Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
:D

cfs-0-5670_tmh0.png
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Continente
Previsão para 6ª feira, 12.junho.2020

Céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade

na região Sul a partir do final da manhã.

Períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes nas

regiões Norte e Centro.

Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da

Estrela até início da manhã.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando

moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

Atualizado a 10 de junho de 2020 às 11:4 UTC



como eu disse, não sendo inédito, não deixa de ser curioso como quase a meio de junho ainda se espera queda de neve na estrela.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Nesta competição de junhos esquisitos, nunca mais me esquecerei do junho de 88, chovia dia sim, dia sim, e a chuva entrou bem pelo mês de julho.

Na escola secundária os relvados, que nunca eram regados, estavam bem verdinhos no final de julho, até parecia os Açores!


Esse junho foi efetivamente um caso à parte; pelo menos, nos meus 46 anos, não me recordo de nada semelhante...

Nesse ano, era Presidente da República Mário Soares, as comemorações oficiais do 10 de junho foram na Covilhã e estava um tempo chuvoso e frio como não recordo para este mês (lembro-me de ter ido ao centro da cidade, assistir às cerimónias, de camisola de lã por cima da camisa). Depois, ao longo do mês, o tempo foi aquecendo mas choveu praticamente todos os dias, tendo havido já para o final do mês uma trovoda absolutamente descomunal na zona da Covilhã (a maior chuvada, de longe, a que assisti na vida) e que infelizmente, recordo ter matado duas ou três pessoas, devido a um raio, na zona do Fundão.

E sim, como relatou o bandevelugo, o tempo fresco e chuvoso prolongou-se até meados de julho. Recordo o dia dos meus anos (4 de julho) como tendo sido um daqueles dias a fazer lembrar o outono: fresco, chuvoso e todo o dia sem se ver o sol...

Os prejuízos na agricultura foram brutais e, em jeito de anedota, recordo-me de, num programa da televisão espanhola (TVE1), assistir a uma "espécie de bruxo" fazer um ritual para afastar a chuva da Pensínsula Ibérica!

Por outras palavras, e para quem não era nascido na altura, contado não dá para acreditar. Junho de 1988 foi um um caso verdadeiramente excecional e nada do que possa vir, nos próximos dias, se compara ao que foi esse mês...
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Recordo o dia dos meus anos (4 de julho) como tendo sido um daqueles dias a fazer lembrar o outono: fresco, chuvoso e todo o dia sem se ver o sol...

Faço anos a 3 de Julho e lembro-me de andar na primária e ter tido um aniversário invernal com muita chuva e frio. Os adultos todos encolhidos e recolhidos no interior e a miudagem no quintal pouco a lixar-se para a chuva e o frio. Não sabia era o ano mas agora sei que foi no meu nono aniversário. Lembro-me perfeitamente. Estava lá a minha professora da primária.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Esse junho foi efetivamente um caso à parte; pelo menos, nos meus 46 anos, não me recordo de nada semelhante...

Nesse ano, era Presidente da República Mário Soares, as comemorações oficiais do 10 de junho foram na Covilhã e estava um tempo chuvoso e frio como não recordo para este mês (lembro-me de ter ido ao centro da cidade, assistir às cerimónias, de camisola de lã por cima da camisa). Depois, ao longo do mês, o tempo foi aquecendo mas choveu praticamente todos os dias, tendo havido já para o final do mês uma trovoda absolutamente descomunal na zona da Covilhã (a maior chuvada, de longe, a que assisti na vida) e que infelizmente, recordo ter matado duas ou três pessoas, devido a um raio, na zona do Fundão.

E sim, como relatou o bandevelugo, o tempo fresco e chuvoso prolongou-se até meados de julho. Recordo o dia dos meus anos (4 de julho) como tendo sido um daqueles dias a fazer lembrar o outono: fresco, chuvoso e todo o dia sem se ver o sol...

Os prejuízos na agricultura foram brutais e, em jeito de anedota, recordo-me de, num programa da televisão espanhola (TVE1), assistir a uma "espécie de bruxo" fazer um ritual para afastar a chuva da Pensínsula Ibérica!

Por outras palavras, e para quem não era nascido na altura, contado não dá para acreditar. Junho de 1988 foi um um caso verdadeiramente excecional e nada do que possa vir, nos próximos dias, se compara ao que foi esse mês...
A memória é mesmo seletiva... temos a mesma idade, mas não tenho qualquer registo desse junho atípico na minha memória. Acho que aos 14 anos a meteorologia não estava mesmo no top das minhas áreas de interesse, devia ser a geografia por essa altura :D
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Parece que esta noite nas montanhas a norte da serra da Estrela poderemos ter formação das primeiras geadas... do verão. Sim, do verão, esse mesmo. A esta hora mínimas já baixíssimas para a época do ano nos planaltos do interior norte e centro... em pleno junho, a fazer lembrar claramente o inverno. Deve ser excelente para a agricultura... E há pessoas, aquelas que detestam o verão, que tanto adoram estas sinópticas, e eu pergunto como é possível.
Aliás, no famigerado e aborrecido mês de fevereiro até houve mínimas mais altas do que aquelas que se irão registar esta noite e que foram registadas dias a fio em junho de 2019. A mesma coisa se aplica às máximas, com dias mais quentes em fevereiro nalguns locais do que agora em junho. São de facto as alterações climáticas no seu melhor. Verão no inverno e inverno no verão.
Temperaturas acima dos 30°C bem poderemos esperar sentados que elas não regressam tão cedo, para gáudio e delírio dos "summer haters" que tanto anseiam por um verão igual ao de 1977.
Estas temperaturas são claramente de março ou abril, de início de primavera. Nem sequer de maio são, quanto mais de junho. E pelas previsões para os próximos dias parece que uma vez mais o mês de junho está condenado a ser frigorífico, tal como em 2018 e 2019. Estamos condenados...
Que eu saiba junho é já um mês de pleno verão. É já um mês de dorsais africanas e de 40°C. Ah, os incêndios, o país a arder... bla bla bla, whiskas saquetas, bla bla bla. Não venham com as desculpas dos incêndios, porque cerca de 99% desses mesmos é de origem CRIMINOSA, tal como um user acima já disse. Não usem as desculpas das altas temperaturas como foco de propagação de incêndios. Que eu saiba quando um monte começa a arder, tal não acontece por obra divina do Espírito Santo. Nem que estivessem 50°C!!! Para um monte começar a arder é necessária uma "mãozinha marota" dum delinquente que tem prazer em presenciar tais coisas, estejam 20, 30, 40 ou até mesmo temperaturas de 0°C ou negativas no inverno. Já vi deflagrar incêndios florestais com temperaturas negativas em pleno inverno, os invernos de 2005, 2012 e 2017, que foram invernos muito frios, são exemplos disso mesmo. Portanto para haver incêndios florestais tanto podem estar 0°C no inverno como 40°C no verão. Basta haver essa "mãozinha marota"!!! E depois usam as desculpas da "trovoada seca" (aquando do incêndio de Pedrógão Grande) ou então a bizarra desculpa do criminoso que ateou fogo ao monte ter perturbações mentais. Essas desculpas para mim não pegam. No incêndio de Pedrógão Grande, quando ocorreu a tal "trovoada seca" já haviam sido gastas horas a fio de combate ao mesmo, sendo portanto uma desculpa totalmente esfarrapada só para tentar proteger o criminoso da prisão e de uma "way of life" aos quadradinhos (desculpem o off-topic). Esse CRIMINOSO, que manchou o excelente junho de 2017 (a nível de temperaturas, tendo sido este o último até ao momento) ao provocar todas as mortes que houve, anda à solta, tal e qual como os ladrões que roubam bancos (desculpem o off-topic) e irá continuar na boa, como se não fosse nada na vida.
Essas desculpas a mim não pegam. Digo e volto a repetir: 99% da origem dos incêndios florestais (faço minhas as palavras de um user acima) é CRIMINOSA, estando 0°C no inverno ou 40°C no verão. Basta haver tempo seco e humidade relativa baixa para os criminosos com "problemas mentais" passarem da teoria à prática e assim presenciarem tal "prazer"!!!

Boa noite!! Em relação ao comentário deste membro, volto a dizer que há aqui muita coisa que estou completamente de acordo, relata aqui muita realidade do País sobretudo quando fala dos incêndios. Sou agricultor, faço queimadas conheço a minha região e sei que é bem verdade do que diz.

Peço aqui a certos membros que tenham cuidado com certas palavras quando estão 100% em desacordo com muitas opiniões!! Antes de julgarem, pensem primeiro naquilo que vão dizer e não atirem palavras ofensivas!! Lembrem-se que o nosso País é pequeno e tem muitas diferenças climáticas de região para região. Um fenómeno climático pode ser normal numa determinada zona nesse mês, mas pode ser anormal nesse mesmo mês noutra região.


"Que eu saiba junho é já um mês de pleno verão. É já um mês de dorsais africanas e de 40°C" Muitos aqui estão em desacordo com estas palavras!! Mas concordam que fazer 40ºC em Junho não é inédito??!! Exemplo: Fazer 1ºC em Junho na Serra da Estrela e 48ºC em Alvalade em Junho não é inédito!!!

Temos que ver aqui uma coisa: Muitos de nós somos de regiões diferentes com as respectivas diferenças climáticas, o que pode ser normal para uma dada região, pode ser anormal para outra, CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS e CUIDADO COM AS INTERPRETAÇÕES DOS COMENTÁRIOS QUE LÊEM.

E SE ALGUÉM ESTIVER ERRADO; TENTEM AJUDAR E NÂO DENEGRIR; OK!! PORQUE ERRAR, TODOS ERRAMOS!!
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
"Que eu saiba junho é já um mês de pleno verão. É já um mês de dorsais africanas e de 40°C" Muitos aqui estão em desacordo com estas palavras!! Mas concordam que fazer 40ºC em Junho não é inédito??!! Exemplo: Fazer 1ºC em Junho na Serra da Estrela e 48ºC em Alvalade em Junho não é inédito!!!
Não é inédito, mas não é normal, disso tenho a certeza. A média do começo de junho para grande parte do Interior nem ultrapassa os 30°C. 40°C são só mais 10°C que o valor normal! :calor:
48°C no Alentejo em junho, que eu saiba, é inédito sim. O máximo absoluto para o país inteiro é de 47,3°C na Amareleja. 48°C seria quase 1°C acima do atual valor extremo!!! :shocking:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego