Seguimento Litoral Centro - Junho 2020



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por aqui nada, como é costume. Ontem acabei com 0 mm, mas parece que hoje poderei ter mais sorte com os aguaceiros... A ver vamos, como diz o cego! :rain:

Em relação a ontem, assim foram os extremos de temperatura:

Charneca da Caparica
Máx: 21,0°C
Mín: 14,0°C

Hoje a temperatura duvido que atinja os 20°C. Neste momento estão 17,1°C e céu pouco nublado - um dia de abril em junho! :calor:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas Ricardo,

Belas fotos! Dessa zona sem dúvida que o monte do silêncio é violento. Uma vez fui lá com vento extremo no verão, até metia medo...
Ainda assim quando fazia registos ia para zonas mais extremas por exemplo, Pedra da Era, Cabeço do Vento para não falar daqueles cumes colados ao mar entre a Grota e Figueira do Guincho...nem imagino o que é morar ali deve ser terrível o barulho do vento dado a violência do mesmo.

Esta zona tem tanto vento como a serra(excluído a zona no do freguesia/concelho) , um dia se puderes desloca te ao Cabreiro ou Murches, ou próximo da A16 Atrozela /Alcabideche vais ficar surpreendido com os registos. Infelizmente mantém se a má cobertura de estações para medir estes vendavais.

Boa tarde, obrigado, as fotos foram as possíveis dadas as condições. Costumava andar pelas proeminências junto ao mar, sobre as falésias, era quase sempre um andar a "quatro patas" nos dias de maior vento. Nessa altura não tinha anemómetro portátil nem aplicação no tlm mas a sensação era semelhante à Peninha ou ao Cabeço do Vento (outro local bastante frequente). Era habitual descer depois a pé pela estrada Azóia-Malveira, e era no concâvo à vista do Cabeço do Vento que era atirado para a estrada ou ribanceira se não tivesse cuidado; mais à frente em Almoinhas Velhas parece uma cena de furacão. Acredito mesmo que no Cabreiro/Murches/Alcabideche o vento tenha um pico. Sempre que passo na A16 nessa zona
o carro dança e não é pouco!

Boas!
Vou deixar-vos aqui umas fotografias do final de tarde do passado dia 08 deste mês para os especialistas em nuvens ajudarem a identificar e darem a sua opinião! sobre estas nuvens:
@StormRic , @Gilmet

Olá @Thomar! Agradeço a nomenclatura de especialista mas sou apenas aficionado pelos nomes das nuvens. :D Resposta com algum atraso mas cá vai.
Nas primeiras 3 imagens vejo Altocumulus e Stratocumulus: nuvens achatadas e arredondadas, próximas umas das outras, formando um padrão mais ou menos coerente (com maior expressão na primeira e segunda imagem). A diferença entre estas nuvens prende-se com a altitude a que ocorrem. Penso que se nota facilmente a existência de 2 níveis de nebulosidade, pelo que as mais baixas (penso que abaixo dos 2000 m) seriam Stratocumulus e as mais altas (nuvens de média altitude), Altocumulus. Dentro da família Altocumulus, estas seriam, para mim, Altocumulus Stratiformis Perlucidus, pela sua homogeneidade e espessura. Na última imagem, as massas mais densas, especialmente na parte de baixo, já seriam, para mim, Cumulus Humilis.

A resposta dada está super-completa, nada a acrescentar! Estes padrões em mosaico cativam sempre pela estética!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Entretanto deixo uns registos da subida à serra.

Estes são os aspectos da Serra que mais perduram no nosso imaginário, a Serra como fonte de humidade e frescura, os nevoeiros místicos. Belos retratos! Tem havido muitas intervenções de desmatamento de infestantes e replantação de autóctones, assim como reabilitação de estradas e caminhos. Receio que em certos casos sejam um pouco abusivos e descaracterizam a rusticidade histórica, mas também sei que sempre houve intervenções que mudaram o aspecto de muitos locais na Serra e que eu não conhecia na sua anterior faceta. Penso que tenho pena de não vir a conhecer a Serra daqui a 40 anos, quando o resultado destas intervenções mostrar toda uma nova pujança das matas. Até lá, subsiste uma nostálgica e confrangedora visão, aqui e ali. A estrada da Malveira para a Pedra Amarela é disso um exemplo. Mas aí não foram só as infestantes as árvores abatidas, parece-me exagerada a intervenção pois as encostas ficaram escalvadas e muito sensíveis aos danos da escorrência e do vento.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,

Que chuvada que para aqui vai, impressionante.
O Radar não engana...

7,3 mm nas Almoinhas Velhas
4 mm em Alcabideche

Realmente, ecos amarelos finalmente, são esparsos mas quem os apanha, apanha uma boa molha:

o9mLk2X.jpg


A corrente é de WNW e vai continuar durante todo o dia:
zXmUrmq.gif


Por aqui, ainda nada de significativo, chão permanece seco.
Fotos de há 15 minutos:
WNW
GDBe4Hg.jpg


ENE
ENBk2sv.jpg
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa tarde. Dia de aguaceiros, esporádicos porém mais intensos a partir da tarde, tendo o último passado há cerca de 10 minutos e deixado tudo bem encharcado e com aquele maravilhoso cheiro de terra molhada. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mais um dia fresco e com céu nublado, apresentando-se com boas abertas no final do dia.
Aguaceiros fracos/chuvisco até final da tarde, sendo mais frequentes e decentes durante o final da manhã, rendendo 0,3 mm no total.
O vento tem soprado fraco a moderado de W.

Mínima: 15,8ºC
Máxima: 21,1ºC
Acumulado: 0,3 mm

T. Atual: 18,5ºC
HR: 63%
Vento: W / 10,8 Km/h