Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Tens alguns obstáculos ou algum quadrante meio tapado? Dá-me ideia que os teus valores são sempre um pouco baixos por comparação com estações à volta, incluindo a oficial da BA6 no Samouco...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
Sim ela está num quadrante meio tapado, a poucos metros de um prédio de 3 andares, mas no entanto é o melhor lugar possível que consigo arranjar. Ao principio quando a instalei reparei que ela não estava numa posição favorável para apanhar com chuvas de SW e em dias de vendaval então, quase não apanhava nada. Tive que arranjar um tubo de ferro e colocá-la o mais longe possivel. Desde então os acumulados em situações de chuva generalizada têm ficado quase sempre dentro dos valores previstos e em comparação com estações mais próximas e com o que aqui é relato, não foge muito à realidade.
No entanto nestas situações como ontem, ela tem ficado sempre para trás em comparação com os arredores, mas penso que se tenha a ver com o facto de os aguaceiros serem bastante localizados.
 


almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
O acumulado de ontem situou-se em 17,5 mm. A temperatura ainda caiu a uns frescos 10,3 ºC.

O acumulado mensal é portanto de 81,7 mm, já bem acima da média 71-00 para Sintra/Base Aérea (56,8 mm).
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estão, neste momento, a formar-se células na região da Beira Baixa e na zona norte da Estremadura, que se dirigem para sudoeste. Deverão também afetar várias zonas do Litoral Centro, mas nas zonas mais ocidentais é pouco provável que ocorra alguma coisa devido à nortada. :trovao:
Pd2uqTI.png


Veremos o que nos reserva a tarde! Para já estão 20,5ºC, céu pouco nublado e vento fraco. :)
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa tarde!
Hoje o dia acordou bem diferente, com bastante sol, mais quente e sem chuva desde as 0h. A nebulosidade está a aumentar e vem de leste, a ver se a tarde traz os ultimos aguaceiros da semana... (é possível!)

Vento fraco a moderado de NE
20ºC

Belo acumulado ontem nas redondezas! Não sei exactamente quando choveu aqui, mas Belas registou 28,7 mm e Barcarena 14,3 mm (+0,3 mm da madrugada de hoje) :) Média mensal mais que feita!!
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Muita convecção com algumas nuvens carregadas e negras. De vez em quando caiem uns pingos dispersos.
Há bocadinho via-se cortinas de chuva a SW, penso que tenha sido daquela célula que se formou junto ao Cabo Espichel.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Células a desenvolverem-se rapidamente nos arredores, a que está a norte de Alcochete já tem ecos amarelos. Cheira-me que vamos ter festa novamente :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Células a desenvolverem-se rapidamente nos arredores, a que está a norte de Alcochete já tem ecos amarelos. Cheira-me que vamos ter festa novamente :D

Sim, está escuro a leste/nordeste daqui... vamos ver se nos calha alguma coisa.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@Mammatus @RStorm Parece-me também que sim... Cheira-me a algo queimado, e a chuva. :trovao:
Por aqui está um tempo bastante abafado, com 20,5ºC e muita humidade. Também há que salientar os aguaceiros à volta da zona. :rain: