Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boa noite!! Em relação ao comentário deste membro, volto a dizer que há aqui muita coisa que estou completamente de acordo, relata aqui muita realidade do País sobretudo quando fala dos incêndios. Sou agricultor, faço queimadas conheço a minha região e sei que é bem verdade do que diz.

Peço aqui a certos membros que tenham cuidado com certas palavras quando estão 100% em desacordo com muitas opiniões!! Antes de julgarem, pensem primeiro naquilo que vão dizer e não atirem palavras ofensivas!! Lembrem-se que o nosso País é pequeno e tem muitas diferenças climáticas de região para região. Um fenómeno climático pode ser normal numa determinada zona nesse mês, mas pode ser anormal nesse mesmo mês noutra região.


"Que eu saiba junho é já um mês de pleno verão. É já um mês de dorsais africanas e de 40°C" Muitos aqui estão em desacordo com estas palavras!! Mas concordam que fazer 40ºC em Junho não é inédito??!! Exemplo: Fazer 1ºC em Junho na Serra da Estrela e 48ºC em Alvalade em Junho não é inédito!!!

Temos que ver aqui uma coisa: Muitos de nós somos de regiões diferentes com as respectivas diferenças climáticas, o que pode ser normal para uma dada região, pode ser anormal para outra, CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS e CUIDADO COM AS INTERPRETAÇÕES DOS COMENTÁRIOS QUE LÊEM.

E SE ALGUÉM ESTIVER ERRADO; TENTEM AJUDAR E NÂO DENEGRIR; OK!! PORQUE ERRAR, TODOS ERRAMOS!!
Eu obviamente que não concordo com nada, e já o disse que foi troll, mas não me vou alongar mais sobre o assunto, porque não vale a pena.
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
No site do IPMA: Maior valor da temperatura máxima do ar + 47,3 °C Amareleja 01/08/2003
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguém me consegue explicar o porquê de existir uma diferença de quase 4ºC num espaço de escassos km entre duas localidades aproximadas?

mAvM9fn.png


Aeródromo de Mortágua nos 13,1ºC.
Santa Comba Dão nos seus 16,7ºC.

A diferença virá na altitude?
Tem a ver com a inversão térmica. A estação de S. C. Dão está na cidade, já a estação do Aeródromo está fora da cidade, e ainda se deve acrescentar o facto de o Aeródromo estar praticamente num vale. Na região das Beiras os vales costumam ser bem frios mesmo com um tempo bem quente: no ano passado, quando estive em Penalva do Castelo, no vale de Trancozelos, notei exatamente isso. Ou em 2013, quando estive de férias na aldeia de xisto de Benfeita. :cold:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A partir de hoje parece que vai começar a aquecer de vez... embora não deva chegar aos 30 antes do final da próxima semana.
Veremos, porque os modelos estão muito instáveis!
A subida da temperatura será mais notória a partir de dia 19, tal como já tinha dito.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Para aqueles que criticavam que junho não ia ter calor... Aqui têm o desejado:
E01Xh2p.png

KwcPsNM.png


:calor:
Isso seria tempo quente, mas nada de excecional, uma anomalia positiva para compensar a anomalia negativa destes últimos dias e fazer o mês acabar na média. Mas a 10 dias ainda poderá mudar, veremos
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: RStorm

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Isso seria tempo quente, mas nada de excecional, uma anomalia positiva para compensar a anomalia negativa destes últimos dias e fazer o mês acabar na média. Mas a 10 dias ainda poderá mudar, veremos
Vejamos uma coisa: :D

Médias:
- Beja: 29°C
- Évora: 26°C
- Portalegre: 25°C
- Moura (Contenda): 28°C

36-37°C é 8°C acima da média para Beja e 9°C acima da média para a Serra da Adiça. Isso não é calor? Para mim é... Eu não quero saber se é excecional ou não, mas comparando com o que tivemos nos últimos dias e com a média, sim, é. :calor:

Eu já estou farto deste tipo de discussões. Tanta conversa tão cedo no verão é chato... Por que razão isto não acontece quando há vagas de frio no Inverno? Estranho, não é?! :intrigante:
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Isso seria tempo quente, mas nada de excecional, uma anomalia positiva para compensar a anomalia negativa destes últimos dias e fazer o mês acabar na média. Mas a 10 dias ainda poderá mudar, veremos

isso é o normal nada e mais...

Charneca, concordo, já não há paciência para tanta baboseira... :facepalm:

Quase 40ºC normais em Junho??? :shocking:

Os colegas não sabem consultar as tabelas das médias, ou são só mais umas barbaridades para encher chouriços? :angry:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Vejamos uma coisa: :D

Médias:
- Beja: 29°C
- Évora: 26°C
- Portalegre: 25°C
- Moura (Contenda): 28°C

36-37°C é 8°C acima da média para Beja e 9°C acima da média para a Serra da Adiça. Isso não é calor? Para mim é... Eu não quero saber se é excecional ou não, mas comparando com o que tivemos nos últimos dias e com a média, sim, é. :calor:

Eu já estou farto deste tipo de discussões. Tanta conversa tão cedo no verão é chato... Por que razão isto não acontece quando há vagas de frio no Inverno? Estranho, não é?! :intrigante:
Sim, é calor, mas algo normal para o Alentejo (desde que não seja muito prolongado). Não as desejo, pois não necessito de tais temperaturas, mas quer queira, quer não, faz parte do clima da minha região e mais tarde ou mais cedo elas aparecem. Aliás, uma coisa que tenho sempre a certeza que vou ter todos os anos, é calor. :D

Há que ter em conta que as médias são feitas com base em situações de 20ºC, 30ºC ou de 40ºC. Aquilo que tivemos nos últimos dias é comum de ocorrer neste mês, principalmente na 1ª quinzena e depois a 2ª quinzena já costuma ser mais quente.

Sempre tivemos um clima muito variável e incerto, é normal não aparecer logo aquilo que seria expectável assim que começa um determinado mês.
 
Última edição: