Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Maio 2020



1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Vamos ter a primeira onda de calor da temporada, e houve quem afirmasse que estava a ser um mês muito frio e mais parecia inverno, vamos ter é mais um mês quente, mas pelo menos houve instabilidade.
Eu vou dizer um verdadeiro disparate, e já sei que me vai tudo cair em cima. Mas caramba, não acham algumas médias baixas demais? Pelo menos o Abril e o Maio, médias de máximas de Abril 17/18 graus e de Maio 20/21 graus. Eu nasci em 92, e quase todos os anos presenciei calor moderado nestes 2 meses que referi. Eu não quero estar a duvidar nas médias de um organismo oficial, mas caramba acho tão estranho médias tão baixas no nosso País. Se antes eram meses mais frescos? Talvez sim, mas desde que nasci não é isso que verifiquei exceptuando um ou outro ano.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eu vou dizer um verdadeiro disparate, e já sei que me vai tudo cair em cima. Mas caramba, não acham algumas médias baixas demais? Pelo menos o Abril e o Maio, médias de máximas de Abril 17/18 graus e de Maio 20/21 graus. Eu nasci em 92, e quase todos os anos presenciei calor moderado nestes 2 meses que referi. Eu não quero estar a duvidar nas médias de um organismo oficial, mas caramba acho tão estranho médias tão baixas no nosso País. Se antes eram meses mais frescos? Talvez sim, mas desde que nasci não é isso que verifiquei exceptuando um ou outro ano.

Estás é mal habituado :D

Não me parece que te lembres do 'clima' desde que nasceste :D

rcc_eude_eur_cfc_anoa_2020_04.png


compday.TB7SLq6coQ.gif
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Eu vou dizer um verdadeiro disparate, e já sei que me vai tudo cair em cima. Mas caramba, não acham algumas médias baixas demais? Pelo menos o Abril e o Maio, médias de máximas de Abril 17/18 graus e de Maio 20/21 graus. Eu nasci em 92, e quase todos os anos presenciei calor moderado nestes 2 meses que referi. Eu não quero estar a duvidar nas médias de um organismo oficial, mas caramba acho tão estranho médias tão baixas no nosso País. Se antes eram meses mais frescos? Talvez sim, mas desde que nasci não é isso que verifiquei exceptuando um ou outro ano.

Esses valores estão correctos (a matemática estatística não engana).
Eu tenho mais uns aninhos valentes que tu e ainda me lembro do contrário: meses de Abril com algum frio a sério e, muitas vezes, até em Maio ("Em Maio, as cerejas, come-as a velha ao borralho" ou "Em Abril queima a velha o carro e o carril e o que ficou, em Maio o queimou").
Em alguns anos, lembro-me haver alguns dias de calor mais sério em Maio.
A sensação que tenho (e que as estatísticas confirmam) é que esses "calores" passaram a ser muito mais frequentes e prolongados, enquanto os "frios" foram desaparecendo...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu vou dizer um verdadeiro disparate, e já sei que me vai tudo cair em cima. Mas caramba, não acham algumas médias baixas demais? Pelo menos o Abril e o Maio, médias de máximas de Abril 17/18 graus e de Maio 20/21 graus. Eu nasci em 92, e quase todos os anos presenciei calor moderado nestes 2 meses que referi. Eu não quero estar a duvidar nas médias de um organismo oficial, mas caramba acho tão estranho médias tão baixas no nosso País. Se antes eram meses mais frescos? Talvez sim, mas desde que nasci não é isso que verifiquei exceptuando um ou outro ano.
Tens razão e não tens. Por um lado, é notório que isso que dizes se deve a termos tido marços e abris muito quentes, especialmente os meses de maio que já bateu recordes de temperaturas múltiplas vezes. Por outro lado, não há nada que diga que a década de 70 (que foi particularmente fria) é a "verdadeira" e já houve outros períodos de calor no passado - por exemplo, embora a média de abril nesta últimas décadas seja elevada, o valor da década de 40 foi ainda mais elevado
2ULYAB8.png

Para se ter noção do que digo, cá está a variação da temperatura em abril desde 1931 (o valor "normal" é a média dos anos todos, de 1931 a 2020, precisamente para evitar discussões de qual é a "verdadeira" normal)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Isto das médias tem muito que se lhe diga. Vou só dar um exemplo do que para mim as médias não valem assim muito. Imaginemos a média da máxima em Abril de 18ºC. Temos todo o mês mais ou menos com essa temperatura, mas 2 dias do mês a temperatura atingiu os 28 graus. O mês vai ser classificado como quente porque houve 2 dias que desvirtuaram a a média. Claro que há dias mais frescos que o normal também. Mas este mês de Abril que passou acho que foi um caso destes, houve ali 2 ou 3 dias com máximas acima da média que acabou por fazer dele um mês mais quente que o normal.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incrível o calor previsto para os próximos 15 dias pelos modelos numéricos, com especial atenção a partir do próximo fim-de-semana, com a ISO 20 a pairar sobre Portugal continental várias vezes

4009554b05057218cb10fcd777f3fd3b.gif
d617e95da9d99251f5a66f1146620dd2.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Na próxima semana o Interior Norte e Centro e partes do Alentejo poderão ter alguma instabilidade. Contudo, a maior parte da precipitação ficará do outro lado da fronteira: :trovao:
qQ2K9sd.png
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Impressionante as anomalias previstas. É normal Maio ter dias com temperaturas superiores a 30ºC, mas não de forma tão prolongada sendo que o pior será mesmo a duração dos valores. Se não for considerado o mais quente desde que há registos, andará perto porque com o vento de Leste, em muitos locais as mínimas também não deverão descer muito.
Para esta semana:
0jVUaLp.png

Para a próxima semana:
mZ6rfJB.png


Anomalia da média de temperaturas previstas pelo GFS:
M5tVRcx.png

Na run das 00z, o GFS agravava ainda mais o calor a partir das 240h. Nesta última, aliviou e prevê alguma instabilidade mais para o final do mês, tal como outros. De facto, para a primeira semana de Junho está prevista uma ligeira anomalia positiva na precipitação, mas vale o que vale.
0wIpb20.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Compreendo a vossa previsão, mas eu sinceramente não vejo nada disso nos modelos (pelo menos no ECMWF): :rolleyes:
Vejamos:

23ª semana (1/06 - 7/06): anomalia claramente positiva na temperatura (exceto no Alentejo) e negativa na precipitação (no Nordeste).
AUnBElC.png

kkOkECT.png


Continua no tópico das previsões a longo prazo... :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
E esses mapas mudaram para algo bastante diferente com a atualização de há pouco! :D
Anomalia da temperatura:
dux49zQ.png

Precipitação:
mlr7CLA.png


Logo se verá. Nada de anormal para junho haver dias mais frescos, com alguma precipitação e trovoadas, claro. Tenho memória de umas valentes na altura do São João.