Seguimento Meteorológico Livre - 2020

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Duvido tendo em conta os últimos anos...
Mas veremos a partir de maio estará o país nos 30°c e o

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Eu sou da opinião que o verão será mais fresco
Mas respeito os outros, apenas é a minha
Logo veremos

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Eu sou da opinião que o verão será mais fresco
Mas respeito os outros, apenas é a minha
Logo veremos

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Por mim, podia ser como no ano passado. :D Foi quente por aqui, mas sem extremos. Compreendo que para quem vive no litoral a opinião seja diferente, porque no ano passado foi péssimo, mas como isto anda este ano por causa da pandemia pode não haver praia, nem nada para ninguém. Esperemos que não porque seria horrível, mas é uma grande possibilidade. :unsure: Assim sendo, podia ser novamente fresco, mas ninguém manda nisto e ainda bem.
A verdade é que pode surgir um verão com fortes ondas de calor no interior e muita nortada no Litoral e ser uma desilusão para muitos como no ano passado e depois haver aqui uma valente discrepância nas opiniões. :p
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por mim, podia ser como no ano passado. Foi quente por aqui, mas sem extremos. Compreendo que para quem vive no litoral a opinião seja diferente, porque no ano passado foi péssimo, mas como isto anda este ano por causa da pandemia pode não haver praia, nem nada para ninguém. Esperemos que não porque seria horrível, mas é uma grande possibilidade. Assim sendo, podia ser novamente fresco, mas ninguém manda nisto e ainda bem.
A verdade é que pode surgir um verão com fortes ondas de calor no interior e muita nortada no Litoral e ser uma desilusão para muitos como no ano passado e depois haver aqui uma valente discrepância nas opiniões.
Se o verão tiver fortes ondas de calor no Interior, então a água e a temperatura no Algarve estarão ótimas... Adicionando a nortada no litoral, o verão fica parecido com o de 2015. A ver vamos... :rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Por mim, podia ser como no ano passado. :D Foi quente por aqui, mas sem extremos. Compreendo que para quem vive no litoral a opinião seja diferente, porque no ano passado foi péssimo, mas como isto anda este ano por causa da pandemia pode não haver praia, nem nada para ninguém. Esperemos que não porque seria horrível, mas é uma grande possibilidade. :unsure: Assim sendo, podia ser novamente fresco, mas ninguém manda nisto e ainda bem.
A verdade é que pode surgir um verão com fortes ondas de calor no interior e muita nortada no Litoral e ser uma desilusão para muitos como no ano passado e depois haver aqui uma valente discrepância nas opiniões. :p

Neste momento, não é o tempo que vai fazer no Verão que preocupa-me, mas sim, que o Verão traga mais a normalidade não tanto no calor mas sim ao nível da pandemia, que possamos sair, algum convívio sobretudo socializar, irmos à praia e que acima de tudo, a economia mexa alguma coisa, senão a crise económica pode ser bem mais catastrófica do que propriamente a pandemia e aí ficaremos bem pior. Quer a nível de auto estima e sobretudo para a maioria dos algarvios que trabalha com o turismo quer directamente quer indirectamente teremos um Verão sem estrangeiros, mas pelo menos, que o turismo nacional mexa alguma coisa é essa a minha esperança, mas sobretudo sair de casa, passear e ser mais livre senão isto pode tornar-se num clima depressivo.

Para quê desejar calor se depois não podemos usufruir dele, aí sim os dias serão bem mais penosos do que estes, que felizmente o sol não tem brilhado assim tanto e atenua mais as saudades de passear, caminhar à beira-mar e eu adoro fazer isto já começo a sentir essa falta, de ouvir o barulho das ondas, o cheiro a maresia e o mar faz tão bem para pensar, reflectir e sobretudo para meter as ideias na ordem.

Portanto, esperemos que o Verão nos traga o sol da esperança e sobretudo que traga mais a normalidade às nossas vidas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Neste momento, não é o tempo que vai fazer no Verão que preocupa-me, mas sim, que o Verão traga mais a normalidade não tanto no calor mas sim ao nível da pandemia, que possamos sair, algum convívio sobretudo socializar, irmos à praia e que acima de tudo, a economia mexa alguma coisa, senão a crise económica pode ser bem mais catastrófica do que propriamente a pandemia e aí ficaremos bem pior. Quer a nível de auto estima e sobretudo para a maioria dos algarvios que trabalha com o turismo quer directamente quer indirectamente teremos um Verão sem estrangeiros, mas pelo menos, que o turismo nacional mexa alguma coisa é essa a minha esperança, mas sobretudo sair de casa, passear e ser mais livre senão isto pode tornar-se num clima depressivo.

Para quê desejar calor se depois não podemos usufruir dele, aí sim os dias serão bem mais penosos do que estes, que felizmente o sol não tem brilhado assim tanto e atenua mais as saudades de passear, caminhar à beira-mar e eu adoro fazer isto já começo a sentir essa falta, de ouvir o barulho das ondas, o cheiro a maresia e o mar faz tão bem para pensar, reflectir e sobretudo para meter as ideias na ordem.

Portanto, esperemos que o Verão nos traga o sol da esperança e sobretudo que traga mais a normalidade às nossas vidas.
Subscrevo completamente! :thumbsup: Ainda falta algum tempo até ao verão e não vale a pena andar já a pensar no tempo que poderemos ter nessa altura e com esta situação toda, pensar que o verão possa vir a ser quente para mim é péssimo. Vamos andando um dia de cada vez e aproveitar esta semana com alguma animação a nível meteorológico. Na minha opinião, ainda bem que Abril segue assim e pode continuar, pois a chuva continua a ser necessária e quanto ao verão, logo se vê.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Por mim o Verão podia ser algo parecido ao ano passado com um Agosto/Setembro mais instável.
Acumulando bem agora com um Maio não muito quente e seco e depois um Verão ameno é o sonho para a agricultura.
O turismo esse já está quase perdido...Assim sempre dá para ter comidinha na mesa;)

Neste momento tenho o arvoredo em grande recuperação depois de muito dinheiro, tempo e suor despendidos e após um período seco memorável.
O minímo que posso ter agora é algum alívio e regozijo:D
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Se o verão tiver fortes ondas de calor no Interior, então a água e a temperatura no Algarve estarão ótimas... Adicionando a nortada no litoral, o verão fica parecido com o de 2015. A ver vamos... :rolleyes:

Nos últimos anos os fenómenos de nortada têm sido notavelmente persistentes no tempo no Algarve. Por isso a água tem estado «fria». Os mais velhos dizem que o normal são 3 dias de nortada. Temos tido períodos de uma ou duas semanas, com breves intervalos, que depois retornam. O normal no Algarve é brisa de sueste de manhã e de sudoeste durante a tarde; períodos curtos de nortada de 2 ou 3 dias; e períodos de «levante» também curtos, mas que são mais longos que os períodos de nortada. Na baía de Monte Gordo o normal é a temperatura da água do mar rondar os 22/23ºC, descer para 18/19º com nortadas persistentes e subir para 24/26ºC com levante.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nos últimos anos os fenómenos de nortada têm sido notavelmente persistentes no tempo no Algarve. Por isso a água tem estado «fria». Os mais velhos dizem que o normal são 3 dias de nortada. Temos tido períodos de uma ou duas semanas, com breves intervalos, que depois retornam. O normal no Algarve é brisa de sueste de manhã e de sudoeste durante a tarde; períodos curtos de nortada de 2 ou 3 dias; e períodos de «levante» também curtos, mas que são mais longos que os períodos de nortada. Na baía de Monte Gordo o normal é a temperatura da água do mar rondar os 22/23ºC, descer para 18/19º com nortadas persistentes e subir para 24/26ºC com levante.
Eu não sei de onde vem essa perceção... Dois ou três anos não são o suficiente para determinar uma média... Esse padrão de que estás a falar aconteceu sobretudo nos anos de 2017 e 2019. :D

Junho e julho de 2018 são exceções porque foram meses bem frios por todo o país, logo não entram nesta estatística. O mesmo com os meses de verão de 2014 (nesse caso, a nortada até nem foi lá muito forte, o tempo esteve foi mais frio do que o normal). :cold:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu não sei de onde vem essa perceção... Dois ou três anos não são o suficiente para determinar uma média... Esse padrão de que estás a falar aconteceu sobretudo nos anos de 2017 e 2019. :D

Junho e julho de 2018 são exceções porque foram meses bem frios por todo o país, logo não entram nesta estatística. O mesmo com os meses de verão de 2014 (nesse caso, a nortada até nem foi lá muito forte, o tempo esteve foi mais frio do que o normal). :cold:

Tens mais, por exemplo, 2007 e 2008.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tens mais, por exemplo, 2007 e 2008.
Certo, mas mesmo assim 4 anos, ainda por cima bem espaçados, não são suficientes para determinar uma tendência. :D

Pelo meio desses anos houve uns quantos que tiveram a temperatura da água do mar excelente. Caso de 2016, onde a temperatura da água do mar chegou aos 26°C em Tavira e aos 24°C na Costa Vicentina (isso sim é raro!). Ou de 2010, com 27°C em Monte Gordo e 31°C em Matalascañas. :sweat:

E mesmo em 2015, com alguma nortada, a água do mar no Algarve (no Sotavento) andou à volta dos 24°C. No Barlavento, por outro lado, a temperatura da água andava nos 18°C nesse ano. :surprise:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Neste momento temos uma data de células pré-frontais que seguem para nordeste. Vai chovendo no Sul, como já estava previsto... :rain:
hoyrCbF.png


A zona mais intensa ainda está bem a oeste e deverá atingir as regiões do Sul primeiro. :)
MAg3p31.png
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Neste momento temos uma data de células pré-frontais que seguem para nordeste. Vai chovendo no Sul, como já estava previsto... :rain:
hoyrCbF.png


A zona mais intensa ainda está bem a oeste e deverá atingir as regiões do Sul primeiro. :)
MAg3p31.png

Vamos ter finalmente uma noite de fogo-de-artifício aqui para a nossa zona? :D

A propósito de trovoada: para mim, na região de Almada, o último ano digno de menção foi o de 2011 com dias bem interessantes na Primavera e depois em Novembro. Nesse mês de Outono houve várias noites com trovoadas intensas (e recordo-me bem pois nessa altura residia frente aos antigos estaleiros da Lisnave e vi a grua principal, bem como a antena de comunicações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, serem atingidas directamente por várias vezes), porém com a pressão atmosférica elevada salvo-erro à volta dos 1025hpa. Alguém me sabe explicar como é possível ocorrer trovoada com a pressão tão alta?
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Vamos ter finalmente uma noite de fogo-de-artifício aqui para a nossa zona? :D

A propósito de trovoada: para mim, na região de Almada, o último ano digno de menção foi o de 2011 com dias bem interessantes na Primavera e depois em Novembro. Nesse mês de Outono houve várias noites com trovoadas intensas (e recordo-me bem pois nessa altura residia frente aos antigos estaleiros da Lisnave e vi a grua principal, bem como a antena de comunicações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, serem atingidas directamente por várias vezes), porém com a pressão atmosférica elevada salvo-erro à volta dos 1025hpa. Alguém me sabe explicar como é possível ocorrer trovoada com a pressão tão alta?
Lembro-me muito bem das trovoadas em 2011. Há sobretudo uma noite de que eu nunca me irei esquecer: a noite dos horrores, de 18 para 19 de abril. :eek::trovao: