Desejos / Previsões para Verão 2008!!

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Eu acho que os Julhos têm sido uma bela porcaria. Esta primeira quinzena mais parecia Março/Abril...e pelos vistos dão uma bela descida da temperatura para a última semana de Julho. Eu marquei férias para a 2a e 3a semana de Agosto, espero que esteja melhor que o ano passado. Nos anos anteriores ainda não tive uma desilusão. Se bem que a 1a semana do mês costuma ser mais quente, mas também há mais gente nas estradas e praias.



Desculpa de corrigir. Os anos passados(verão), é que tem sido anormais,pois aconselho a que vá ver as normais do porto e de lisboa.No entanto ponho aqui para julho as normais dessas cidades no periodo de 1971 a 2000 fonte do IM.

Julho:
Porto 25º
Lisboa 27.5º

ps:estou a mencionar lisboa,e já está um bocado afastado do litoral oeste,e não menciono o Algarve e a vertente sul da Arrabida, pois são partes do país diferentes do resto do litoral oeste




Quanto as previsões o gfs nesta ultima run(12)prevê um arrefecimento mais acentuado do litoral oeste,esperar pelas 20.00 do ecmwf,para ver se coincide
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Normalmente o mês de Agosto é sempre o mês mais complicadinho e caquético de prever :D:D pela minha vista vai ser fresquinho, pelo menos no litoral.

Um Agosto a modos de anos 70...mas é só mesmo na minha vista, não me batam, estas duas semanas de calor que se prevêem vão matar o calor de Agosto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Mas aqui no Meteopt, temos gente capaz de previsões sazonais.
E pelos vistos a hipotética/provável vaga de calor que se avizinha, já estaria há muito,muito tempo, prevista por sábios conhecedores do Tempo.
Oh Algarvio1980 , permita-me esta ironia.
O que constato nos modelos é que mais de 10 dias na previsão é já um grande problema , mais de 15 é uma Eternidade ,apesar do notável avanço nas duas últimas décadas.
O que é que o Algarvio1980 sabe que os modelos não sabem?

Caro nimboestrato, certamente que a previsão sazonal que o nosso caro Algarvio1980 fez, é totalmente livre de compromisso e tratou-se simplesmente de um palpite acertado baseado em múltiplos factores. Digo eu que tenho uma grave alergia a previsões sazonais e que tenho até calafrios quando as vejo espalhadas em tabloides, media e até na boca do povo quase como certezas apocalíticas. Mas até eu em algumas conversas disse que pela conjuctura Maio/Junho esperava uma transição Julho/Agosto bem quente.
Isto para dizer que não sendo fonte oficial e não dando um destaque exagerado á sua previsão, o Algarvio deu uma, vá lá... OPINIÃO SAZONAL! Válida, legitima e até acertada! Faz-me mais confusão aquelas que sem validade são proferidas como verdades, em meios que deviam ser responsáveis a bem da meteorologia!

Caro Nimboestrato, claro que permito essa tua ironia, e digo mais que adoro as tuas previsões que fazes diariamente aqui no fórum, mas podes ficar descansado que não faço bruxaria nem nada do género nem tenho qualquer ligação ao Professor Bambo :lmao:, como o Caro Vitamos referiu a minha previsão sazonal foi baseada em vários modelos e com a observação dos últimos meses e até agora confirma-se o calor nesta 2ª quinzena de Julho que pode ser extremo ou não, mas ao menos não disse que era o Verão mais quente dos últimos 25 anos como a nossa imprensa lançou.:D:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Desculpa de corrigir. Os anos passados(verão), é que tem sido anormais,pois aconselho a que vá ver as normais do porto e de lisboa.No entanto ponho aqui para julho as normais dessas cidades no periodo de 1971 a 2000 fonte do IM.

Julho:
Porto 25º
Lisboa 27.5º

ps:estou a mencionar lisboa,e já está um bocado afastado do litoral oeste,e não menciono o Algarve e a vertente sul da Arrabida, pois são partes do país diferentes do resto do litoral oeste

Concordo. Eu não sei que idade tem o squizzo, mas eu quando era puto passei muitas férias na Figueira da Foz, Buarcos e Mira e lembro-me bem de ter muitas férias que eram uma desilusão, com neblinas, nevoeiros, vento e mesmo frio, e claro, dias a fio com a bandeira vermelha e água gélida. O que nos safava era a Barrinha de Mira, não queriamos outra coisa.

Eu sei por amigos e familiares que nos últimos anos tem-se assistido a muitas milhares de pessoas do norte irem passar férias por exemplo à Galiza, e isso só acontece porque os últimos anos foram excepcionalmente quentes. Normalmente ir para a Galiza não é propriamente uma boa opção para quem quer calor e praia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Movi alguma da conversa do tópico das Previsões para aqui, às vezes é complicado separar a conversação, mas a continuarmos a falar do assunto que é sempre interessante de discutir, penso que é mais apropriado fazê-lo neste tópico.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Concordo. Eu não sei que idade tem o squizzo, mas eu quando era puto passei muitas férias na Figueira da Foz, Buarcos e Mira e lembro-me bem de ter muitas férias que eram uma desilusão, com neblinas, nevoeiros, vento e mesmo frio, e claro, dias a fio com a bandeira vermelha e água gélida. O que nos safava era a Barrinha de Mira, não queriamos outra coisa.

Ora este ano nos sitios que referiste não apanhei ainda nada de nevoeiro, mas sim muita nortada :)
Mas olha que existe uma diferença de Buarcos para Figueira e Mira devido ao efeito "anti nortada" que a serra da Boa Viagem parece oferecer. Por exemplo Domingo tive em Quiaios a norte da referida serra e a nortada impossibilitava totalmente a praia. Acabei por ir para Buarcos e aí já se concentrava bastante gente e o vento embora moderado era incomparável ao que se sentia do outro lado da serra! Curiosamente uns metros á frente na Figueira (onde provavelmente a protecção da serra desaparece um pouco) já não se encontrava ninguém e o vento notava-se bem nas palmeiras...

Mas a verdade é que este ano sinceramente não me queixo do Verão! Este ano com menos tempo disponível já consegui fazer mais praia que em todo o Verão do ano passado! E ainda não chegámos ao fim de Julho :)

Ah já agora nada como a barrinha de Mira... gaivotas com bonequinhos do walt disney :lol:, navegar calmamente em boa companhia... :)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Concordo. Eu não sei que idade tem o squizzo, mas eu quando era puto passei muitas férias na Figueira da Foz, Buarcos e Mira e lembro-me bem de ter muitas férias que eram uma desilusão, com neblinas, nevoeiros, vento e mesmo frio, e claro, dias a fio com a bandeira vermelha e água gélida. O que nos safava era a Barrinha de Mira, não queriamos outra coisa.

Concordo Vince, um pouco mais a norte de Mira temos a Vagueira, Costa Nova e Barra, o cenário é o mesmo. Nortadas com força, nevoeiros, etc.
Claro que durante o verão há dias bons, mas grande parte só de barraco é que se está bem :D. Esta semana tem sido muito boa pelo que contam.
 

alamcar

Cirrus
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
19
Local
41 23 39 N 8 45 55W
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Vince; Eu sei por amigos e familiares que nos últimos anos tem-se assistido a muitas milhares de pessoas do norte irem passar férias por exemplo à Galiza disse:
Bom dia

Lá se encontram recantos (quero dizer praias) que devido á sua localização em pequenas baías a água apresenta normalmente temperaturas muito agradáveis, e depois não há o desconforto da adaptação ao calor do Sul, já não falando dos preços

Saudações
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas ... tenho estado a seguir as previsões e estranhamente as previsões sazonais tem estado sempre a bater certo em relação ao modelo que tenho vindo a acompanhar o modelo do NCEP, que por acaso não bate nada certo com o modelo do Metoffice nem termos de temperaturas nem em termos de pluviosidade ...

A minha opinião pessoal acredito mais no NCEP cujo site é:
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

Ultima actualização deste site:

a 3 meses:
euPrecSea.gif


Mensal:
euPrecMon.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já existe um tópico respeitante ao próximo Outono com o nome;
"Desejos / Previsões para Outono 2008" que poderão começar a colocar por lá de acordo com as recomendações que colocei lá ... para tentar dar o mais possivel credibilidade ao tópico!!

No final deste mês quando todos os modelos estiverem novamente actualizados colocarei informação sobre os modelos ... mas agradecia se alguém estiver interessado que colocasse por lá outro tipo de informação ..
Afinal de contas faltam apenas dois meses para que o Outono começe !!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

obrigado stormy :)está a ser um Verão dentro da normalidade,e parece que assim vai continuar ... nem calor excessivo,pouca chuva,algumas nortadas intercalados com belos dias para ir á praia :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

obrigado stormy :)está a ser um Verão dentro da normalidade,e parece que assim vai continuar ... nem calor excessivo,pouca chuva,algumas nortadas intercalados com belos dias para ir á praia :thumbsup:

Quando falas q ueo verao esta a ser normal eu diria q ate esta a ser fresco, principalmente no litoral oeste.
Em Sines, num ano normal, a temperatura varia entre minimas de 17 e maximas de 25-27 podendo chegar a 30 em dias quentes mas neste ano em Agosto ja tivemos noites de 14.7 e dias de 21 ainda por cima com hr de 90% o q é bastante frio.
Só para teres uma ideia tivemos dias em janeiro com temperatura max de 23 graus!!
Este ano está a ser esquisito....tanto temos calor de Verao ou Inverno e as estaçoes nao estao bem definidas.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

quando falas q o verao ta a ser normal eu diria q ate ta a ser fresco no litoral oeste, em sines, num ano normal, a temp varia entre minimas de 17 e maximas de 27 podendo chegar a 30 em dias quentes mas neste ano em agosto ja tivemos noites de 14.7 e dias de 21 ainda por cima com hr de 90% o q é bastante frio.
só para teres uma ideia tivemos dias em janeiro com temperatura max de 23 graus!!
o clima está cada vez mais esquisito porq tanto temos calor de verao ou inverno e as estaçoes nao estao bem definidas.
em março ja resjistrei 30 graus em sines com 50% de hr e indice de calor nos 33 graus isto em 2005 apenas 2 semanas antes tinhamos batido o record da t min absoluta com -1.5 graus!!!!


Como?? :huh: