Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Média climatológica de Maio:

europe.moy.Z_500.CLIM.05.png


Média e anomalia deste mês:

europe.moy.Z_500.OPER.202005.gif


europe.anomalie.Z_500.OPER.202005.gif
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Mas a dorsal estava correcta. Toda aquela faixa que abrange desde o norte de África até quase à Escandinávia é de facto uma crista/dorsal anticiclónica (como lhe preferirem chamar). Na verdade, dada a sua extensão, persistência e gradiente meridional, até se lhe pode já chamar um bloqueio. Há uns dias atrás, essa dorsal era mais larga e "típica", agora já está quase a "quebrar", degenerando no tal bloqueio na Escandinávia. Há quem chame a este processo "cut-off high", mas não é muito frequente.
Poder-se-ia chamar a isso então uma "gota quente", por analogia com as depressões em gota fria?
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Como acabei de escrever no post atrás, estás a limitar a tua análise ao que se passa à superfície.

Volto a repetir que grande parte da dinâmica que governa a atmosfera tem de ser analisada a vários níveis, especialmente o dos 500hPa. É nestes níveis que se encontra geralmente a melhor visualização para os processos de larga-escala, sendo que grande parte destes são os que vão forçar a posteriori o que acontece ao nível da superfície.

Aí tens na seguinte carta a circulação que a circunda,numa extensa área, ao nível dos 500hPa.
Lamento insistir, mas está aí marcadíssima uma enorme dorsal/crista, correspondente a enorme "invasão" de ar subtropical até latitudes elevadas na Europa Ocidental.
Como também disse no ponto atrás, esta já se "esticou" tanto a Norte que começa a quebrar, já com uma "mini" circulação a fechar também em altitude (perto do UK), sinónimo do chamado Bloqueio Atmosférico, estando até aqui bem visível o chamado padrão de bloqueio em Omega.


y1kLIIc.png

i-RVWSMfV.gif




omega-nws.jpg


O anticiclone em altitude... Ibéria -> Bretanha (França) -> RU -> Noruega

ljTfZDP.png


Os ventos na região de PT são fracos. O ciclone (em altitude na Europa é outra coisa).

O problema neste caso é a perceção... acontece :D


Caríssimos, tudo isto só vem reforçar o que afirmei: a crista é atlântica, não tem nada a ver com a "dorsal africana"................................................................
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Poder-se-ia chamar a isso então uma "gota quente", por analogia com as depressões em gota fria?
Bom, por analogia sim! Embora nunca tenha visto tal terminologia. E confesso que nem o próprio termo "gota fria" simpatizo muito para cut off lows.

Mas sim, tal como uma cut off low se forma por desprendimento da zona polar de uma bolsa isolada de ar frio em altitude, muitos bloqueios começam com o desprendimento da zona subtropical de uma bolsa isolada de ar quente em altitude também.
Mas estas últimas têm geralmente dimensões muito maiores, e a génese dos processos é diferente claro.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Poderá até haver alguma instabilidade e possibilidade de trovoadas. Agora quanto a "evento convectivo algo agreste"... É clickbait. ;)

Bem, o fim-de-semana acabou por ter convecção bem mais intensa e agreste do que esperava quando escrevi este post! :o:D
 

Rui Oliveira

Cirrus
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
2
Local
Aveiro
Boa tarde
Pelo que sei, só entrando em contacto com o IPMA. Mas penso que esses dados serão fornecidos pelo Instituto como produto comercial, não estarão disponíveis gratuitamente. Os registos apresentados na página http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.dea/ carecem inclusivamente de validação pois são obtidos automaticamente em tempo real sem verificação, como aliás se informa na própria página. Em geral todos os dados que podem ser obtidos na net referem-se às últimas 24h ou períodos menores.


Muito agradecido pela informação.

De facto pelo que tenho procurado, existem muito site com diversos dados meteorologicos, embora de trovoadas só mesmo o IPMA nas condições que refere.

Obrigado.

Rui