Seguimento Sul - Maio 2020



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Hoje, já tive uma mínima tropical e que mínima de 22.3ºC devido ao vento moderado de Norte que soprou praticamente durante toda a noite e madrugada até ir rodando para NE->E->SE.

Outra coisa boa, é a temperatura da água do mar que pode chegar aos 22ºC em algumas zonas no Algarve. Quando vier Julho está a água nos 17ºC como no ano passado. :huhlmao:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A estação de Cacela está neste momento com 38°C. Esses dados são corretos? Que calor para um dia de finais de maio! :calor:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A estação de Cacela está neste momento com 38°C. Esses dados são corretos? Que calor para um dia de finais de maio! :calor:
Penso que não porque não vejo mais do que 34/35ºC nas estações wunderground e netatmo de lá, mesmo naquelas que estão mais para o interior. Ainda assim, são valores bastante significativos para Maio.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por cá, sigo com 32,5ºC e céu limpo.

Entretanto, após andar a passear pelo mapa Wunderground, descobri uma estação instalada esta semana no Monte da Pina, junto à Barragem do Caia.

É capaz de ser uma estação com potencial para temperaturas bem elevadas.

Segue com 33,4ºC.
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IARRON5/graph/2020-05-24/2020-05-24/weekly

No entanto, algumas coisas estão erradas, pois o vento não está de Leste e a pressão atmosférica não está tão baixa. Em termos de temperaturas, não tenho muitas dúvidas desse valor.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Que brutalidade na estação do sítio das Fontes, Lagoa. Há claramente bastante calor instalado, a mínima nesse local (de inversão) nem desceu dos 18 graus.

when was forensic anthropology first used

Sim.. mais uma tarde bem quente pelo interior Algarvio... nomeadamente ali no Sìtio das Fontes!

Ainda bem que lhe troquei o sensor de temperatura há pouco tempo, e lavei os pratos do radiation shield. Poderia ser um erro ou falta de limpeza... mas não.. está mesmo quente por cá!

Entretanto, a máxima registada de hoje está nos 36,6ºC... agora baixou um pouco para os 34ºC.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só agora é que reparei que as temperaturas no Algarve estão claramente a ferver para um mês como maio... 26,6°C de temperatura atual no Clube Náutico de Tavira é obra! :hehe:

Às onze da noite Faro-Aeroporto tinha uma temperatura horária de 29°C!!! Que calor! :calor:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Por aqui as noites têm sido mais frescas que o esperado devido a sucessivas inversões térmicas, fazendo com que os dias sejam um pouco menos quentes que o previsto também. Sigo agora com 24.1ºC (temperatura já alcançada pelas 7 da manhã com a viragem temporária do vento para leste), e mínima de 15.0ºC.

Já na EMA tem sido a tosta do costume.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Algarve a bombar! Ontem esteve demais principalmente no interior onde não corria aragem nenhuma. A sensação de calor era de uns 35°c ou mais.
Curiosamente o ano passado não houveram muitos dias assim ou se calhar nenhum.
Já não se consegue estar em casa de maneira nenhuma. É o inferno!
Realmente morar no Algarve ou em zonas tipo Portalegre não dava para mim. Suporto muito mal o calor, aqui em Ponte de Lima as máximas também são terríveis, só que as noites frescas dão aquele alívio, mesmo no Verão é raro ter mínimas tropicais :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Realmente morar no Algarve ou em zonas tipo Portalegre não dava para mim. Suporto muito mal o calor, aqui em Ponte de Lima as máximas também são terríveis, só que as noites frescas dão aquele alívio, mesmo no Verão é raro ter mínimas tropicais :D
Se morasses aqui, não tinhas outro remédio que não o meu: aguentar, e eu dou-me pessimamente mal com o calor, tudo o que seja mais de 20°c, já é um martírio para mim.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Essa estação de Cacela atinge máximas muito altas, mesmo no Inverno, tal como outras estações do Barrocal. Eu arrisco que deve ter mais de 18ºC de média anual. Apesar de ter cerca de 550 mm de média anual de precipitação, a vegetação potencial da zona é dominada pela azinheira (o sobreiro é muito raro) e pelo pinheiro-manso, zambujeiro e aroeira, piorno, alfarrobeira e palmeira-anã, o que indicia o carácter quente do clima. O sobreiro apenas surge na serra, em zonas que são mais húmidas (a estação do Faz Fato tem perto de 700 mm de média anual). Esse canto do Algarve tem um clima que já evoca o norte do Magrebe ou a ilha de Creta.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Tarde na serra de são Mamede que apesar do sol quente, corria um vento fresco. Sempre está mais agradável que nas zonas mais baixas. :D
Grandes nuvens de evolução para SE ao longo da tarde de células que se formaram a sul de Badajoz.