Seguimento Sul - Maio 2020

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Obrigado! ;) Sem qualquer edição, a natureza tem destas coisas. :D

Sim, é mesmo essa espécie.
Vale a pena a visita! :D


Há já um tempo que estou para te perguntar se este plátano ainda existe assim?...Ou já terá sofrido "poda camarária"?

Wun8The.jpg
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por cá, deve ter chuviscado de manhã porque os vidros dos carros estão algo sujos, no entanto, não dei por trovoada. Tarde agradável com algumas nuvens altas e vento, mas nada por aí além.
Cá deixo umas fotos da volta de bike hoje :D
1XRbvXp.jpg

dTmLc8r.jpg

l4DBGnh.jpg

@PedroNTSantos cá este ele hoje. Quando fiz a minha pausa junto ao rio (foto anterior) vi o teu post e no regresso a casa aproveitei logo para o fotografar. :D
kpLwG3K.jpg

________
Cenário há uns minutos. 17,3ºC atuais.
OvfGyud.jpg
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Boas,
Por cá, deve ter chuviscado de manhã porque os vidros dos carros estão algo sujos, no entanto, não dei por trovoada. Tarde agradável com algumas nuvens altas e vento, mas nada por aí além.
Cá deixo umas fotos da volta de bike hoje :D
1XRbvXp.jpg

dTmLc8r.jpg

l4DBGnh.jpg

@PedroNTSantos cá este ele hoje. Quando fiz a minha pausa junto ao rio (foto anterior) vi o teu post e no regresso a casa aproveitei logo para o fotografar. :D
kpLwG3K.jpg

________
Cenário há uns minutos. 17,3ºC atuais.
OvfGyud.jpg

Obrigado pela fotografia a pedido...:thumbsup: Sorte a das crianças que brincam à sombra de uma árvore a sério! Na minha antiga escola primária, podaram severamente as tílias do recreio. Resultado: para haver sombra no recreio colocaram uma tela e para refrescar as salas...ar condicionado!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Obrigado pela fotografia a pedido...:thumbsup: Sorte a das crianças que brincam à sombra de uma árvore a sério! Na minha antiga escola primária, podaram severamente as tílias do recreio. Resultado: para haver sombra no recreio colocaram uma tela e para refrescar as salas...ar condicionado!
Ainda lá brinquei durante 4 anos :D e nessa altura até havia uma placa a falar da sua história, mas agora já não me lembro quando foi plantado. Infelizmente, este edifício já não serve como escola primária sendo que neste momento, as salas servem como "sede" para algumas iniciativas que criaram por cá, mas de resto, está um bocado ao abandono.

Peço desculpa pelo off-topic.
___________
O vento acalmou por completo. Estão 15,8ºC.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Ainda lá brinquei durante 4 anos :D e nessa altura até havia uma placa a falar da sua história, mas agora já não me lembro quando foi plantado. Infelizmente, este edifício já não serve como escola primária sendo que neste momento, as salas servem como "sede" para algumas iniciativas que criaram por cá, mas de resto, está um bocado ao abandono.

Peço desculpa pelo off-topic.
___________
O vento acalmou por completo. Estão 15,8ºC.
A placa ainda lá está:
https://www.google.com/maps/@39.119...4!1syIRibItZo7_BuHAcY10Q6g!2e0!7i16384!8i8192
Acho que vais ter de lá voltar para a fotografar... :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Há já um tempo que estou para te perguntar se este plátano ainda existe assim?...Ou já terá sofrido "poda camarária"?

Wun8The.jpg

Quando fiz a minha pausa junto ao rio (foto anterior) vi o teu post e no regresso a casa aproveitei logo para o fotografar.

Sendo uma das últimas escolas construídas na base do "Plano dos Centenários" (projecto entre 1941 e 1969), construída por volta de 1968/1969, arrisco a dizer que o Plátano deveria existir muito antes da construção.
Só com recurso a fotos antigas dessa zona é que seria possível aferir +/- a idade da árvore, a não ser que a placa o mencione ;)
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,

A placa ainda lá está:
https://www.google.com/maps/@39.119...4!1syIRibItZo7_BuHAcY10Q6g!2e0!7i16384!8i8192
Acho que vais ter de lá voltar para a fotografar... :D
Pois, calculava que ainda por lá estaria, mas provavelmente bastante desgastada. Isso era preciso que pudesse lá entrar. :D
Sendo uma das últimas escolas construídas na base do "Plano dos Centenários" (projecto entre 1941 e 1969), construída por volta de 1968/1969, arrisco a dizer que o Plátano deveria existir muito antes da construção.
Só com recurso a fotos antigas dessa zona é que seria possível aferir +/- a idade da árvore, a não ser que a placa o mencione ;)
Sim, possivelmente já é um plátano centenário. O conhecido Plátano do Rossio, em Portalegre já vai com mais de 180 anos, por exemplo. Felizmente mantêm-se ambos bem preservados e que assim continuem. ;)
Lindas fotos de uma bela região, sem dúvida que visitarei quando a mobilidade voltar ao normal. Entretanto... continuo a agradecer esta viagem em imagens de sonho!
Muito Obrigado, continuarei a postar com muito gosto! :D Quanto à visita, tal como já disse ao @frederico vale bastante a pena. ;) Quando pensares em tal, se precisares de alguma informação estarei ao dispor.

Fim do Off-topic e peço desculpa mais uma vez pelo mesmo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Quanto ao seguimento, o dia de hoje começou com nevoeiro matinal. Tarde amena com alguns cumulus.

Parece que a partir do fim de semana regressa a chuva. Entretanto antes disso, quinta-feira a temperatura deve voltar a aproximar-se dos 30ºC. A partir de agora, mal a circulação de oeste perde um pouco de força, é logo assim. Desde dia 1 que o Sudeste da Península tem temperaturas acima dos 30ºC.

Máx: 22,5ºC
Min: 9,2ºC

Tatual: 15,6ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, nublado por nuvens altas e desde do meio da tarde que o sol está tapado.

Máxima: 24.0ºC
mínima: 12.9ºC