Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que se tem passado com o 94L é o seguinte. Desde ontem que é uma potente onda tropical que registava por exemplo ventos acima de 40kt no quadrante nordeste, portanto ventos de Tempestade Tropical. O problema é que até ontem não tinha circulação fechada, sobretudo no quadrante sudoeste onde deveia haver ventos de sudoeste e não havia, apenas ventos também de nordeste, não havia portanto circulação fechada.

Nestes últimos 2 dias já voaram para lá 4 missões de reconhecimento dada a perigosidade de um sistema nesta localização. Neste momento está lá a chegar 5ª missão e há alguns indícios por uma boia e pelo quikscat que poderá ser desta que encontram a circulação fechada.

Se assim for o sistema será de imediato classificado de Tempestade Tropical sem passar por Depressão. Aguardemos os resultados do voo, começaram agora a descer de altitude.


recon-6.jpg


Se de facto se formou um sistema tropical a evolução nesta zona poderá ser muito rápida ou explosiva como sabemos de outras ocasiões devido ao calor acumulado na água.


och-2.gif
 


anjo

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
16
Local
ALMADA
boa tarde:
tenho seguido atentamente este forum pois vou no proximo sabado pra cuba.
o invest 94l esta a preparar se pra se tornar tempestade tropical segundo percebo.sera que o mau tempo se vai manter por muitos dias?ou quando eu for no dia 26 ja nao se vai passar nada.(vou para havana e caio largo).
existe mais alguma hipotese de algo acontecer nessa zona durante a semana de 26 a 2 agosto?
muito obrigada e bom domingo!:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
boa tarde:
tenho seguido atentamente este forum pois vou no proximo sabado pra cuba.
o invest 94l esta a preparar se pra se tornar tempestade tropical segundo percebo.sera que o mau tempo se vai manter por muitos dias?ou quando eu for no dia 26 ja nao se vai passar nada.(vou para havana e caio largo).
existe mais alguma hipotese de algo acontecer nessa zona durante a semana de 26 a 2 agosto?
muito obrigada e bom domingo!:huh:


Deste sistema nada tens a temer, amanhã já estará a cruzar o Yukatan cruzando depois o Golfo do México.

94l-8.gif


Para a tua semana ainda é um pouco cedo, há apenas uma onda tropical a sair de Africa que merecerá a nossa atenção nos próximos dias mas muito cedo para dizer o que quer que seja.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que o voo de reconhecimento encontrou o centro, um bocado afastado para Oeste da convecção mais profunda, mas tenho quase a certeza que será suficiente para mais logo o NHC declarar oficialmente o sistema como tempestade Tropical Dolly.


recon-11.jpg



rgb-l-1.jpg
 

anjo

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
16
Local
ALMADA
ola boa tarde:
desculpem andar a chatear outra vez as estou um pouco preocupada com a minha viagem pra cuba dia 26.sera que esta onda tropical que esta a sair de africa podera demorar a chegar a cuba?

"A LARGE AND WELL-DEFINED TROPICAL WAVE IS LOCATED JUST INLAND OVER
EXTREME WESTERN AFRICA. THIS SYSTEM HAS THE POTENTIAL FOR SOME
DEVELOPMENT DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS AFTER IT EMERGES INTO THE
TROPICAL EASTERN ATLANTIC OCEAN."

troquem me isto por miudos por favor?:huh::huh::huh::huh::huh::huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
ola boa tarde:
desculpem andar a chatear outra vez as estou um pouco preocupada com a minha viagem pra cuba dia 26.sera que esta onda tropical que esta a sair de africa podera demorar a chegar a cuba?

"A LARGE AND WELL-DEFINED TROPICAL WAVE IS LOCATED JUST INLAND OVER
EXTREME WESTERN AFRICA. THIS SYSTEM HAS THE POTENTIAL FOR SOME
DEVELOPMENT DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS AFTER IT EMERGES INTO THE
TROPICAL EASTERN ATLANTIC OCEAN."

troquem me isto por miudos por favor?:huh::huh::huh::huh::huh::huh:

Por volta das 22:30 publico uma análise detalhada sobre essa onda. Mas do que vi até ao momento não é motivo para grandes preocupações para além do necessário acompanhamento tropical que todos devem fazer nesta altura do ano.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
obrigada vince
acompanhamento é o que nao me tem faltado.o meu marido diz que estou viciada.
vou ficar atenta:eek:

Estar atenta é excelente, mas não stress em demasia senão ainda estraga as férias e o seu marido ainda se zanga consigo:D

Fora brincadeiras, vamos então à onda africana.
Esta onda deu origem a uma coisa que eu penso que seja inédita, que foi o facto que desde ontem o NHC a ter posto em alerta uma onda tropical ainda antes de entrar para o mar, pessoalmente nunca tinha visto tal coisa. Uma onda quando chega ao mar passa por uma fase muito dificil e hostil, geralmentente é depois de vermos essa demonstração de resistência e força na transição Terra-Oceano que consideramos que determinada onda tem ou não enorme potencial.

Mas eu compreendo (parcialmente) as razões do NHC, o que se passava era que os modelos desde há muitos dias desenvolviam esta onda. E como com a Bertha as previsões foram muto certeiras num cenário idêntico, excepcionalmente certeiras mesmo, eles (NHC) resolveram dar crédito aos modelos e acharam que merecia um grau de alerta.

Mas na prática, uma vez chegada a onda ao Oceano, o aspecto dela hoje é tudo menos interessante. Nada tem a ver com a vigorosa onda que deu origem à Bertha (que tinha uma circulação que impressionava). Antes pelo contrário, esta onda parece pouco promissora em termos de desenvolvimento. Mas se o NHC mesmo assim mantem como alerta laranja, isso merece todo o devido respeito e atenção pois eles é que realmente percebem disto como ninguém.

onda-2.jpg


Simultaneamente os modelos tem desistido bastante dela, a cada saída parece cada vez mais fraca.

Deixo por exemplo aqui a último saída do respeitado modelo GFS, de hoje até às 168 horas, próxima 2ª feira:

]GFS 168 horas
anim-46.gif


Presumo que não saiba interpretar esta animação, mas básicamente se existisse um sistema tropical neste modelo veriamos um circulo de cor verde a deslocar-se de África rumo às Caraíbas.

Outro respeitado modelo, o europeu ECMWF, a única coisa que tem para a próxima semana é uma pequena e desorganizada pertubação tropical no Mar das Caraíbas mas ainda longe de Cuba.

ECMFW para 29 de Julho
ecm-6.gif


MAS, isto não quer dizer que ela não se acabe por desenvolver. E posso dar o exemplo da Dolly, também andou moribunda pelo Oceano até se conseguir finalmente desenvolver nas Caraíbas, embora se diga, de forma bastante deficiente. Os trópicos são muito imprevisiveis, há coisas previstas durante dias e dias que se esfumam num ápice, há coisas não previstas que aparecem repentinamente quase do nada de um dia para o outro. Estar atento é a única forma de não se ser apanhado de surpresa. Finalmente, esta onda está numa latitude já bastante alta para conseguir ir para as Caraíbas se conseguir desenvolver-se. Não é impossível, mas é bastante difícil.

Eu pessoalmente iria descansado para Cuba, mas nunca esquecendo que há sempre uma grande incerteza em tudo isto. Mas com a informação que existe neste momento seria disparate estar demasiado preocupado com o assunto.
 

anjo

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
16
Local
ALMADA
obrigado vince
ja tou mais descansada e o meu marido tb agradece...:thumbsup:
voce realmente é incansavel,ter este trabalho todo so pra me esclarecer...
muchas gracias.quando voltar venho dizer como foi:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
muchas gracias.quando voltar venho dizer como foi:D

Boa viagem, correrá tudo bem certamente. Mas não deixe de passar por aqui até ir, como disse mais acima, os trópicos às vezes trazem surpresas.

Aqui estará sempre bem informada, ainda há uma hora atrás assisti pasmado ao noticiário da noite da RTP2 onde afirmaram que a Dolly iria atingir o Yukatan e o Belize, ora, a Dolly já chegou ao Yukatan esta madrugada/manhã e a esta hora está já no Golfo do México a afastar-se do Yukatan. Além do mais chegou ao Yukatan bastante desviada para norte, pouco afectou o Yukatan e muito menos o Belize.

Fico sempre pasmado como funcionam os Media, se tivessemos que confiar neles estariamos fritos, além da informação chegar com horas ou mesmo dias de atraso, ainda por cima chega errada. Vá passando pelo MeteoPT.com que estará sempre bem informada.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Já agora Vince era bom que alguém do forum ter gravado, e pôr no forum como tesourinho deprimente,desculpa este off topic.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A onda tropical hoje está com melhor aspecto, tem alguns sinais de organização e circulação embora seja uma pertubação bastante pequena.

ot.jpg


No entanto está a fazê-lo a uma latitude bastante a norte e a uma longitude bastante a leste. Desta posição é quase impossível depois conseguir entrar nas Caraíbas, isto supondo que ela se conseguisse desenvolver. A isso acrescenta-se o facto de quanto mais a norte mais fria é a água.

Pelo aspecto que tem esta manhã presumo que o NHC em breve decrete isto como 97L, o que é bom para depois termos mais dados dos modelos.
O GFS tem qualquer coisita que ontem não tinha mas bastante fraco e a curvar para norte antes das Caraíbas como seria de esperar desta posição.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já temos então o Invest oficial, o 97L, da onda tropical na zona de Cabo Verde.
Está já associada a baixas pressões, apresenta alguma organização mas a convecção não é muita. A norte tem bastante poeira do Sahara que a deverá prejudicar.

97lvr5.jpg


Ainda poucos modelos foram inicializados com o sistema, mais logo haverá mais, mas deixo aqui o pouco que saiu até agora:

97lnc9.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não há novidades em relação ao 97L, o NHC esta tarde diminui a probalidade de se desenvolver, passou de laranja para amarelo.

97L.jpg


A LARGE AND WELL-DEFINED TROPICAL WAVE IS LOCATED OVER THE FAR
EASTERN ATLANTIC NEAR THE CAPE VERDE ISLANDS. DEVELOPMENT OF THIS
SYSTEM...IF ANY...WILL BE SLOW.

94l-9.gif


De qualquer forma continuam a sair ondas de África que importa acompanhar.