Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Não sei se repararam, mas as fortes linhas de trovoadas que passearam entre a fronteira de Portalegre e o Tejo não foram detetadas por uma única estação da rede meteorológica nacional... Dá que pensar...
As células passaram num local onde não há uma única estação. Apenas Ponte De Sôr tem alguma cobertura e a estação do Aeródromo registou uma rajada máxima de 67,3km/h, provavelmente devido à passagem de uma célula no local. No que diz respeito à precipitação não há registo porque ou o pluviometro não funciona, ou não existe.
No entanto, uma estação netatmo da cidade registou 10.8mm ontem.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Faz lembrar um pouco esse vídeo do tornado de Silves, mas apenas na sua proporção. Se o revermos, este não passa de um menino :hehe:



Não deixa de ser um belo registo de um downburst potente, e não deixa de impressionar. Mas à sua escala, um tornado F2 ou F3 é de outro campeonato!


pode ter sido um tornado ou não...

a mim lembram-me mais este video de pavia (alentejo) ao mesmo tempo que estavam a ocorrer os enormes incêndios de 2017.

https://video.flis9-1.fna.fbcdn.net...=6c3aba8ed791b4bb7741664442adff85&oe=5ECE4F5C

Pode ter sido tornado, mas eu apontaria mais para um downburst. A referência que fiz ao tornado de Silves foi simplesmente ao barulho do vento que me transportou para lá.

Infelizmente o vídeo foi eliminado do facebook (ou colocado como privado) :(
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Os vídeos e as fotografias dos estragos sugerem um downburst.
Esta fotografia mostra a assinatura típica de um downburst:

zCl5rrQ.jpg


Fonte: Meteo Trás os Montes / Sandro Silva
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
As células passaram num local onde não há uma única estação. Apenas Ponte De Sôr tem alguma cobertura e a estação do Aeródromo registou uma rajada máxima de 67,3km/h, provavelmente devido à passagem de uma célula no local. No que diz respeito à precipitação não há registo porque ou o pluviometro não funciona, ou não existe.
No entanto, uma estação netatmo da cidade registou 10.8mm ontem.

Eu percebo isso, e há o radar, os detetores de descargas, e mais os satélites, etc.. Mas no fim a medição rigorosa, bem como o seguimento meteorológico (secas, barragens,...), são feitos com base nas estações "tradicionais", digo eu.

Faz-me confusão que não haja integração na rede nacional das estações da APA, da agricultura, dos aeródromos,... operadas por serviços públicos, pagos por todos nós. Já somos um país pobre e com poucos recursos para estas coisas, depois ainda nos damos ao luxo de os desperdiçar.

Desculpem o off topic.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Pode ter sido tornado, mas eu apontaria mais para um downburst. A referência que fiz ao tornado de Silves foi simplesmente ao barulho do vento que me transportou para lá.

Infelizmente o vídeo foi eliminado do facebook (ou colocado como privado) :(

Já está disponível novamente, atualizei o link no post original.

Pelos vistos não dá para reproduzir através do fórum... enfim :facepalm:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Pela Figueira temos mais um dia de calor, a noite foi complicada para dormir, e aqui nem houve mínimas tão más como vejo aqui descritas. Os dados de São Pedro de Moel são estrondoso: a estação escapou à lestada até ontem à tarde, mas durante a noite a temperatura começou a subir e agora já vai quase nos 30 ºC, depois de uma noite tropicalíssima
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por aqui a temperatura, mais uma vez, não chegou aos 30ºC. Raios partam o vento de sudoeste!
Mesmo assim estão 26,2ºC! :calor:
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Calor horrível em Peniche!
Valha-nos esta aragem... mesmo assim ao abrigo não se pode estar com o bafo quente.
O Accuweather aponta 31ºC a esta hora em Peniche. Por norma não me foi nestes registos mas com o calor que está poderá ser mesmo essa a temperatura actual sim!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,587
Local
Espinho, Aveiro
Ainda sobre ontem, este vídeo que filmei do outflow de Fazendas de Almeirim



Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk