Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2020



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pelo que eu leio, isto hoje foi à grande e acho que merece ser recordado para o futuro! :w00t:
Quando é que é criado um tópico para o efeito?
 

Bajorious

Nimbostratus
Registo
15 Jan 2017
Mensagens
1,127
Local
Covilhã (Alt. 679m)
Covilhã
Foto de Ricardo da Palma, via Meteoestrela
245281fb491bc18d0fd9e983fcd6a60d.jpg


Enviado do meu HUAWEI Y625-U21 através do Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Um concelho várias realidades diferentes. O granizo/saraiva foi pouco democrático e ainda bem! Por aqui acabei eu por danificar ligeiramente algumas plantas cobrindo-as:(, mas escapei às zonas mais perigosas e não tive grande granizo. Mas noutros locais:surprise::
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde , na Covilhã não chove desde cerca das 17h, continuam a ouvir-se trovões nas redondezas.
A temperatura tem estado estável na ultima hora, agora com 18.7ºc.

Vídeo a x32 da tarde de hoje feito entre as 15h39m e as 16h58m da trovoada sobre a Cova da Beira, ao inicio à esquerda vê-se a célula que se encontrava sobre Caria e que seguiu para norte, começou a chover na Covilhã mais ao menos ao 1m20s do vídeo, e depois veio o "melhor".

:shocking::thumbsup:
Emocionante registo, dramático. Parece-me até que poderá ter passado uma shelfcloud, na altura em que desaba a chuva.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Duas imagens de satélite da situação de ontem, em alta resolução com meia hora de intervalo, que permitem visualizar a expansão da convecção e do anel criado pelas correntes descendentes e divergentes à superfície:

Satélite Suomi, cerca das 13:16 utc:

KjJi4wQ.jpg


Satélite Aqua, 13:55 utc:

K0mRaqB.jpg
.
Na comparação, para além do anel, ressalta a espantosa rapidez de desenvolvimento das células na zona de Portalegre. Estas células juntar-se-iam ao grande aglomerado das Beiras.

GPE2ddU.jpg
 
Última edição: