Seguimento Litoral Norte - Maio 2020



bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Não foram, o incêndio de Cabril iniciou-se às 1h20 (00:20utc), não havia actividade eléctrica nem convectiva nessa altura. Cidadelhe às 8:58 e o de Arcos de Valdevez cerca das 11:30 utc, também não havia ainda actividade eléctrica nem células. Foram uma ignições criminosas ou por negligência.

As de "negligência" também são criminosas...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
qzdbZ3D.png


A célula colapsou rapidamente. Ocorreram ondas gravitacionais (que se deslocaram para oeste):

bXsLBCx.gif
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Por onde andas?


As células crescem de uma forma impressionante.


Já ouvi vários roncos nos últimos minutos.

Estava no mesmo sítio de ontem, no Castelo da Póvoa de Lanhoso.

______

Que tarde espetacular! Nunca pensei que fosse chegar aqui alguma coisa perto. A partir das 15h/15h30 é que as células começaram mesmo a arrebentar. A partir daí foi sempre a crescer. Por volta das 17h/17h30 o céu estava a tapar com as torres a crescerem mais perto e a ficar mais escuro, mas durante algum tempo parecia não sair daquilo. Como Braga estava mais desviada das células e ainda se deveria ver as torres, saí do Castelo e fui para a Santa Marta. Quando cheguei lá já estava também a começar a tapar pois a célula já estava a crescer mais rápido e via-se a escuridão na direção da Povóa de Lanhoso. Daí para a frente foi sempre a ficar cada vez mais perto, com alguns raios nuvem-solo visíveis e os trovões a ficaram mais barulhentos. Por volta das 18h40 via-se a forma caraterística do downburst com o curvar da cortina de chuva ao atingir a terra. Nessa mesma altura via-se a bastante poeira a ser levantada lá em baixo à frente da cortina de chuva. Estava a pensar, daqui a nada vai chegar aqui o vento e uns minutos depois chegou e com uma força! Ficou uma ventania enorme! A cortina de chuva cada vez mais perto e parecia aqui que a célula tinha-se reativado um bocado, pois os relâmpagos aumentaram bastante. Começava a cair uma ou outra pinga e neste momento ouvia-se cada estouro, até que vejo um raio enorme à frente da cortina de chuva iluminada pelo sol com o arco-íris! Fiquei :surprise: e então quando vi que o apanhei na máquina :w00t::shocking:!! A partir daí tirei mais umas fotos mas tive que parar pois começou a cair uma chuvada acompanhada de saraiva, com as bolas maiores a atingirem por volta de 2cm de diâmetro juntamente com grandes estouros! Fiquei todo encharcado :D, cabelo a pingar, mas valeu a pena, também estava a assar de vir no carro que esteve ao sol sem ar condicionado:D. Depois de isto tudo acalmar e a chuva abrandar, ficaram visíveis bastantes mammatus no céu, pois as torres já se tinham dissipado e só restava a bigorna.
Obtive muitos registos, muitas fotos para timelapses e por isso ainda vai demorar até ter tudo pronto, mas quando tiver crio um tópico para partilhar.

Que venham mais dias assim, que são os melhores :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
______

Que tarde espetacular!

Já sabes o que te espera...
:semfotos:

Agora fora de brincadeiras, sei bem o que é ter muitas fotos de vídeos para rever, tratar tudo e ainda ter de seleccionar aquilo que vamos publicar para não parecer que andamos a fazer spam, nem sempre isso é fácil (e não sei se é o caso, mas se formos juntar a minha limitação de que o computador não gosta de colaborar... :D ). Faz as coisas com o tempo que precisares, de certeza que o valor dos registos não se irá perder.

Mas esse relato já vale muito, é daqueles casos em que ler testamentos não custa nada e ficamos sempre ansiosos por descobrir o que se passou onde tu estavas e o que pudeste assistir. Esperamos ansiosamente pelo teus registos! :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Já lá vão uns bons dias...

Calor tem sido a tónica, embora as noites permitam arrefecer um pouco as casas por cá.
Desde o dia 23 as máximas tem sido superiores a 25ºC e a partir de dia 26 acima dos 30ºC.
A Tmáx mais alta foi a de anteontem com 32,2ºC.
A Tmín mais alta foi de dia 26 com 18,6ºC.

Quanto à instabilidade, ontem e hoje ficaram à porta, não tive nada, embora hoje ouvisse vários trovões pelas 17-17.30h.
A célula ainda parecia vir para cá, ficou na fronteira N\NE do concelho, talvez alguma precipitação tenha caído na Chã de Ferreira pois vi cortinas de precipitação.

A noite está quentinha, corre uma brisa agradável, janelas todas abertas. Veremos se será suficiente para uma noite bem dormida...;)

Tmín: 17,1ºC
Tmáx: 31,5ºC

Tactual: 20,6ºC
Hr: 67%
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Ai ai esteve perto por aqui, os ecos roxos passaram a escassos km a este e acabou por nem chover. :trovao: Ainda que ouvi uns 30-40 trovões durante a tarde mas não chegou cá nada devido ao vento do litoral. Do lado de Paredes e Penafiel ainda tiveram sorte pois já têm menos influência do mar do que aqui, incrível mesmo como parece que bate numa barreira invisível tudo a chegar cá :( No entanto já foi uma tarde incrível ao ver estas supercélulas ao longe, topos enormes de algodão, bigornas, cogumelos etc. :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Noite mais fresca, até dá vontade de tratar algumas fotos do dia :D
17,1ºC, janelas abertas para entrar o fresquinho. Hoje já dá para dormir melhor! :p

E as fotos, só das células de Vila Real e arredores, que estavam mais perto, e por isso mais fotogénicas, do que as de Viseu.

0hmAiTg.jpg


ZU8f2jI.jpg


I9zgPj1.jpg


bPfVk4d.jpg


nIpBxsO.jpg


Upqdzc2.jpg


XJ2nMwh.jpg
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas,

Noite mais fresca, até dá vontade de tratar algumas fotos do dia :D
17,1ºC, janelas abertas para entrar o fresquinho. Hoje já dá para dormir melhor!

E as fotos, só das células de Vila Real e arredores, que estavam mais perto, e por isso mais fotogénicas, do que as de Viseu.

0hmAiTg.jpg


ZU8f2jI.jpg


I9zgPj1.jpg


bPfVk4d.jpg


nIpBxsO.jpg


Upqdzc2.jpg


XJ2nMwh.jpg
Maravilhosas as tuas fotos, João Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Maravilhosas as tuas fotos, João Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Obrigado José! :thumbsup: Foi uma tarde animada, a correr entre o computador, a tentar trabalhar :inocente:, e a janela... :D Creio que aquela bigorna foi das mais bonitas que já fotografei, parecia mesmo um fungo! :)
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.


Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d610 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa. :lol:


Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.









A célula da Póvoa a rebentar:





 
Última edição: