familiar nasceu nesse dia) e em 2010 nevou na segunda quinzena de Abril.
No Alvão e Marão já caiu neve no inicio de Maio.
Na segunda quinzena de abril de 2010 a temperatura andava acima dos 20 ºC segundo os gráficos do IPMA, parece-me que poderá ter acontecido é em abril de 2009
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Mais imagens da terrinha roubadas das redes sociais...

LKvSaam.jpg


IrNwBim.jpg


kY1IuOx.jpg
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
De facto em 1988 eu ainda não vivia em Vila Real. De 2010 por acaso não me lembro. Talvez não seja assim tão raro mas achei estranho porque este ano por exemplo no Alvão quase não nevou, Na serra lembro bem de neve em Maio. Também já ouvi (mas não pude confirmar) que chegou a ocorrer neve em Junho no alto do Marão. Mas isso já acho muito dificil.
Sim, este ano (e o anterior) foi uma desgraça em termos de neve no Alvão/Marão...sobretudo este ano.
Já ouvi falar nesse episódio de neve em Junho no Marão. Deve ter sido por alturas do Santo António. O ano não sei.
Lembro-me do meu avô dizer que fraco era o Maio quando não se rompia uma crossa... e que em Maio se comem as cerejas ao borralho.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
o Fundão devia promovido a cidade neve é a cidade a mais baixa altitude e mais a sul que conheço que tem sempre os maiores nevões

Talvez seja a Covilhã porque abrange maiores altitudes e maior frequência e a sua encosta vista de baixo e de longe tem tradicionalmente o topo branco todo o inverno :)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Talvez seja a Covilhã porque abrange maiores altitudes e maior frequência e a sua encosta vista de baixo e de longe tem tradicionalmente o topo branco todo o inverno :)


na parte mais alta da covilha neva com mais frequencia mas quando neva no fundão são sempre maiores as acumulações e a cotas mais baixas