Seguimento Litoral Centro - Maio 2020



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Poente e crepúsculo de ontem, em São Lourenço, Santa Iria de Azóia:



Hoje, ainda estamos à espera da frente quente: está mesmo a chegar ao litoral de Cascais (será ela?):

lqvsykX.jpg


Quanto à frente fria, estará naquela separação de massas de ar, entre o verde/laranja e o azul:
TvK2atT.jpg

gBG2IMe.jpg


Às 18h (19h locais) as posições eram estas:
KuW4rkI.jpg


Todo o sistema parece-me, no entanto, de fraca actividade, a não ser que ganhe força ao chegar à costa.
A maior actividade estará no pós-frontal e naquela linha de instabilidade a seguir à frente, mas estas situações mudam rapidamente.
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
337
Local
Batalha, Leiria
Boa noite a todos,
O dia de hoje foi calmo, pelas 18:00 abateu-se uns aguaceiros torrenciais de duração curta.
Por agora já chove de novo, resultado da aproximação esperada desta banda.
O litoral centro oeste está em destaque por estes dias.
Esperamos que não hajam más notícias mas numa região com pinhais velhos e problemas crónicos deste tipo por resolver, há situações que são inevitáveis de acontecer.
c549d0e8eb1b0071b0e7d55aceb61227.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto lá chegou a chuva prometida. 7,4 mm acumulados no momento. :rain:

Infelizmente parece que a frente será de curta duração, mas a pós-frontal parece bem ativa. Venha ela para animar a noite! :trovao:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
acumulado de15,2mm
Esse valor parece-me um pouco inflacionado... A estação do @criz0r, aí ao lado, acumula neste momento 8,1 mm. :rain:

Neste momento não chove por aqui, nem deverá chover nos próximos 30 minutos. O vento, contudo, intensificou-se, e bem! O acumulado, portanto, fica nos 7,4 mm, e o mensal nos 15,6 mm, ou seja, superior aos acumulados que tive em 2019 e 2018. O ECMWF prevê 40 mm para aqui até ao próximo fim-de-semana, o que não é nada mau. Veremos o que acontece... :pray: