Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Noite

Não choveu mais desde o meu último post, as células passaram todas ao lado. O acumulado mantém-se nos 7,2 mm e pelos vistos assim deverá ficar.
A tarde foi maioritariamente soalheira e agradável, mas ventosa.

Extremos de hoje:
Mínima:
14,3ºC
Máxima: 20,5ºC
Acumulado (até agora): 7,2 mm

T. Atual: 15,6ºC
HR: 81%
Vento: Nulo
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As células têm um movimento para NNE, no caso das mais perto do litoral, mas para Norte nas células mais afastadas e portanto mais próximas do centro depressionário:

ekgQYWq.jpg


24BTSnE.jpg


Topo dos ecos nos 8-9 Km de altitude:
4143VXj.jpg


A análise sinóptica das 18h é estranha, embora de acordo com a hipótese de a frente oclusa se ter dissipado antes de atingir a costa, porque não tem correspondência com as imagens de radar ou de satélite (pelo menos eu não encontro ligação):
fyINCgx.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Hoje mais 5.3mm Já não deve faltar muito para voltar a chover, grão a grão

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui o acumulado do dia de hoje foi de 5,6 mm, e não deverá chover mais nada até à meia-noite. É verdade que o acumulado de hoje está um pouco abaixo do previsto (é o normal em regime de aguaceiros, certas vezes), mas eleva o acumulado mensal para os 21,1 mm, o que é já superior a 50% da média mensal, e isto em apenas três dias do evento. Mais uns dias e terei a média feita (seria a primeira vez desde 2017 que isso acontece, caso aconteça). :rain:

Em relação a domingo, estes são os dados:

Charneca da Caparica
Máx: 18,9°C
Mín: 14,4°C
Prec: 7,9 mm

Corroios
Máx: 19,4°C
Mín: 14,8°C

Já hoje estes são os dados:

Charneca da Caparica
Máx: 19,2°C
Mín: 13,5°C
Prec: 5,6 mm
Rajada máxima: 40 km/h SO

Corroios
Máx: 19,4°C
Mín: 13,9°C

Agora estão 13,6°C e céu limpo. Não tarda nada deverão começar a vir os tão prometidos aguaceiros para esta madrugada. A ver se desta vez tenho sorte! :pray:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Dado o movimento das células, parece que a parte mais intensa vem diretamente para aqui. Logo veremos... :rain:

Por aqui, o céu de repente ficou nublado e estão 13,8°C. Não corre nem uma aragem lá fora... :uau:
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Encerrado o dia, deixo os dados.

Resumo diário
Segunda feira, 11 de Maio 2020
Vento Max: 43 km/h SW
Temperatura: 18.9°c | 14.4°c
Humidade: 98% | 74%
Pressão: 1009.6 hPa | 1004.1 hPa
Chuva: 10.4 mm Rate Max. 64.0 mm/hr

Sigo com 15.2ºc e 89%HR.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por aqui chove fraco a moderado mas certinho há já algum tempo, e deverá continuar ainda durante algum tempo, vendo pelo radar. :rain: :viva:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Afinal a célula que iria supostamente entrar pela Margem Sul mudou supostamente de direção e está neste momento a entrar pela Margem Norte. Que bosta! :angry:

Vá lá que, ao roçar aqui na Charneca e na Costa da Caparica, ainda tenha acumulado 1 mm! :uau:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A Região Sul a apanhar com células potentes, enquanto as que se dirigiam para aqui entraram em fase de dissipação:

rfppj18.jpg


Note-se que não há imagens do radar de Coruche desde as 16:40, logo os ecos aqui da região de Lisboa são cruzados apenas de Arouca e Loulé. Por isso não é visível a reflectividade até ao nível do solo nestas regiões mais afastadas do radar.

Fica aqui o vídeo time-lapse da tarde, ilustrando a pausa de várias horas na precipitação, desde as 15h aproximadamente até à 1h de hoje.

 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Chuva torrencial em Sesimbra já há cerca de 30 min sem parar. Não me admiro em acumulados superiores a 10 mm só neste período. :rain:

EDIT: Pelo radar, é muito localizado onde estou, 3 ou 4 km ao lado nada chove. A célula parece estar algo estacionária. Agora alterna períodos de chuva moderada/forte.

ZOQkJHe.jpg
 
Última edição: