Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Olá pessoal, desculpem desde já a minha possível ignorância, lol, hoje e amanhã, algumas zonas do país estão sob previsão moderada para raios ultravioletas, a minha questão é... Isso ajuda o combate de vírus pandémicos ou outros ,ou o índice embora seja nocivo, ainda é fraco para esse tipo de combate? Obrigado
Off topic: Segundo li, o calor por si só pode não "matar" o vírus, mas pode ajudar a que tenha uma propagação mais lenta.
Convém referir, que este vírus ainda é um pouco desconhecido, portanto terão de ser feitos mais estudos, para percebemos o seu real comportamento.
O mais importante neste momento, é continuarmos com as medidas que temos tido, distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso de máscaras etc.
 


mhenriques

Cirrus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
65
Local
Antas (alt200m), Caldas da Rainha
O
Off topic: Segundo li, o calor por si só pode não "matar" o vírus, mas pode ajudar a que tenha uma propagação mais lenta.
Convém referir, que este vírus ainda é um pouco desconhecido, portanto terão de ser feitos mais estudos, para percebemos o seu real comportamento.
O mais importante neste momento, é continuarmos com as medidas que temos tido, distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso de máscaras etc.
Obrigado Davidmpd, realmente no calor não está confirmado que mate o vírus, mas a radiação ultravioleta sim, a minha questão é se um aviso de nível 6 ou 7, como foi o caso de ontem e hoje, se nos ajuda ou não. Abraço
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Off topic: Segundo li, o calor por si só pode não "matar" o vírus, mas pode ajudar a que tenha uma propagação mais lenta.
Convém referir, que este vírus ainda é um pouco desconhecido, portanto terão de ser feitos mais estudos, para percebemos o seu real comportamento.
O mais importante neste momento, é continuarmos com as medidas que temos tido, distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso de máscaras etc.

Falaram nisso há uns tempos mas, olhando para o número de infectados nos países equatoriais e tropicais, não parece nada que a propagação seja muito lenta...
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Falaram nisso há uns tempos mas, olhando para o número de infectados nos países equatoriais e tropicais, não parece nada que a propagação seja muito lenta...
A temperatura não será o único fator a ter em conta. Certamente que a humidade relativa também influencia a integridade do vírus fora do hospedeiro. E nesse aspeto, não podemos comparar o clima do nosso país com o clima dos países tropicais. Trata-se de um vírus com invólucro de bicamada fosfolipídica (semelhante à membrana celular), o que o torna muito vulnerável... daí ser tão importante (e tão fácil...) a lavagem muito cuidada e frequente das mãos e superfícies. Além disso, as regras de distanciamento social (não confundir com confinamento) são outro forte instrumento de auxílio à limitação da propagação do vírus. Está (quase) tudo nas nossas mãos, por assim dizer!!!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,717
Local
Loures
Penso que hoje será o ultimo dia com chuva para as próximas semanas...
E Abril fez jus ao seu nome, houve mta chuva e veio ajudar bastante a repor onde faltava!

Depois do episódio de calor parece haver condições para a ocorrência de algumas trovoadas, veremos... Mas antes disso ainda teremos alguma chuva no litoral norte, em especial Minho e Douro Litoral.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Penso que hoje será o ultimo dia com chuva para as próximas semanas...
Eu não penso dessa maneira... Dada a sinóptica prevista para a próxima semana, até diria que poderemos ter cut-offs e rios atmosféricos a abranger regiões mais a sul. Ainda tudo muito incerto, mas logo veremos! :pray: :rain:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu não penso dessa maneira... Dada a sinóptica prevista para a próxima semana, até diria que poderemos ter cut-offs e rios atmosféricos a abranger regiões mais a sul. Ainda tudo muito incerto, mas logo veremos! :pray: :rain:
Eu discordo dessa análise... tudo vai depender de uma depressão a oeste do continente, e a maioria dos modelos colocaram ela a avançar para Norte, portanto só Norte( especialmente) é que poderiam sentir alguns dos seus efeitos, mas ainda está algo indefinido a sua deslocação, não me parece que vá haver grandes chuvas no sul nos próximos tempos, mas quem sabe possa estar eu errado, veremos.
 

Majorcoma

Cirrus
Registo
28 Abr 2020
Mensagens
13
Local
Castelo Branco/ Nisa
Eu discordo dessa análise... tudo vai depender de uma depressão a oeste do continente, e a maioria dos modelos colocaram ela a avançar para Norte, portanto só Norte( especialmente) é que poderiam sentir alguns dos seus efeitos, mas ainda está algo indefinido a sua deslocação, não me parece que vá haver grandes chuvas no sul nos próximos tempos, mas quem sabe possa estar eu errado, veremos.
Pois é, parece que só o Norte se vai safar com chuva nos próximos tempos, por mim não me importava, mas ainda bem que tivemos chuva este mês.:):w00t::rain::pray:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Eu discordo dessa análise... tudo vai depender de uma depressão a oeste do continente, e a maioria dos modelos colocaram ela a avançar para Norte, portanto só Norte( especialmente) é que poderiam sentir alguns dos seus efeitos, mas ainda está algo indefinido a sua deslocação, não me parece que vá haver grandes chuvas no sul nos próximos tempos, mas quem sabe possa estar eu errado, veremos.

A semana entre 11/05 a 17/05 mostra uma tendência para temperaturas abaixo da média e precipitação acima da média em todo o território, dado estar na 3ª semana é muito incerta e é a única que mostra alguma coisa segundo o ECMWF.

https://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A semana entre 11/05 a 17/05 mostra uma tendência para temperaturas abaixo da média e precipitação acima da média em todo o território, dado estar na 3ª semana é muito incerta e é a única que mostra alguma coisa segundo o ECMWF.

https://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/
Sim, é verdade mas estava a falar mais no curto prazo, até 10 dias, aí já estamos um pouco mais longe, embora o GFS até mostre algo de interessante nessa semana, mas lá está, ainda longe da previsão e poderá mudar.