Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
A incerteza no Ensemble é maior no dia de hoje, mas começa a pairar a possibilidade da iso20 surgir, embora o Ensemble hoje seja mais incerto, veremos..

Neste momento é tanto se tem falado, em relação ao mês tem sido mais fresco que o habitual e verdade.. sendo que o sitio mais quente que é Beja com média de 28.7c estar com uma anomalia de - 2.77c face ao normal, pois bem o que posso dizer vos é...
Esperem pelo final do mês e vão ver face ao previsto o que vai acontecer com essa anomalia bem acentuada... LOOLL!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
europe.anomalie.T_2M.OPER.202006.gif


Para que Junho fosse mais quente do que normal, só mesmo com uma vaga de calor repentina e avassaladora.

Não parece que isso vá acontecer.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
A partir do final da semana já vem calor, talvez não satisfaça todos, pois alguns só se contentam com 45°c ou mais.
Pois esse é o problema.. para ter 30°c no litoral norte no sul tem de estar para cima de 40°c
Excepto em lestadas onde os grandes beneficiados é o pessoal daqui c dias de praia excelentes.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
36-37°C é 8°C acima da média para Beja e 9°C acima da média para a Serra da Adiça. Isso não é calor? Para mim é... Eu não quero saber se é excecional ou não, mas comparando com o que tivemos nos últimos dias e com a média, sim, é. :calor:
É tão normal como máximas de 22 ºC em Beja... Se for só um dia ou dois, não há nada de anormal
Charneca, concordo, já não há paciência para tanta baboseira... :facepalm:

Quase 40ºC normais em Junho??? :shocking:

Os colegas não sabem consultar as tabelas das médias, ou são só mais umas barbaridades para encher chouriços? :angry:
Depende, se for só 2 ou 3 dias de 37/38 ºC e se for em certos lugares (Amareleja, Elvas, Beja, etc...), sim, é relativamente normal
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há alguma previsão para Julho, ou vá tendência/sinal? Mera curiosidade.
Obrigado.
Segundo o Accuweather (GFS), a tendência é de calor, embora normal para o mês em questão: :eek:
https://www.accuweather.com/pt/pt/tavira/273196/july-weather/273196?year=2020

No caso do ECMWF não sei, porque apenas é mostrada uma tendência até 4 semanas, mas, na próxima semana, somente o litoral oeste terá uma anomalia negativa de temperatura, e nas semanas negativas anomalias negativas não estão previstas. :unsure:
https://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
O que sei é que o Verão começa a 21 Junho com as temperaturas de acordo com a estação e bem acima para o mês em questão.
Esta semana as temperaturas ainda andarão algo inferior a média do mês, mas depois a partir do dia 20 até final do mês teremos temperaturas sempre acima dos 33c, podendo atingir máximas de 38 a 40c localmente.
Portanto tal como na última semana de Maio tb podemos assistir ao mesmo agora na última de Junho!

OBS: Começo a acreditar que os valores de algumas barragens do Sado estão errados pois estão estáticos há meses.
Alguém pode confirmar essa suspeita?
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O que sei é que o Verão começa a 21 Junho com as temperaturas de acordo com a estação e bem acima para o mês em questão.
Esta semana as temperaturas ainda andarão algo inferior a média do mês, mas depois a partir do dia 20 até final do mês teremos temperaturas sempre acima dos 33c, podendo atingir máximas de 38 a 40c localmente.
Portanto tal como na última semana de Maio tb podemos assistir ao mesmo agora na última de Junho!

OBS: Começo a acreditar que os valores de algumas barragens do Sado estão errados pois estão estáticos há meses.
Alguém pode confirmar essa suspeita?

E esta última semana de JUnho, tem tudo para ter anomalias positivas superiores às anomalias negativas na temperatura, na semana mais fria de Junho. Vai é ser menos tempo.

Só agora vai começar o Verão. Os dias de calor extremo que temos tido nos úiltimos anos na Primavera e no Outono faz-nos pensar por vezes que o nosso Verão é sempre quente, mas é errado.
Não, não é habitual ter (Ou ultrapassar) 40 graus no Alentejo em Junho, muito menos na 1ªquinzena. Se já aconteceu? É verdade. Mas também já nevou no Porto, e não dizemos que nevar no Porto é normal!

E quando falo de 40 graus no Alentejo, falo de metade do Alentejo chegar aos 40 graus, não de ter 40 graus em alguns sítios esporádicos. Já tivemos 40, 41, até mais em Junho. Mas serão assim tantos dias? Ou aconteceram sempre em eventos de calor significativo?

Valor médio da temperatura máxima em Beja para Junho 1971-2000 : 28.7 ºC

Não encontrei o número médio de dias com máxima >= 40 graus em Beja para Junho, mas não ficaria espantado que fosse inferior a 1 dia ...