Seguimento Litoral Norte - Maio 2020

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.


Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d750 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa.


Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.









A célula da Póvoa a rebentar:





Fotos magníficas, Rui Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boas,

Noite mais fresca, até dá vontade de tratar algumas fotos do dia
17,1ºC, janelas abertas para entrar o fresquinho. Hoje já dá para dormir melhor!

E as fotos, só das células de Vila Real e arredores, que estavam mais perto, e por isso mais fotogénicas, do que as de Viseu.

Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.


Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d750 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa.


Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.
A célula da Póvoa a rebentar:

Fantásticos registos os dois!
Foi impressionante ver as torres a crescer para trás em direção ao litoral.

______

Entretanto, como o dia começou com nevoeiro lá fui eu tirar umas fotos:D. Mais umas para adicionar à enorme quantidade de fotos que ainda tenho para ver desde quinta :D.
Está fresquinho e bastante agradável lá fora, 17°C agora, bom para arrefecer a casa. :calor:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.


Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d750 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa. :lol:


Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.









A célula da Póvoa a rebentar:





Belíssimas Rui! :palmas: Vamos lá ver o que nos reserva a tarde hoje :D

---------------------

Por cá, ainda com nevoeiro, embora cada vez mais ténue. Já pode levantar, que é para não estragar os, eventuais, momentos Kodak da tarde :D
18,6ºC, que diferença maravilhosa :)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Fantásticos registos os dois!
Foi impressionante ver as torres a crescer para trás em direção ao litoral.

______

Entretanto, como o dia começou com nevoeiro lá fui eu tirar umas fotos:D. Mais umas para adicionar à enorme quantidade de fotos que ainda tenho para ver desde quinta :D.
Está fresquinho e bastante agradável lá fora, 17°C agora, bom para arrefecer a casa. :calor:
O fim-de-semana deve render mais algumas, a juntar às que já tens... não desanimes com a carga de fotos a tratar! :D
Falo por mim, que tenho andado meio preguiçoso relativamente a esse assunto :D
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Nós cá no nosso litoral norte somos tão mal abençoados por trovoada.....
Por curiosidade alguém consegue arranjar um mapa ou mapas com o numero de descargas aqui no grande porto?
Penso que seja a zona do nosso país onde menos troveja ou é muito difícil algo se formar por aqui....

Que venha o inverno com umas depressões à maneira para tirar daqui esta pasmaceira. :D
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Nós cá no nosso litoral norte somos tão mal abençoados por trovoada.....
Por curiosidade alguém consegue arranjar um mapa ou mapas com o numero de descargas aqui no grande porto?
Penso que seja a zona do nosso país onde menos troveja ou é muito difícil algo se formar por aqui....

Que venha o inverno com umas depressões à maneira para tirar daqui esta pasmaceira. :D
https://www.meteopt.com/forum/topico/trovoadas-em-portugal.8169/
não é do Porto mas dá a ideia , Portugal tem péssimas condições para a formação de células em grande parte pela corrente fria do atlântico que bloqueia tudo o centro europeu é mais activo no verão pois possui muita humidade e calor latente que cria as condições certas
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Fotos magníficas, Rui Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Fantásticos registos os dois!
Foi impressionante ver as torres a crescer para trás em direção ao litoral.
Belíssimas Rui! :palmas: Vamos lá ver o que nos reserva a tarde hoje :D

---------------------

Obrigado! :)

O dia de hoje teve muito menos animação. Ainda assim vi alguns céus interessantes para NE/SE, onde se viam umas células em crescimento.

Apesar da humidade presente diminuir bastante a visibilidade, deu para ver uma bela célula a NE estacionada sobre o Gerês. Óbvio que tive que trabalhar mais com o contraste exposição da foto para se ver melhor a célula.

 
Última edição:

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Por Amarante tudo calmo por agora. Para os lados da Aboboreira já "crescem" nuvens - foto na direção da célula que surgiu e vai crescendo na zona de Lamego:

IMG-20200531-120213.jpg