Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia @Thomar,

Típico desta sinoptica , lotaria total! Mas apesar da pouca precipitação de ontem, comparando com outra zonas do concelho , Abril soma e segue, e com os 3mm que já acumulei hoje, e que pelo radar ainda vai acumular mais qualquer coisa, o mês segue com com 67mm , já acima da média






Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Bom dia,

Seja bem aparecido amigo, está tudo bem por aí?

A manhã começou com chuva moderada, já vai bem encaminhado...hoje sem actividade eléctrica, por enquanto

Mais um dia a bulir a partir de casa e com este tempo ainda sabe melhor

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,

A madrugada foi bem chuvosa por aqui... Aguaceiros moderados a fortes seguiram-se, acumulando 11,4 mm, elevando o acumulado mensal para os 85,7 mm. Diria que já ultrapassei a média mensal. :rain:

Agora está mais calmo, com 14,6ºC e céu pouco nublado. :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Deixo aqui alguns dos raios captados em vídeo na tarde de ontem. Tratam-se, portanto, de frames de vídeo e não de fotografias :)

O vídeo está no forno.


vlcsnap-2020-04-15-09h42m46s851
by duarthe_sousa, no Flickr


vlcsnap-2020-04-15-09h45m42s204
by duarthe_sousa, no Flickr


vlcsnap-2020-04-15-09h46m30s628
by duarthe_sousa, no Flickr


vlcsnap-2020-04-15-09h47m43s340
by duarthe_sousa, no Flickr


vlcsnap-2020-04-15-09h50m09s761
by duarthe_sousa, no Flickr


vlcsnap-2020-04-15-09h51m55s752
by duarthe_sousa, no Flickr


vlcsnap-2020-04-15-09h52m38s070
by duarthe_sousa, no Flickr
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
E depois de uma noite super calma, sem e devuma manha com sol até agora, eis que começa a escurecer e a chover de forma moderada...
O que nos espera hoje para Lisboa???
Bom dia!
Hoje, o tempo irá melhorar gradualmente. À tarde já não se espera chuva. Vá, no máximo um aguaceiro ou outro.
Por Carnaxide já passou um aguaceiro moderado, mas o sol já reina novamente.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Ontem choveu fraco durante mais meia-hora após o meu último post, a partir daí não caiu mais nada. 18,6 mm acumulados, que dia... :hehe:

Hoje o dia segue bem mais soft, com céu parcialmente nublado e aguaceiros moderados. O acumulado segue nos 2,7 mm.

De notar algumas nuvens que pareceram apresentar movimentos de rotação durante a manhã :unsure:

Extremos de ontem:

Mínima: 11,3ºC
Máxima: 21,5ºC (Meia-hora depois, cai repentinamente para os 15,8ºC :scared:)
Acumulado: 18,6 mm


Mínima de hoje: 11,4ºC
T. Atual: 15,0ºC
HR: 74%
Vento: Nulo

Sem total confiança nos valores (não costumo acompanhar as estações) mas interessantes os valores acumulados, a confirmar a persistência da linha de convecção intensa a escassos km's daqui do Montijo.

Atalaia: 49mm
Montijo (cidade): 28mm
Montijo (B.A. Samouco): 12mm (este até às 18utc)

Em linha recta, as estações com mais/menos precipitação distam cerca de 8km apenas!

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IMONTIJO11
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IATALAIA2

Há uma estação que teria valores interessantes concerteza, em Alcochete. Mas desapareceu a meio da tarde, certamente falha de energia com a trovoada. Pena...

Eu sei que não se deve confiar muito nas estações amadoras, mas acredito que estes valores estejam corretos, especialmente essa da Atalaia que foi por onde passou a carga mais dura...
Tendo em conta o aqui observado e pela conversa que eu tive com algumas pessoas esta manhã, dá a entender que a situação variou bastante de bairro para bairro, típico destes eventos :p
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
706
Local
Alfragide e Olivais Norte
Bom dia!
Hoje, o tempo irá melhorar gradualmente. À tarde já não se espera chuva. Vá, no máximo um aguaceiro ou outro.
Por Carnaxide já passou um aguaceiro moderado, mas o sol já reina novamente.
Obrigado: :-)
Sim, deve ter sido o mesmo aguaceiro porque porque aqui também já passou e já apareceu o Sol novamente...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia @Thomar,

Típico desta sinoptica , lotaria total! Mas apesar da pouca precipitação de ontem, comparando com outra zonas do concelho , Abril soma e segue, e com os 3mm que já acumulei hoje, e que pelo radar ainda vai acumular mais qualquer coisa, o mês segue com com 67mm , já acima da média
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Bom dia @Ricardo Carvalho.
Interessante os valores de ontem e dos valores mensais (em apenas 14 dias e meio) das 3 estações que sigo aqui na zona:
- a tua ontem com apenas 6,35 mm, e acumulado mensal até ás 11h15 de hoje 67,06 mm;
- a do @vortex com acumulado ontem de 10.16 mm e acumulado mensal até ás 11h15 de hoje 83,05 mm;
- e a do Quinta do Anjo com acumulado ontem de 27.99 mm e acumulado mensal até ás 11h15 de hoje 95,50 mm!