Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
E por fim, a maioria dos incêndios são mãos criminosas.
Não é bem assim... há muitos incêndios por negligência, e está mais do que provado que os verões mais frescos e húmidos têm muito menos incêndios.
Porque é que não falam de Fevereiro e Maio deste ano, onde foram os mais quentes desde que há registos? Ou só falam do que convém?
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Este ano climático está repleto de meses com anomalia positiva, alguns mesmo com os valores mais elevados desse que há registos. Por enquanto, só mesmo o passado mês de novembro apresentou uma anomalia ligeiramente negativa.


Anomalia:


out +0,54

nov -0,25

dez +1,07

jan +0,77

fev +2,45(mais quente de sempre)

mar +0,42

abr +0,76

mai +3,26(mais quente de sempre)


Este tipo de comportamento é já um padrão e se tivesse de apostar, apostava numa anomalia positiva também para este mês de junho.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
A maioria não é agricultor, mas quem trabalha no campo apercebe-se que para uma grande parte das culturas não é bom estas temperaturas mínimas.
Algumas culturas obviamente que sofrem com isto, outras até beneficiam de ter horas de frio. Mas se alguém planta por exemplo algo em Bragança à espera de não ter nem uma mínima de 10 ºC em junho, as coisas têm tudo para correr mal...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Também com médias de Abril de 17/18 graus é muito fácil se ter anomalia positiva, a mim ninguém me convence que o Abril só tenha como média da máxima uns 17/18 graus em Portugal na maioria das estações. Abril foi bastante fresco e chuvoso e ainda assim acaba com média acima. Com médias de máximas de 17 graus é muito fácil realmente.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Também com médias de Abril de 17/18 graus é muito fácil se ter anomalia positiva, a mim ninguém me convence que o Abril só tenha como média da máxima uns 17/18 graus em Portugal na maioria das estações. Abril foi bastante fresco e chuvoso e ainda assim acaba com média acima. Com médias de máximas de 17 graus é muito fácil realmente.
Desculpa lá mas não entendo onde queres chegar? Queres dizer que as normais são mentira ou mal calculadas?

Que me digas que é conveniente olhar para outros parâmetros (como desvio padrão) para perceber que o mesmo valor médio pode representar dois comportamentos distintos, entendo.

Que me digas que as normais em uso (1981-2010) estão "desactualizadas", até entendo, pois o ritmo de aquecimento é tão acentuado que as médias de facto subiram significativamente só nos últimos 10 anos. (por outras palavras, valores normais agora são de facto acima da média climatólogica até 2010)

O resto, desculpa mas não percebo onde queres chegar...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,659
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Aqui Maio foi quentíssimo, tanto que a média das máximas acabou mesmo acima do valor médio para Junho!!!
Médias das máximas em Viseu(cidade): 25.6ºC (+5.4ºC)
Média das mínimas: 11.2ºC (+2.7ºC)

Admitindo uma máxima de 22ºC e mínima de 10ºC no dia de hoje, Junho segue nos 24.5ºC de máxima (-0.9ºC) e 12.3ºC de mínima (+0.8ºC)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Que me digas que é conveniente olhar para outros parâmetros (como desvio padrão) para perceber que o mesmo valor médio pode representar dois comportamentos distintos, entendo.
Não me parece que usar outros parâmetros vá mudar o comportamento da temperatura em relação à normal. Da precipitação é diferente, pois tenho realmente verificado que a maioria dos meses apresenta valores abaixo da média, havendo 2 ou 3 meses com valores excessivamente altos e que puxam muito a média para cima, e fazem com que a média e a mediana possam apresentar valores bem diferentes, por exemplo.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não me parece que usar outros parâmetros vá mudar o comportamento da temperatura em relação à normal. Da precipitação é diferente, pois tenho realmente verificado que a maioria dos meses apresenta valores abaixo da média, havendo 2 ou 3 meses com valores excessivamente altos e que puxam muito a média para cima, e fazem com que a média e a mediana possam apresentar valores bem diferentes, por exemplo.

Acho que não me expliquei bem.. :D

Acho que se comparares 2 cidades que tenham as médias de temperatura exatamente iguais, mas uma for num clima desértico com os dias todos iguais, e a outra numa zona de intensa actividade sinóptica, obviamente as oscilações são totalmente diferentes, certo?

Imagina, por exemplo, uma hipotética cidade desértica (A) pode ter todos os dias do mês tempo limpo e mínimas de 15 e máximas de 25, com oscilações pequenas em torno destes valores. E a outra cidade (B) com passagem de frentes e alterações de tempo significativas variar entre dias frios e chuvosos com mínima de 5 e máxima de 15, e dias de sol quentes com mínima de 25 e máxima de 35, e pelo meio nem ter nenhum dia praticamente de 15/25...
Obviamente são cenários hipotéticos, mas que em ambos os casos vão resultar exatamente na mesma média de temperatura no final, apesar de condições brutalmente diferentes, estamos de acordo claro?

O que eu queria dizer com outros parâmetros, é que sim, usar apenas médias de temperatura sem outras estatísticas pode de facto ser enganador, para quem não conhece o contexto climático de uma cidade específica. Por isso dei o exemplo do desvio padrão, que já por si dá uma medida simples do quão "estável" ou não é o valor que aparece na média climatológica.
No hipotético exemplo que dei, obviamente as cidades A e B tinham as mesmas médias, mas o desvio-padrão na cidade B era muito superior ao da cidade A, sendo portanto um bom indicador da representatividade dos valores médios nas normais. E este exemplo de facto mostra que usar apenas os valores médios é uma análise muito redutora, e até por vezes enganadora...

De qualquer forma, o desvio-padrão não é um parâmetro que se costume usar nas normais climatológicas, embora fosse útil. Mas vendo uma normal climatológica de temperaturas, não aparece apenas a média. Temos também os recordes absolutos, que naturalmente já são uma boa ajuda para perceber "estabilidade" ou não dos valores nessa cidade, embora possam em alguns casos ainda ser enganadores, em climas onde os valores extremos são muito raros.
Já vi em algumas normais (os americanos usam muito) outro indicador útil. Além da média e dos recordes absolutos, as normais apresentam também a média dos valores extremos de cada mês. Por outras palavras, é uma "estimativa" do mínimo/máximo expectável em cada mês, não muito diferente de ver o desvio padrão, sendo assim bastante útil.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Para mim o parâmetro que tem menos sentido é a temperatura média em si, pois pode ser tremendamente enganador, e não espelhar a realidade do local.
Nas regiões tropicais podemos ter mínimas e máximas de 25c, e no deserto mínimas de 10 e máximas de 40c.
O mesmo aqui em Portugal, exemplo Algarve no Verão com mínimas por vezes de cerca de 22 e máximas de 28 por exemplo, e o Alentejo pode ter mínimas de 18 e máxima de 32, por isso nunca uso nem dou crédito a temperaturas médias!
Contudo existe parâmetros como a média das mínimas e a média das máximas que caracterizam muito melhor o clima de uma região. Ou então os 3 parâmetros mas lá está a temperaturas média diária não é mais que a diferença entre a mínima e a máxima!
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Para espelhar o que se passa nos meses existe os relatórios não...?
Nos meses de transição as mudanças podem ser muito bruscas, variando entre máximas de 10 e máximas de 30c por exemplo, ou então podemos ter 20c o mês todo.
Mas lá está a média e isso mesmo, uma média da temperatura registada aos longo do mês.
Outro exemplo o mês de Junho até agora..
Todos concordam que esta a ser mais frio que o normal, cerca de uns 2c, e vai aumentar a anomalia até dia 15, se calhar para uns - 2 a - 3c, mas depois podemos ter uma 2a quinzena bem quente e anular esta anomalia.
Por isso quem quer mesmo verificar como foi o mês deve consultar os relatórios, seja aqui ou no Bangladesh!
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Para espelhar o que se passa nos meses existe os relatórios não...?
Nos meses de transição as mudanças podem ser muito bruscas, variando entre máximas de 10 e máximas de 30c por exemplo, ou então podemos ter 20c o mês todo.
Mas lá está a média e isso mesmo, uma média da temperatura registada aos longo do mês.
Outro exemplo o mês de Junho até agora..
Todos concordam que esta a ser mais frio que o normal, cerca de uns 2c, e vai aumentar a anomalia até dia 15, se calhar para uns - 2 a - 3c, mas depois podemos ter uma 2a quinzena bem quente e anular esta anomalia.
Por isso quem quer mesmo verificar como foi o mês deve consultar os relatórios, seja aqui ou no Bangladesh!
Errado, a primeira quinzena é mais fria normalmente que a segunda, não está a haver anomalia negativa generalizada nenhuma. Se fores ver os gráficos que o IPMA publicava até 2010, vês que por exemplo em Castelo Branco a média das máximas passava dos 30 ºC no fim do mês mas nesta altura nem aos 25 ºC chegava:
gtxme03201006.jpg

Isto usava a normal 61-90, infelizmente o IPMA quando atualizou a normal resolveu passar a usar a mesma média para todos os dias do mês, o que pode ser razoável em janeiro ou em agosto, mas é altamente enganador nos meses de transição...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
A média para mim não vale nada por isso mesmo. Tens 20 dias do mês ligeiramente abaixo do normal ou igual, vem 7 dias com temperaturas a rondar os 30ºC e já passa a ser um mês quente. Passas mais de metade do mês com temperaturas dentro do normal, para vir uma semana de calor e classificar o mês como quente por causa de uma semana.

Não sei se há outra forma de ver temperaturas que não as médias, mas muitas vezes não espelham em nada a realidade do mês no geral. Como este Abril, foi classificado como quente porque no meio de temperaturas normais ou ligeiramente abaixo, houve ali uns 4 dias de temperaturas de 27 graus que fez com que fosse classificado como um mês quente :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
A média para mim não vale nada por isso mesmo. Tens 20 dias do mês ligeiramente abaixo do normal ou igual, vem 7 dias com temperaturas a rondar os 30ºC e já passa a ser um mês quente. Passas mais de metade do mês com temperaturas dentro do normal, para vir uma semana de calor e classificar o mês como quente por causa de uma semana.

Não sei se há outra forma de ver temperaturas que não as médias, mas muitas vezes não espelham em nada a realidade do mês no geral. Como este Abril, foi classificado como quente porque no meio de temperaturas normais ou ligeiramente abaixo, houve ali uns 4 dias de temperaturas de 27 graus que fez com que fosse classificado como um mês quente :lmao:
Normal que as temperaturas máximas te pareçam ter andado na média tirando 3/4 dias, porque foi isso que aconteceu, e as máximas andaram relativamente próximas do normal, o que fez com que abril fosse quente foram os imensos dias de nebulosidade que não deixaram descer as mínimas, essas sim com uma anomalia positiva superior a 1 ºC. E de qualquer modo o mês não foi assim tão quente e a anomalia prova-o