Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2020



Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
na parte mais alta da covilha neva com mais frequencia mas quando neva no fundão são sempre maiores as acumulações e a cotas mais baixas


Tens razão, tenho observado isso também ao longo dos anos, hoje tiveram acumulação aos 400m enquanto nós acima dos 550m e com mais quantidade, e em relação ás cotas já ouve vezes mais desfasadas. É um belo microclima, aquela zona entre Valverde / Fundão / Souto da Casa.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
o Fundão devia promovido a cidade neve é a cidade a mais baixa altitude e mais a sul que conheço que tem sempre os maiores nevões

O Fundão como está (entalado entre a serra da Gardunha e Serra da Estrela) na base da Serra da Gardunha, quando ocorre neve desde que não sejam entradas do quadrante norte, talvez consiga reter ar mais frio à superfície do que a Covilhã e daí maiores nevões, julgo eu. Afinal, como o próprio nome indica Fundão fica num sítio mais abaixo do que a Serra e a Covilhã fica numa encosta. São só suposições da minha parte. :)
 

magnusson73

Nimbostratus
Registo
1 Nov 2018
Mensagens
890
Local
Covilhã
Boa tarde, Covilhã 7.4°c no auriol a 610mts que é a máxima que registei hoje.
Dia prometeu de manhã , mas acabou por ser enfadonho com muitos chuviscos e encoberto que nem deu praticamente para ver a encosta da Serra.
Praticamente sempre assim:
07d9954871d7201a2f771f09bf49a4da.jpg
f0b2a01da7fa834c67aef4a1866c82f3.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Em síntese, apesar do água-neve que assisti hoje e de "meia dúzia de flocos mais definidos" (ainda que bem ensopados...) num aguaceiro mais acelerado, considero que foi um dia para morrer na praia... A neve falhou-me talvez por cerca de 2ºC/1.5ºC, tendo a mínima diária chegado pela manhã aos 3.5ºC.

São situações destas que podem potenciar a neve aqui, mas mesmo assim parece que ainda faltou algum frio em altura desta vez. O vento de leste ajuda a que estes fenómenos ocorram conservando a vida dos flocos, mas de qualquer modo continuo sem compreender porque razão este buraco/eixo Tondela/Santa Comba Dão/Mortágua é tão quente nestas situações. É nestas condições que no Caramulo ocorre o reverso da medalha isto é passa a nevar mais na vertente sotavento e pouco ou nada na barlavento, como de resto se viu hoje também. No Caramulo a acumulação só era mais expressiva a partir dos 780/800m.

Ao contrário de 2010 em que a precipitação entrou já com frio acumulado e a precipitação provocou a restante descida (após um início de noite de céu limpo), desta vez o motor do frio foram os aguaceiros unicamente, tanto que a temperatura só começou a descer mais a sério assim que a precipitação intensificou, o que é normal devido ao aumentado arrefecimento evaporativo da massa ar superficial, característico deste encontro de massas de ar mais húmidas e quentes com outra mais seca e fria continental.

Por agora novos aguaceiros e temperatura em queda, 7.8ºC
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Há um vídeo partilhado na página do "Meteo Trás os Montes", no Facebook, que comprova o fenómeno...

Como ainda tenho o relógio pela hora antiga, só saí de casa por volta das 9 da manhã, deve ter nevado entre as 7 e as 8 que é o custume por aqui, a temperatura mínima é atingida sempre por volta das 8, mas os dias já são maiores e agora o sol nasce mais cedo.

Não vi um único floco de neve aqui em CB, hoje :(, mas por volta das 9 da manhã quando fui comprar o jornal, estava um frio bem bom, o suficiente para me enregelar as mãos.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Como ainda tenho o relógio pela hora antiga, só saí de casa por volta das 9 da manhã, deve ter nevado entre as 7 e as 8 que é o custume por aqui, a temperatura mínima é atingida sempre por volta das 8, mas os dias já são maiores e agora o sol nasce mais cedo.

Não vi um único floco de neve aqui em CB, hoje :(, mas por volta das 9 da manhã quando fui comprar o jornal, estava um frio bem bom, o suficiente para me enregelar as mãos.
Eu vi numa página do fb em Castelo Branco, uns flocos de neve por volta das 5 da manhã...