Seguimento Litoral Centro - Junho 2020

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em movimento de SW encurvando para ENE, células sem organização aparente, ecos amarelos.
Dentre de duas horas podem chegar à península de Setúbal ou até Lisboa. :intrigante:

qMAHzHh.jpg


lX1tnME.jpg
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Por aqui, após uma noite de fiasco em que nada choveu (embora nota-se que pingou alguma coisa, pois a estrada estava molhada por volta das nove) e com céu algo nublado, o dia amanheceu com céu limpo e estão 23,2ºC. :)

Ao contrário do que se diz por aí, os dias até nem têm sido muito frios em relação à época do ano... As mínimas têm sido cerca de 2 a 4 graus acima do normal e as máximas 1 a 2 abaixo. Na realidade, a média dos primeiros dias do mês até está ligeiramente mais quente que a média (cerca de 1 grau), pois a média mensal é de 19ºC e a média destes últimos 4 dias é de 20,1ºC, com uma máxima absoluta de 23,9ºC e uma mínima absoluta de 16,6ºC. Acho que muita gente habituou-se mal com os magníficos junhos de 2015, 2016 e 2017... :calor:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
25ºC agora já com abertas, de manhã manteve encoberto, ainda caiu 2 aguaceiros como disse perto da hora do almoço, ambos fracos, o segundo ainda abriu com uma chuva mais consistente que fez barulho de moderado mas durou pouco passou logo a fraquinho também, portanto o máximo que ambos deram foi o chão molhado e deixou o cheiro da terra molhada
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Ao nascer do sol havia nebulosidade baixa nos montes e média/alta que ainda parecia anunciar alguma precipitação, mas as células em aproximação tinham-se dissipado.

As eólivas apontavam maioritariamente a NW mas trabalhavam lentas:
Zp5qFQl.jpg


0xBuVeQ.jpg


2Ht7noH.jpg


VkkakpW.jpg


Parece haver ali algumas lenticulares...
tTC5xZm.jpg


Os poucos Cumulus humilis que restaram para a tarde já desapareceram, o céu está praticamente limpo.
As eólicas todas viradas a WNW em movimento moderado.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O melhor fiasco do ano até agora, não haja dúvida :lol: Também nesta altura do ano não seria de esperar melhor, tendo em conta o tipo de evento. O que interessa é que choveu nas zonas mais necessitadas ;)
De resto foi mais um dia soalheiro e agradável, com céu parcialmente nublado, limpando gradualmente no final da tarde. O vento soprou moderado de W, rodando para NW a partir da tarde e diminuindo de intensidade.

Hoje, pela primeira vez, tive o privilégio de encontrar uma aranha-joaninha :D Nunca tinha visto nenhuma ao vivo. É um excelente exemplar a ser preservado, porém tive que retirar o meu cão de perto, para não haver nenhum desfecho trágico ;)

Mínima: 17,3ºC
Máxima: 25,2ºC

T. Atual: 21,9ºC
HR: 51%
Vento: NW / 4,3 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ontem dia 3, na Praia do Rei

Imagens para celebrar um evento de que não me lembro de ter registo, na minha memória: água do mar a 21ºC no princípio de Junho.
Havia qualquer coisa de "tropical" na sensação de olhar aquele horizonte e sentir a humidade que emanava das águas mornas.

2G6sWIH.jpg


8AIhj8A.jpg


7qU1M3M.jpg


kLkxWSU.jpg


ECW1wck.jpg


SINLlae.jpg


Zqeb9oA.jpg


Ao5fDOT.jpg


aPUbmqY.jpg


qgnLenU.jpg


m0SIw8H.jpg


7jswmul.jpg
É o que dá a falta de nortada. Nesta altura do ano seria de esperar que ocorresse muito vento durante a tarde, tal e qual como nos últimos anos mas tal não tem acontecido. Claramente a sinóptica é bem diferente da desses anos, até porque não tem havido o típico anticiclone de junho, mas sim uma depressão isolada no Atlântico (rodeada por uma crista anticiclónica) e um núcleo depressionário em França. :surprise:
62G044e.png


Por aqui o dia foi parecido com os anteriores: temperaturas amenas, pouco vento, céu limpo (exceto de madrugada) e algumas pingas de madrugada, mas que mal acumularam. Por falar em frio ou calor, por aqui as temperaturas até têm sido relativamente normais segundo as médias de junho: a máxima hoje até foi ligeiramente acima da média (+0,2ºC) e a mínima foi de 3ºC acima da média de junho. Claramente há uma noção errada do clima em Portugal... :cold:

Charneca da Caparica
Máx: 25,1ºC
Mín: 17,2ºC

Agora estão 17,5ºC e céu limpo. :)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

O Vento não desapareceu por cá lol
Mas sim tem estado relativamente tranquillo,porventura as rajadas desta tarde já seriam apelidadas de vendaval noutras zonas. :D
É incontornável que isto não anda muito normal, hoje registei água a 21 graus na costa da guia (Cascais). :thumbsup:
Foi um longo período sem grandes ventos de norte , sendo que o vento de quadrantes sul foi algo persistente proporcionando o caldo na costa.