Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Lei da compensação a vir ao de cima depois de dias infinitos de instabilidade...
Vamos ver se prolonga bem mais..
39530748a68f66f95e6a8dc04c9a72b4.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 


dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Neste último meteograma da saída das 18h aparece CAPE de mais de 2000 claro que a uma distância temporal muito alargado e o provável que não aconteça. Mas a minha questão prende-se qual o valor máximo de CAPE que já apareceu num meteograma ? Mais de 2000 já é um valor bastante elevado ? Eu não costumava ligar ao factor CAPE.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Isto das médias tem muito que se lhe diga. Vou só dar um exemplo do que para mim as médias não valem assim muito. Imaginemos a média da máxima em Abril de 18ºC. Temos todo o mês mais ou menos com essa temperatura, mas 2 dias do mês a temperatura atingiu os 28 graus. O mês vai ser classificado como quente porque houve 2 dias que desvirtuaram a a média. Claro que há dias mais frescos que o normal também. Mas este mês de Abril que passou acho que foi um caso destes, houve ali 2 ou 3 dias com máximas acima da média que acabou por fazer dele um mês mais quente que o normal.
Vou passar para aqui a conversa porque acho que faz mais sentido neste tópico que no das previsões. ;)

Como tu dizes, e bem, isto das médias tem muito que se lhe diga, mas isto é o que nos dizem os dados oficiais sobre os meses de abril nos últimos 10 anos:

Anomalias:
- 2020: +0,76
- 2019: -0,17
- 2018: +0,29
- 2017: +5,09
- 2016: -0,10
- 2015: +1,9
- 2014: +1,98
- 2013: +0,29
- 2012: -1,20
- 2011: +3,9

Os meses de abril da década que passou foi, em média, 1,3°C acima do normal. Ou seja, a média mensal foi de 19,5°C na última década. Mas isso não significa que outras décadas tenham sido mais frias. :calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e 1337

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Desde os anos 80 que as Primaveras têm estado genericamente mais quentes e secas, e no Noroeste a precipitação no mês de Junho tem caído, mas na última década houve uma boa recuperação da precipitação, especialmente no mês de Março.

Na década que passou houve também uma recuperação da precipitação no Norte do país, mas houve também ao mesmo tempo uma quebra notável no Sul.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O pessoal do litoral que aproveite e bem este tempo..
Vem junho e muito provavelmente as "orvalhadas de São João."

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Verdade. No Noroeste às vezes está tempo quente em Maio e depois em Junho «vira» e vem uma fase de período mais fresco e com aguaceiros que pode durar até quase ao final do mês.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Vou passar para aqui a conversa porque acho que faz mais sentido neste tópico que no das previsões. ;)

Como tu dizes, e bem, isto das médias tem muito que se lhe diga, mas isto é o que nos dizem os dados oficiais sobre os meses de abril nos últimos 10 anos:

Anomalias:
- 2020: +0,76
- 2019: -0,17
- 2018: +0,29
- 2017: +5,09
- 2016: -0,10
- 2015: +1,9
- 2014: +1,98
- 2013: +0,29
- 2012: -1,20
- 2011: +3,9

Os meses de abril da década que passou foi, em média, 1,3°C acima do normal. Ou seja, a média mensal foi de 19,5°C na última década. Mas isso não significa que outras décadas tenham sido mais frias. :calor:
Certo, mas vamos fazer outro exercício para perceber isto das médias.

Outra vez pegando nos 18ºC de máxima. Digam me o que é mais fácil ter em Abril: Ter 2 dias de temperatura máxima de 26ºC ou ter 2 dias com temperatura máxima de 10ºC? Só por aqui se vê que as médias são sempre mais fáceis de ser positivas que negativas. Exceputando um ou outro ano mais fresco a maioria vai ter sempre médias positivas nestes meses.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Certo, mas vamos fazer outro exercício para perceber isto das médias.

Outra vez pegando nos 18ºC de máxima. Digam me o que é mais fácil ter em Abril: Ter 2 dias de temperatura máxima de 26ºC ou ter 2 dias com temperatura máxima de 10ºC? Só por aqui se vê que as médias são sempre mais fáceis de ser positivas que negativas. Exceputando um ou outro ano mais fresco a maioria vai ter sempre médias positivas nestes meses.
Isso não é uma média... A média é a soma das temperaturas de todos os dias a dividir pelo número total de dias. Por exemplo, com dois dias de 26 graus e dois dias de 10ºC, a média dá 18ºC.
De acordo com as normais de 1971 a 2000, o normal é ter, em média (em Viana do Castelo), 2,2 dias com temperatura máxima superior a 25ºC, 0,1 dias com temperatura máxima superior a 30ºC e 0,1 dias com temperatura mínima inferior a 0ºC. Em Braga, o número de dias com temperatura máxima superior a 25ºC sobe para 2,6 dias, mas o resto mantém-se igual. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e 1337

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Bom dia,
Dias quentes e de céu limpo sucedem-se... 24,2ºC neste momento. :calor:
Hoje há mais alguma nebulosidade que nos últimos dias, mas nada de poeiras africanas. Essas deverão ficar bem longe, nos próximos tempos... :)
iBUUzbR.gif
Do mal o menos, porque as previsões de temperatura para os próximos dias são péssimas...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Se o Record de temperatura este mês não for batido, andará lá perto...
Não deve ser batido porque não vejo mais do que 36/37ºC previstos para as regiões mais quentes, mas sim, deverá andar perto. O pior disto será mesmo a duração dos valores de temperaturas. Ter 32/33/34ºC aqui no verão durante muitos dias é banal, agora em Maio nem por isso. O resto do mês está apresentado e a chuva caída torna-se irrelevante devido a isto e ao vento de Leste que vai ser predominante.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Esse tipo de padrão é típico dos próximos meses, aliás na costa Norte de Espanha, junto aos Pirinéus e na cordilheira Ibérica não há meses secos.
Sim, mas a Galiza, excetuando a parte a nordeste, na fronteira com as Astúrias, tem sim meses secos, com médias parecidas às do Litoral Norte (30-70 mm nos meses de julho e agosto). :rain:
As Astúrias e a costa norte (Cantábria e País Basco) não têm meses secos por causa da orografia. Com a nortada constante, é normal que isso aconteça. O mesmo processo ocorre nos Himalaias, embora aí seja bem mais extremo...

Na Cordilheira Ibérica o verão e outono húmidos devem-se à elevada convecção e instabilidade atmosférica.:trovao:

Uma coisa que eu nunca percebi é como é que Bordéus consegue produzir vinho tinto com o clima que tem... Na Península Ibérica, o vinho tinto é algo do sul e do interior, devido ao clima mais seco e mais quente no verão. Bordéus, que eu saiba, não tem esse tipo de climas... :huh: