Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Simplesmente brutal, e lindo, eu nunca vi nenhum esquilo ao vivo, e esse aí á mão, tão perto, sem medo algum.
Os "nossos" são mais fofinhos :D Estes são um bocado "brutos"... apesar de adoráveis, especialmente se forem novidade, como era o meu caso :)
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Não têm mesmo vergonha nenhuma... este veio ter comigo na boa, cheirou-lhe a nozes e pronto :D Veio comer a barra de cereais que eu estava a agarrar. E como agradecimento, não resisti e fiz-lhe uma festa na barriga, ferrou-me os "dentinhos"! :disgust:
8xAwGhh.jpg


Dificilmente um esquilo-vermelho faria isto. Já o esquilo-cinzento está muito habituado às pessoas; nos EUA chamavam-lhes "rats with wings"...

O esquilo-cinzento é uma terrível espécie invasora no Reino Unido que ameaça grandemente a sobrevivência do esquilo-vemelho, competem pelo mesmo nicho ecológico mas o cinzento leva vantagem, é maior mais forte e tem ninhadas mais numerosas. Maldita a hora em que alguém se lembrou de o introduzir, mas os esquilos não são os culpados, os culpados são os humanos como sempre... :(
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ainda não se sabe se o zebro era um burro selvagem...
E depende muito se estamos perante um achado arqueológico bem definido ou se estamos perante uma designação popular atribuída a certos animais.
Algumas fontes falam na possibilidade de serem cavalos primitivos (com uma cabeça algo «aburricada», que podemos ainda ver nos dias de hoje em tantas raças antigas de cavalo) com zebruras em algumas partes do corpo.
Tal aspeto ainda surge em alguns cavalos de Sorraia e em mustangs de origem ibérica .
Alguns cavalos de Przewalski também têm essa caraterística e uma ou outra raça Russa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Penso que o burro selvagem que existiu na Península seria mais próximo do parente que vivia no Médio Oriente.

Provavelmente o burro seria inexistente na região Eurossiberiana e mais comum no Levante espanhol, Mancha, interior das Mesetas. Em Portugal existiria nas zonas mais secas e quentes do Alentejo, zonas planas e com poucas árvores, na região de Mértola, Almodôvar, Serpa, Castro Verde.

O burro da Síria infelizmente extinguiu-se.

SyrianWildAss-London_Zoo.jpg


Se quisermos um dia reintroduzir terá de ser com exemplares do Irão.


European travelers in the Middle East during the 15th and 16th centuries reported seeing large herds.[9] However, its numbers began to drop precipitously during the 18th and 19th centuries due to overhunting, and its existence was further imperiled by the regional upheaval of World War I. The last known wild specimen was fatally shot in 1927 at al Ghams near the Azraq oasis in Jordan, and the last captive specimen died the same year at the Tiergarten Schönbrunn, in Vienna.

https://en.wikipedia.org/wiki/Syrian_wild_ass
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Não têm mesmo vergonha nenhuma... este veio ter comigo na boa, cheirou-lhe a nozes e pronto :D Veio comer a barra de cereais que eu estava a agarrar. E como agradecimento, não resisti e fiz-lhe uma festa na barriga, ferrou-me os "dentinhos"! :disgust:
8xAwGhh.jpg


Dificilmente um esquilo-vermelho faria isto. Já o esquilo-cinzento está muito habituado às pessoas; nos EUA chamavam-lhes "rats with wings"...

Que bichinho tão fofinho. :D Quanto à dentada, é simples, tinhas a mão a cheirar a nozes não resistiu a dar uma dentada. :huhlmao:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Também existia um burro selvagem no Magrebe, que já se extinguiu. Em África resta apenas uma subespécie na Somália, Eritreia e Etiópia.

Imaginem uma reserva de vida selvagem no Alentejo com estes bichos a viver em estado selvagem.



A introdução dos grandes herbívoros, uma maneira alternativa e barata de controlar a vegetação e até prevenir o risco de incêndios.