Seguimento Litoral Norte - Abril 2020



Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
C9-A8-A0-AF-AE4-E-4-BAE-AD8-E-30-C07-C60-EE5-B.jpg
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Uma boa trovoada de Primavera aqui por Braga, com chuva temporariamente torrencial mas de curta duração.

Surgiu de leste e já terminou, mas observam-se belas torres na mesma direção.

Uma estação primaveral e um mês de Abril mais adequados à normalidade que conhecemos num passado que já vai distante.

Efeitos da menor intervenção humana no meio ambiente em consequência do grande confinamento? Estou apenas a lançar sementes para futuras discussões.

Saúde para todos. :)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Por aqui ouvi a chuva a cair, gotas bem pesadas, mas de curta duração.
Não dei conta de trovoada pois estava "trôpego", a descansar depois de mais uma noite de "luta" no trabalho. ;)
Pelos vistos entre Paredes e Penafiel (estão logo ali, juntas), pelas 15.30h, a escuridão foi muita, a chuva foi intensa e a trovoada era abundante.
Aqui em Paços de Ferreira, a metade leste teve bastante precipitação e alguma trovoada, já a metade oeste teve apenas um aguaceiro moderado.
A EMA de Paços de Ferreira registou 3,3 mm, aqui em casa registei 0,0 mm. Nada mau! :D

Esteve quente, muito agradável, bem primaveril.
A temperatura caiu dos 22,9ºC de máx às 14.30h, para os 15,8ºC actuais (Hr de 70%).

Bom fim de semana para todos e boas caçadas à trovoada. Levem máscara para não contaminarem a atmosfera...:lol::nicephoto:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde/ noite,
Parabéns para aqueles que conseguiram aliviar as vistas e os ouvidos, por aqui nevoeiro ao fim do dia com abertas, nem trovoada nem chuva e não me acredito que chegue algo ao litoral norte.
No entanto acredito que para as zonas de Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço tenha caído alguma coisa.
Bom fim de semana para todos.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Não tive oportunidade de tirar nenhuma foto à trovoada quando ainda estava mais longe, mas ainda deu para fazer um registo perto de Santa Lucrécia de Algeriz. 7-8min antes estava eu naquele ponto branco na imagem de radar em baixo. Apanhei uma chuvada! :w00t: Era cada gota enorme que eu não me lembro de ter visto nenhuma assim, o barulho parecia granizo! :scared: Curioso que nesse tempo todo só vi um leve clarão, nem deu para ver um raio, apesar de aparecerem vários relâmpagos detetados, será que a maior parte foi tudo dentro da nuvem? :intrigante: @Ruipedroo conseguiste ver algum raio?

y9Yjga5.jpg



Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,

Não tive oportunidade de tirar nenhuma foto à trovoada quando ainda estava mais longe, mas ainda deu para fazer um registo perto de Santa Lucrécia de Algeriz. 7-8min antes estava eu naquele ponto branco na imagem de radar em baixo. Apanhei uma chuvada! :w00t: Era cada gota enorme que eu não me lembro de ter visto nenhuma assim, o barulho parecia granizo! :scared: Curioso que nesse tempo todo só vi um leve clarão, nem deu para ver um raio, apesar de aparecerem vários relâmpagos detetados, será que a maior parte foi tudo dentro da nuvem? :intrigante: @Ruipedroo conseguiste ver algum raio?

y9Yjga5.jpg




Foto TOP :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m

Obrigado! :thumbsup:

_____________

Grande diferença para ontem, hoje céu nublado e até algum nevoeiro acompanhado de chuva fraca/chuvisco.
Estão 14,6ºC e 0,3mm acumulados.
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa noite,

Não tive oportunidade de tirar nenhuma foto à trovoada quando ainda estava mais longe, mas ainda deu para fazer um registo perto de Santa Lucrécia de Algeriz. 7-8min antes estava eu naquele ponto branco na imagem de radar em baixo. Apanhei uma chuvada! :w00t: Era cada gota enorme que eu não me lembro de ter visto nenhuma assim, o barulho parecia granizo! :scared: Curioso que nesse tempo todo só vi um leve clarão, nem deu para ver um raio, apesar de aparecerem vários relâmpagos detetados, será que a maior parte foi tudo dentro da nuvem? :intrigante: @Ruipedroo conseguiste ver algum raio?

y9Yjga5.jpg



Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

Não vi nenhum raio, apenas um ou dois clarões. A célula era fotogénica mas os raios estavam escondidos. :D


Deixo aqui mais duas fotos tiradas com o telemóvel:

7U6lOXX.jpg


wB71Sf4.jpg


Na altura destas fotos a trovoada tinha acalmado mas depois voltou a aparecer uns minutos depois.


Hoje está um dia bem diferente do de ontem. Mais fresco e temos chuvisco.