Qual a zona de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar?

Gentleman

Cirrus
Registo
1 Jun 2020
Mensagens
2
Local
Bragança
Sou um leigo na área.
Tenho andado à procura de uma lista das zonas de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar mas, infelizmente, as minhas pesquisas na Internet não têm sido bem sucedidas.

Onde posso encontrar um mapa, tabela ou, na pior das hipóteses, dados históricos brutos fidedignos que me permitam responder a esta questão?
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Sou um leigo na área.
Tenho andado à procura de uma lista das zonas de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar mas, infelizmente, as minhas pesquisas na Internet não têm sido bem sucedidas.

Onde posso encontrar um mapa, tabela ou, na pior das hipóteses, dados históricos brutos fidedignos que me permitam responder a esta questão?
Provavelmente zonas de montanha desabrigadas, com menor inversão térmica... Torre, Foia, etc. :)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Sou um leigo na área.
Tenho andado à procura de uma lista das zonas de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar mas, infelizmente, as minhas pesquisas na Internet não têm sido bem sucedidas.

Onde posso encontrar um mapa, tabela ou, na pior das hipóteses, dados históricos brutos fidedignos que me permitam responder a esta questão?

Pessoalmente sou também um leigo no assunto, mas creio que as regiões mais secas e mais afastadas do mar serão as as melhores candidatas para serem as zonas com mais baixa humidade relativa do ar em Portugal. Pode ser que algum dos membros do staff tenha conhecimento de algum estudo ou local onde essa informação esteja compilada.
Quando ao que conheço, Portalegre tem pode ser uma candidata. Talvez o @SpiderVV tenha os valores históricos da estação dele, pois creio que o ano passado ou o anterior, atingiu menos de 20 %...
 
  • Gosto