Seguimento Litoral Norte - Maio 2020



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por aqui também deu para captar alguma coisa, apesar das descargas serem algo distantes, havia muita bruma e camadas de nuvens baixas ( bem visíveis no "corte" que os raios tinham antes de chegar ao solo)

Direcção NW:

j77qZg9.jpg


yLBoIrg.jpg


VTo2ojc.jpg
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Por aqui também deu para captar alguma coisa, apesar das descargas serem algo distantes, havia muita bruma e camadas de nuvens baixas ( bem visíveis no "corte" que os raios tinham antes de chegar ao solo)

Direcção NW:

j77qZg9.jpg


yLBoIrg.jpg


VTo2ojc.jpg
Maravilhosas

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Algumas fotos dos relâmpagos ao largo de Espinho, esta noite.

Por aqui também deu para captar alguma coisa, apesar das descargas serem algo distantes, havia muita bruma e camadas de nuvens baixas ( bem visíveis no "corte" que os raios tinham antes de chegar ao solo)

Belíssimas, qualidade excelente! :palmas::thumbsup:

Penso que adiciona muito às imagens verem-se as condições da atmosfera, como aquelas bandas de nevoeiro/neblina/bruma, dá-lhes ainda mais ambiência e dramatismo. :cool:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Já estou deitado, fotografei a primeira ronda de trovoadas desde as 22:15h às 23:30h

Ficam aqui as fotos da tempestade que fotografei hoje em Espinho e sigam a minha nova página da partilha das minhas caçadas. Obrigado





Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas tardes,

hoje temos um dia com muito menos acção, por isso já dá para dedicar algum tempo a rever e editar todos os registos deste impressionante evento. Acho que Maio já não tinha trovoadas destas por cá desde 2011.

Para já deixo duas fotos da tal célula que apareceu ontem pela zona de Castro Laboreiro.




 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que adiciona muito às imagens verem-se as condições da atmosfera, como aquelas bandas de nevoeiro/neblina/bruma, dá-lhes ainda mais ambiência e dramatismo. :cool:

Deixo mais uma, ainda de ontem e que mostra bem a camada de nuvens baixas/nevoeiro que os raios tinham que atravessar antes de tocar no solo, este raios estariam a uma distância de +/- 30/40 Km:

xTFIhdu.jpg
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Vídeo que mostra parte do festival que foi a oeste de raios nuvem-terra. Nas zonas entre Esposende e Barcelos deve ter sido medonho. Mesmo que distantes os trovões faziam um barulho impressionante.


A partir dos 30 segundos quase nem tive que cortar o vídeo.


Ao início aquele poste à frente. :lol:

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vídeo que mostra parte do festival que foi a oeste de raios nuvem-terra. Nas zonas entre Esposende e Barcelos deve ter sido medonho. Mesmo que distantes os trovões faziam um barulho impressionante.
A partir dos 30 segundos quase nem tive que cortar o vídeo.

:bombar: Espectacular desfile de 22 descargas ( e não contei as múltiplas e simultâneas)! Belo trabalho, em grande zoom é bem difícil. :thumbsup:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
:bombar: Espectacular desfile de 22 descargas ( e não contei as múltiplas e simultâneas)! Belo trabalho, em grande zoom é bem difícil. :thumbsup:

Obrigado. :thumbsup:


E não filmei metade dos raios. No mapa do MeteoGalicia aparecem grande parte das descargas, ao contrário de outras trovoadas em que não aparece tudo. A frequência de relâmpagos potentes era brutal.

Myy3qyR.png


Uma das melhores trovoadas que já vi, podia era estar um pouco mais perto. :D


E outro vídeo de domingo, não é nada de jeito. Foi tudo gravado com o telemóvel mas dá para ver a frequência das descargas da trovoada que se aproximou de S/SE ao fim da tarde. E no fim mostra um pouco da outra trovoada que passou aqui já na madrugada de segunda-feira.