Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Após um tempo só com chuviscos dispersos, a chuva começou a aumentar de intensidade e cai certinha neste momento. Está bem fresco lá fora...
O acumulado segue nos 2,7 mm.

T. Atual: 14,4ºC
HR: 91%

Vento: Nulo
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
20,8mm registados das 11h às 12h na estação do IPMA de Torres Vedras, Dois Portos já dentro dos parâmetros de aviso laranja :rain:

a2oOoSD.png
 

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
A estação do Algueirão morreu ontem pelas 19 h, pelo que estou sem dados desta zona. :(

Acumulados próximos, muito díspares (são estações amadoras afinal):

Belas - 27,2 mm
Montelavar - 7,9 mm
Galamares - 13,7 mm
Mucifal - 12,2 mm
Magoito - 10 mm
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Vai chovendo com vontade, deixa-te estar que estás muito bem :)
O acumulado segue nos 3,9 mm. Temperatura em queda.

T. Atual: 13,9ºC
HR: 91%
Vento: Nulo
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto vão caindo uns chuviscos pós-frontais que nem sequer aparecem no radar... 6,9 mm acumulados neste momento e mensal de 38,9 mm. Faltam 2,1 mm para atingir a média - amanhã lá a atingirei. :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
20,8mm registados das 11h às 12h na estação do IPMA de Torres Vedras, Dois Portos já dentro dos parâmetros de aviso laranja :rain:

a2oOoSD.png

Tenho muitas dúvidas sobre este valor, poderá ser entupimento/desentupimento do pluviómetro.
Não encontro qualquer correspondência de ecos de radar para um total desta ordem entre as 10h e as 11h. Nem no dinâmico, mas aí podia perceber-se pela inactividade de Coruche, nem na reflecividade de Arouca que não está tão longe como isso, nem no acumulado estimado de Arouca, nem ainda na informação de Loulé. Nenhuma outra estação apresenta valores daquela ordem. A própria situação não sustenta um valor isolado tão grande, seria precisa uma célula forte embebida na frente e com movimento lento.
O eco dinâmico nunca passou do segundo nível de verde entre as 10 e as 11h, sem qualquer diferença com outros locais à volta. Fiquei entusiasmado quando vi este valor mas ao investigar os radares tirei as ilusões.
O que acham? Há relatos locais?
bXpJk35.jpg


EDIT: mais 9,5 mm às 12h? :intrigante:

30 mm em duas horas? Precisamos mesmo de informação local.
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Manhã de chuva em Peniche, sendo que passaram por cá algumas células que descarregaram umas boas cargas de água. Por agora aliviou. Parece mesmo que não pinga.

É difícil ver o que vem para cá pois Peniche está nos extremos dos dois radares.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Tenho muitas dúvidas sobre este valor, poderá ser entupimento/desentupimento do pluviómetro.
Não encontro qualquer correspondência de ecos de radar para um total desta ordem entre as 10h e as 11h. Nem no dinâmico, mas aí podia perceber-se pela inactividade de Coruche, nem na reflecividade de Arouca que não está tão longe como isso, nem no acumulado estimado de Arouca, nem ainda na informação de Loulé. Nenhuma outra estação apresenta valores daquela ordem. A própria situação não sustenta um valor isolado tão grande, seria precisa uma célula forte embebida na frente e com movimento lento.
O eco dinâmico nunca passou do segundo nível de verde entre as 10 e as 11h, sem qualquer diferença com outros locais à volta. Fiquei entusiasmado quando vi este valor mas ao investigar os radares tirei as ilusões.
O que acham? Há relatos locais?
bXpJk35.jpg


EDIT: mais 9,5 mm às 12h? :intrigante:

30 mm em duas horas? Precisamos mesmo de informação local.
É estranho ter sido desentupimento porque a estação tem registado precipitação nos últimos dias...
Talvez alguma célula localizada que não tinha sido detetada visto o radar de Coruche não estar a funcionar.