Seguimento Litoral Norte - Abril 2020



guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Confirmo, que belo cenário para leste!


Estou a fazer o modesto time lapse com o telemóvel. :lol:

Eu também estou, só que começei um bocado tarde e por isso aproximei à célula da esquerda que estava um bocado mais fotogénica.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
18,3°C
70% hr
f4041ac91a762598e0a2dbd66f0fae57.jpg
658058bf9b4a2c13422808d91e5ecfda.jpg


Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

hoje temos um dia parecido com o de ontem. Sol entre nuvens com alguma convecção pouco expressiva e está bastante ameno. A brisa marítima hoje está bem presente. Não deve deixar formar nada de especial.


Deixo aqui uns registos das células que apareceram ontem a meio da tarde, pela zona de Vila Real. A convecção estava fraca e aparecia especialmente a NE. Mais tarde lá acabaram por aparecer estas células a E. Nada demais mas como sempre bastante fotogénicas.









Composição com quatro fotos, com as células a cobrirem quase todo o quadrante este:

 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Final de tarde por Guimarães

deec0b6238fe29a1e126bb63e67e349a.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas,

por aqui o dia foi algo quente, máxima de 22.2ºc .

Neste momento 17.4ºc , vento fraco e 74%HR, de madrugada acumulou 1 mm.

Ao fim do dia ( quase noite) aspecto das células distantes, vistas aqui do Porto, ainda iluminadas pelo sol e que já se encontravam na zona da fronteira com a Galiza:

CQIFhcg.jpg

O melhor que apareceu hoje:

A NE





Ainda foi visível alguma trovoada e alguns trovões ouviram-se, mas passou ainda algo distante.


O Pôr do sol foi épico mas não estava virado para oeste o vídeo.


Os meus registos do pôr do sol e também de um raio da célula de Ponte de Lima:

Stormy sunset by Guilherme Silva, on Flickr
Stormy sunset by Guilherme Silva, on Flickr
Stormy sunset by Guilherme Silva, on Flickr
Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

Belíssimas!


Também tenho algo, embora não tão épicas:








14.25 em viana do Castelo

DOihrrz.png

Boa tarde,

Aspecto do céu por aqui pela hora de almoço ( a célula passou mais a Oeste da Cidade) vista para WNW:

Kxw8Bud.jpg


pwBnjPQ.jpg


16.2ºc actuais, de momento não chove mas vem bastante escuro de Sul

Há meia hora, junto a Espinho

Espinho_20200416_01 by André Carvalho, no Flickr

Deixos-vos aqui uns registos de ontem. As três primeiras são de uma célula que produziu esta leve shelf cloud e ainda foram audíveis dois trovões.

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr
Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr
Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr
Towering cumulus after sunset by Guilherme Silva, on Flickr

Estava cá com um pressentimento que ia aparecer uma tromba cá pelo Litoral Norte hoje

-----------------------------

Bom, cá deixo umas fotos de hoje, ainda não da célula com circulação na base, essas ficam para a segunda fornada Foi uma tarde bem animada, entre trabalho e janela... Ao final do dia ainda houve direito a uma bonita "couve-flor", já há muito tempo que não via uma tão grande Ficam para a próxima partilha também.


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Stormy Day. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr

Boas tardes,

Como se adivinhava há umas horas atrás, a tarde tem sido bem seca e ensolarada, sem nada de notório a relatar. Bom para repor os níveis de vitamina D

Como cumpro sempre as minhas promessas, cá ficam mais umas fotos de ontem: as primeiras da célula com rotação aparente na base, não muita mas existente, e depois das grandes células que apareceram sobre a serra da Freita ao cair do dia


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr


Instability. Porto, 16-04-2020
by JoãoP74, on Flickr

Boas,

hoje temos um dia parecido com o de ontem. Sol entre nuvens com alguma convecção pouco expressiva e está bastante ameno. A brisa marítima hoje está bem presente. Não deve deixar formar nada de especial.


Deixo aqui uns registos das células que apareceram ontem a meio da tarde, pela zona de Vila Real. A convecção estava fraca e aparecia especialmente a NE. Mais tarde lá acabaram por aparecer estas células a E. Nada demais mas como sempre bastante fotogénicas.









Composição com quatro fotos, com as células a cobrirem quase todo o quadrante este:


Fotografias fantásticas pelo Litoral Norte :thumbsup: só hoje consegui ver todas com atenção. Parabéns aos autores das mesmas! :)
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Por aqui chuva fraca.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde e bom almoço se for o caso, o dia de ontem foi de inverno autentico, sendo que começou a chover pouco depois do meio dia e não parou pelo menos até as 3:00h da madrugada.
De momento céu pouco nublado/limpo por nuvens altas, o sol já espreita. Vento fraco de N/NO.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,943
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Lá fomos tendo dias de chuva, não demasiada.
O bom disto é que os terrenos estão com excelente disponibilidade hídrica. O mau? Bem, não se pode dizer que seja mau...a vegetação está agora a começar o seu crescimento rápido, e se entretanto o sol aparecer uns dias seguidos então é que será notório esse crescimento.
O pior serão mesmo os matos e giestais desses montes. Quem já fez a sua limpeza concerteza terá um problema pela frente: isto vai mesmo crescer bem. A primavera este ano trouxe água de forma regular, pelo que até junho tudo tende a voltar a despontar.
Nada que não se resolva com um estado de emergência até outubro, confinando aos seus lares os tradicionais "chegadores de lume" florestais.

Bem, hoje de madrugada ainda choveu. 1,0 mm de acumulado...Nada mau!
O mês segue com 119,1 mm. Dentro da média se não voltar a chover entretanto.
Pela manhã o céu apresentava-se encoberto, mas só ao final da tarde o sol deu um ar da sua (pouca) graça.
A noite está com céu virtualmente limpo, com ventinho fraco a moderado a fazer-se sentir.

Tactual: 12,5ºC
Hr: 75%
A todos, uma excelente semana. :cheers: