Seguimento Sul - Abril 2020

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
E pronto, mais 2 células ao lado, assim fica difícil ver trovoada em condições.:lmao::D

Enviado do meu MYA-L11 através do Tapatalk

O costume. :p A Serra de São Mamede em certas situações prejudica mais do que o contrário.

Vejo mais uma célula a Sul mas vai passar ao largo. A SE já está céu com abertas. 14.8ºC e vento forte.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Sol e vento para secar a roupa :p Tirando um ou outro aguaceiro disperso, já não deverá haver grande coisa hoje.

Têm-se ouvido alguns trovões da célula que está a SSE. 15,6ºC.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Acabei de chegar de Flor da Rosa, apanhei um susto.E acho que a caixa da EDP que tenho junto ao edificio onde trabalho rebentou. Literalmente fugi.

Se foi esta descarga, foi bem puxada...

o2WUNNL.jpg
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Sol e vento para secar a roupa :p Tirando um ou outro aguaceiro disperso, já não deverá haver grande coisa hoje.

Têm-se ouvido alguns trovões da célula que está a SSE. 15,6ºC.

Guarda energias e tempo para amanhã ;) É bom que haja estes momentos de pausa para que os terrenos drenem a água em excesso, porque senão começa a haver mais estragos na agricultura do que já há ;) Infelizmente não pode haver sol na eira e chuva no nabal :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Guarda energias e tempo para amanhã ;) É bom que haja estes momentos de pausa para que os terrenos drenem a água em excesso, porque senão começa a haver mais estragos na agricultura do que já há ;) Infelizmente não pode haver sol na eira e chuva no nabal :D
Claro, e já há quem diga que tem chovido demais. :D Não é nada fora do comum, daí os ditados, mas tem chovido bastante e a partir de uma certa altura também já poderá originar alguns prejuízos. O padrão atual é aquele que podia originar um inverno chuvoso como há muito não temos, mas que não aparece nesses meses.
Este ano, tal como em 2018, felizmente já há novamente muita água por aí e os campos estão bastante saudáveis. Apesar de não ter chovido tanto em Março, as chuvadas de Dezembro e o facto de janeiro não ter sido tão seco, ajudou para que estas últimas semanas com mais chuva voltassem a recuperar isto. Fevereiro estragou tudo, sendo que basicamente foi uma cópia de Abril de 2017, muito quente e só com chuva no último dia do mês. Só não acabou com 0mm porque este ano houve dia 29. :lol:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A estação do IPMA de VRSA acumulou mais 10.8 mm desde as 00h.

O acumulado de ontem ficou em 23.6 mm. O evento rendeu até agora 34.4 mm.

Neste momento a estação tem a média de Abril quase feita (46.5 mm, 71-00).

Até agora, o mês de Abril tem sido normal no Algarve em termos de precipitação e longe dos acumulados de outros anos em que o mês foi muito chuvoso (penso no caso extremo de 2008 com perto de 200 mm em alguns locais). A ver pelos modelos, ainda teremos mais precipitação até à próxima semana, logo ainda pode haver alguma surpresa.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Até agora, o mês de Abril tem sido normal no Algarve em termos de precipitação e longe dos acumulados de outros anos em que o mês foi muito chuvoso (penso no caso extremo de 2008 com perto de 200 mm em alguns locais). A ver pelos modelos, ainda teremos mais precipitação até à próxima semana, logo ainda pode haver alguma surpresa.
Acumulados ainda muito modestos face à situação de seca extrema que temos vivido. Ainda assim muito bom para os solos. O que eu penso é que a maior das pessoas vai caír numa sensação de falsa normalidade. Apesar de uma Primavera chuvosa, num Verão normal os gastos de água são enormes. Mesmo assistindo a alguma recuperação nas barragens a recuperação dos aquíferos está muito longe. Em 2018 tivemos muito mais precipitação e os aquíferos comparativamente estavam em melhor estado. Muitos fatores em jogo...vamos ver o desenrolar...
 
Última edição:

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Aqui a Serra de Grândola parece que tem um escudo anti-chuva....tem passado tudo ao lado...por cima...por baixo...um aguaceiro de vez em quando e nada mais.
Claro que estou muito contente pelo resto do Alentejo que tem recuperado de alguma maneira, mas por aqui, neste flanco da Serra,
os ribeiros nunca mais correram e a terra continua seca a pouca profundidade como se pode ver naquele barranco na foto das ovelhas a pastar.
Ontem à noite um raio caiu aqui mesmo ao lado da casa e lixou-me a bomba de água do furo...estou à espera dos electricistas.
Ficam umas fotos para desanuviar!
7q8TyYs.jpg


GZFnhzy.jpg


dHsJTjG.jpg


Abraços ;)!!!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Aqui a Serra de Grândola parece que tem um escudo anti-chuva....tem passado tudo ao lado...por cima...por baixo...um aguaceiro de vez em quando e nada mais.
Claro que estou muito contente pelo resto do Alentejo que tem recuperado de alguma maneira, mas por aqui, neste flanco da Serra,
os ribeiros nunca mais correram e a terra continua seca a pouca profundidade como se pode ver naquele barranco na foto das ovelhas a pastar.
Ontem à noite um raio caiu aqui mesmo ao lado da casa e lixou-me a bomba de água do furo...estou à espera dos electricistas.
Ficam umas fotos para desanuviar!
7q8TyYs.jpg


GZFnhzy.jpg


dHsJTjG.jpg


Abraços ;)!!!

Nota-se bem a falta de água... a erva está sem qualquer força e muito mortiça.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Acumulados ainda muito modestos face à situação de seca extrema que temos vivido. Ainda assim muito bom para os solos. O que eu penso é que a maior das pessoas vai caír numa sensação de falsa normalidade. Apesar de uma Primavera chuvosa, num Verão normal os gastos de água são enormes. Mesmo assistindo a alguma recuperação nas barragens a recuperação dos aquíferos está muito longe. Em 2018 tivemos muito mais precipitação e os aquíferos comparativamente estavam em melhor estado. Muitos fatores em jogo...vamos ver o desenrolar...

Para o ano hidrológico acabar na média teriam de cair mais 200 a 300 mm até Agosto. Nós sabemos que isto é praticamente impossível. Neste momento temos a região com perto de 300 mm, a ver se ainda chegamos aos 350 mm e se o Verão é fresco, o que já servirá para salvar parte da vegetação e para termos água nas barragens para mais um ano.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Aqui a Serra de Grândola parece que tem um escudo anti-chuva....tem passado tudo ao lado...por cima...por baixo...um aguaceiro de vez em quando e nada mais.
Claro que estou muito contente pelo resto do Alentejo que tem recuperado de alguma maneira, mas por aqui, neste flanco da Serra,
os ribeiros nunca mais correram e a terra continua seca a pouca profundidade como se pode ver naquele barranco na foto das ovelhas a pastar.
Ontem à noite um raio caiu aqui mesmo ao lado da casa e lixou-me a bomba de água do furo...estou à espera dos electricistas.
Ficam umas fotos para desanuviar!
7q8TyYs.jpg


GZFnhzy.jpg


dHsJTjG.jpg


Abraços ;)!!!
A Serra de Grândola tem, de facto, tido má sorte. Os eventos têm passado todos ao lado.
O que a Serra precisa é daquelas frentes frias que descarregam bem, como aquelas que tínhamos por aqui há uns anos, que percorriam o país de norte a sul. :unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Aqui a Serra de Grândola parece que tem um escudo anti-chuva....tem passado tudo ao lado...por cima...por baixo...um aguaceiro de vez em quando e nada mais.
Claro que estou muito contente pelo resto do Alentejo que tem recuperado de alguma maneira, mas por aqui, neste flanco da Serra,
os ribeiros nunca mais correram e a terra continua seca a pouca profundidade como se pode ver naquele barranco na foto das ovelhas a pastar.
Ontem à noite um raio caiu aqui mesmo ao lado da casa e lixou-me a bomba de água do furo...estou à espera dos electricistas.
Ficam umas fotos para desanuviar!
7q8TyYs.jpg


GZFnhzy.jpg


dHsJTjG.jpg


Abraços ;)!!!
Bastante notável a falta de precipitação...
Talvez amanhã tenhas direito a uma boa rega visto que será uma frente, logo será precipitação em principio mais generalizada. Já se sabe que com estas situações de trovoadas, é uma lotaria sendo que num local pode chover muito e noutro ao lado, já não.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Aguaceiros fracos que dão apenas para molhar o chão. Células mais intensas a Leste e alguns aguaceiros mais intensos, mas dispersos na serra e a sul.
Há pouco, célula que já está a sul de Cáceres.
O01AhVk.jpg


Algum vento e 17,8ºC.