Seguimento Litoral Centro - Maio 2020



Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Deixo os dados referentes ao dia de hoje.

Resumo diário
Quinta feira, 7 de Maio 2020
Vento Max: 21 km/h W
Temperatura: 26.5°c | 16.2°c
Humidade: 82% | 62%
Pressão: 1015.3 hPa | 1010.1 hPa
Chuva: 0.0 mm Rate Max. 0.0 mm/hr

Em relação ao facto de tudo ter secado bastante após o dia 3, também notei o mesmo, se bem que após este dia fiquei com sensação de terem passado uns 3 dias devido à velocidade com que tudo aconteceu. Tenho feito passeios diários com o meu filho pelas matas envolventes, e notei maior secura nas terras, as poças existentes secaram quase na totalidade. A radiação solar tem estado intensa, sente-se bastante logo desde cedo ainda com a temperatura relativamente baixa e a rondar os 18ºc.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parecem autocumulus.

E são. Altocumulus Castellanos, mais precisamente. Sinal indicativo de instabilidade na atmosfera.

Os Altocumulus castellanus podem apresentar aspectos bastante variados, bem como altitudes das bases entre 2 e 6 Km, mas a configuração comum que os identifica é a de pequenas torres tipo Cumulus congestus que aparecem em cada nódulo individual de uma camada de Altocumulus em padrão repetitivo típico.

20200507_185513
B92Sm5Q.jpg


20200507_190608
E7XpqBL.jpg


20200507_190843
UCfFANz.jpg


20200507_190944
TGyVIdm.jpg


20200507_193532
i3IrCoA.jpg
 
Última edição:

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa tarde! :)

O dia acordou muito cinzento, bastante humido e algo fresco, que ainda se mantém. O sol de vez em quando quer abrir, mas por pouco tempo...
Vento fraco de NO
21ºC e 64% HR

A partir de amanhã, finalmente teremos instabilidade mais a sério! :D Chuva/aguaceiros por vezes fortes e trovoadas é o que nos espera, pelo menos até ao próximo fim de semana!
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Dia fresco e húmido, com neblina e céu nublado, diminuindo de nebulosidade no final do dia.
Vento nulo, por vezes sente-se uma brisa de SW.
Amanhã teremos as primeiras chuvas de Maio e parece que prometem ser generosas :D

Extremos de hoje:
Mínima: 14,9ºC
Máxima: 21,2ºC

T. Atual: 20,1ºC
HR: 59%
Vento: Nulo
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Causou sim... Aliás, eu notei que, comparando com o que acontecia no dia 1 de maio, as ervas estavam bem mais secas e as flores murcharam quase todas. Vou ver se amanhã tenho tempo para fotografar o antes e o depois.
No ano passado, algo parecido aconteceu (embora de forma bem mais extrema): estava tudo muito florido e verde no dia 9 de março e no dia 12, depois de um pico de calor de 2 dias, com temperaturas de 34/35°C, ficou tudo murcho e amarelo. :D
Eu parece-me que tenho a sensação de que pouco mudou. Até podes ter razão e eu talvez andar um pouco mais desatento, mais ainda assim não notei grande diferença na paisagem.
Em termos de flores, julgo que maioria ficou intacta, abrindo apenas uma excepção para aqueles malmequeres brancos de "pé alto".
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Apesar de uma manhã e início de tarde com sol de trovoada, ao final da tarde ocorreu a tão prometida mudança de massas de ar, que antecede a instabilidade que virá nos próximos dias. Essa mudança de massas de ar é, mais uma vez, visível no gráfico, embora desta vez seja bem mais discreta que na mudança que ocorreu no domingo. Neste momento está céu limpo e está mais fresco, com 17,0ºC e um vento fraco de Oeste. :w00t:
zLM2OC3.png


Também lá consegui fotografar hoje os campos aqui à volta e quão secos estão desde o pico de calor de 3 de maio. Queria salientar que, no dia 1 de maio, estava tudo verde e cheio de flores. :(
4PRhnFY.jpg

BDW4t7m.jpg


As ervas que nasceram nos passeios estão completamente secas:
ULiDewi.jpg


Apesar de as zonas mais superiores da planta estarem ainda verdes, a erva rasteira secou completamente toda num espaço de dois dias (ah, e peço desculpa pela qualidade da imagem).
Oz5cTr1.jpg


A ribeira, que estava com um ótimo caudal, secou nos últimos dias, embora ainda restem poças aonde habitam sapos e rãs, bem audíveis durante a noite.
QMqNK25.jpg


Charneca da Caparica
Máx: 21,0ºC
Mín: 14,9ºC
Rajada máxima: 46 km/h ONO

Corroios
Máx: 22,8ºC
Mín: 15,4ºC

PS: Agora estão 16,7ºC. :)
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A actividade convectiva associada à frente fria em aproximação começa a propagar-se ao longo da linha para Sul:

Às 18h10
5TvsxOH.jpg


YDC2M6Z.jpg


Duas horas e meia depois:
rMrZC2n.jpg


E mais três horas adiante:
FN5jBgz.jpg


A massa de células a sudoeste da RLC tem crescido. Os distritos da RLC e confinantes ao longo da costa ocidental têm todos aviso amarelo para precipitação a partir das 10h.
mQJyRNy.jpg


A fraca crista anticiclónica já se deslocou mais para o interior e a circulação é fraca de SO.
V29lssJ.jpg
 
Última edição: